Top15: Filmes sobre amizade – Parte 2

Por Willian Mattos

Galera uma lista de 15 Filmes era insuficiente para a grande quantidade de filme sobre o tema “Amigos”, então dividimos a lista em duas e temos 30 filmes sobre tema. Confiram e Divirtam-se!!!

16. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

curtindo_vida_adoidado_1986_f_0012

Uma das obras mais marcantes do diretor John Hughes (e talvez o melhor trabalho do diretor), é um filme sobre zoar as regras e ensinamentos escolares no melhor estilo, elaborado por plano jovial do aluno popular Ferris Bueller (Matthew Broderick). Mais do que uma boa comédia de John Hughes, famoso por criar filmes relacionados às personalidades dos adolescentes, o diretor abre caminho para explorar mais uma vez o valor da amizade. Curtindo a Vida Adoidado não é somente um filme que fala sobre liberdade e diversão, mas também é, um filme que ensina sobre aproveitar a companhia dos bons amigos.

17. O Casamento do meu Melhor Amigo (1997)

o_casamento

O título do filme de P. J. Hogan, inicialmente, poderia se encaixar perfeitamente se a história fosse um drama romântico, mas é só perceber a abordagem de Julianne Potter (Julia Roberts) entrando em cada cena, a fim de planejar em diversas maneiras um jeito de conseguir de volta o cara que ela sempre esnobou, o seu melhor amigo, que o filme segue por outro sentido. No fim, tudo acaba bem, mas o que importa nesta comédia romântica é perceber como a amizade pode ter os seus altos e baixos, as suas diferenças ou grandes afinidades, e perceber que cada um pode viver o seu espaço, sem perder a união entre as pessoas.

18. Central do Brasil (1998)

20fev2013---vinicius-de-oliveira-e-fernanda-montenegro-em-cena-do-filme-central-do-brasil-1998-1361467730288_956x5000

Central do Brasil levantou vôo e chegou até o Oscar. O clássico filme brasileiro fez tanto sucesso que fez de Walter Salles e Fernanda Montenegro serem indicados pela Academia de Artes e Cinema Americana, além de fazer dos dois artistas premiados em vários outros circuitos de cinema mundo afora. Mas qual é o motivo de tanta adoração para este filme brasileiro? O simples fato da bela amizade de um garoto de 9 anos que perdeu a mãe, e uma velha mal-humorada que escreve cartas para pessoas analfabetas. E então, essa improvável amizade se transforma em amor e companheirismo neste ótimo road movie, que já atravessa mais 17 anos de estrada cinematográfica.

19. E.T. – O extraterrestre (1982)

20387317

E.T., conta a história de Elliot (Henry Thomas), um garoto de 10 anos que faz uma amizade com um extraterrestre, um ser espacial que foi deixado para trás pelo seu grupo, que visitava a terra. Elliot e seus irmãos, já amigos do “bichinho”, tentam ajudar E.T. a voltar para casa, escondendo a criatura da mãe e do governo da cidade. Essa talvez seja a história mais popular do cinema mundial sobre amizade, onde Steven Spielberg não só criou uma obra prima rica e prazerosa de se assistir, como também criou um conto eterno sobre os sentimentos mais profundos de laços familiares e o aprendizado da verdadeira amizade na vida dos seres humanos.

 

20. Up – Altas Aventuras (2009)

272005_Papel-de-Parede-Up-Altas-aventuras--272005_1280x800
A Pixar já criou tantas produções que transmitem as sutilezas da amizade, que fica difícil escolher um só filme entre tantas obras do estúdio. Mas com uma abertura tão comovente como a de Up – Altas Aventuras, é algo que não dá para comparar com qualquer outro filme do estúdio quando se trata a respeito de cultivar a amizade. Ao longo do filme, Carl, o velhinho rabugento, e Russel, o fofo menino escoteiro, unem um sentido de companheirismo tão grande e magistral, que a aventura que os dois percorrem acaba tornando ainda mais encantador assistir essa maravilha moderna da animação.

21. O Mágico de Oz

wizard-of-oz4

O clássico absoluto do cinema, uma das histórias mais populares de todos os tempos. O Mágico de Oz é até hoje um filme inovador, atemporal, único, e entre tantos filmes sobre o tema amizade, este consegue ter um espetáculo particular. Notável na época por sua tecnologia e narrativa, o musical é uma peça fundamental na cultura popular, que deve  ser sempre preservado, como também deve estar presente na vida tanto de crianças, como de adultos, por muitos e muitos anos.

22. Harry Potter (Saga)

Harry Potter and the Deathly Hallows: Part I

Não dá pra escolher um único filme, então o certo seria indicar todos os trabalhos. O que na verdade é o certo, pois se você observar, toda a maturidade dos bruxinhos cresce de acordo com os traços que amizade dos três se desenvolve ao longo de toda a história da saga. Harry, Rony e Hermione podem ter nos ensinado como preparar porções, enfrentar perigosos desafios ou então como combater as forças de Voldemort dentro do mundo mágico, mas a verdade é que o maior aprendizado ensinado desta fabulosa franquia seria dizer que o amor entre eles é tão forte e duradouro, que poderia vencer qualquer tipo feitiço que existisse no planeta.

23. Sexy and the City – O Filme

27_MHG_sex0

Depois do enorme sucesso da HBO, o seriado Sexy and the City pedia também por uma adaptação para os cinemas. Não há muita diferença se você viu ou não a série, aqui as vidas de Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda ainda são as mesmas, as personagens ainda estão em conflitos e aventuras com suas personalidades, mas elas estão descobrindo novas e divertidas formas de relacionamentos, e claro, de amizade.

24. A Incrível Jornada (1963)

213-a-incrc3advel-jornad

A Incrível Jornada pode até parecer uma história boba inicialmente, mas ele consegue entregar ao público uma diversão sem exagerar na dose, mesmo que seja um filme de bichos falantes. Dois cachorros e um gatinho tentam voltar para o lar dos seus donos, depois de serem separados, mas é nessa caminhada de volta a casa que eles descobrem os perigos e dificuldades da vida selvagem, mas que juntos, percebem que podem enfrentar qualquer tipo de desafio, mesmo estando sob quatro patas.

25. Frances Ha (2012)

1323440

O irresistível filme do diretor Noah Baumbach é uma boa exceção as películas de comédias românticas que existem atualmente. Frances Halladay, personagem brilhantemente interpretado por Greta Gerwig, é uma dançarina que mora com sua melhor amiga Sophie (Mickey Summer). Sophie deixa Frances para morar em outro bairro com o seu namorado, fazendo assim Frances recorrer por novas perspectivas de sua vida, crescendo e amadurecendo ao longo desse caminho e se descobrindo em um novo mundo. Frances Ha é um filme delicado, mas ao mesmo tempo carismático e inquieto, e claro, põem na mesa a questão sobre a amizade das duas amigas.

26. O Jardim Secreto (1993)

o_jardim_secret

Baseado no livro de Frances Hodgson Burnett, o filme conta a história de três crianças, Mary, uma menina órfã e rebelde, Colin, um garoto cheio de vontades, e Dickson, menino doce e gentil. Os três estão sob os cuidados de uma conservadora governanta (Maggie Smith) em uma mansão na Inglaterra. Eles descobrem um misterioso jardim abandonado, que se transforma em um lugar mágico para eles. E é neste lugar que a vida de cada um se modifica e a força da amizade se constrói e cria laços inquebráveis entre o grupo. Um belíssimo filme da década de 90.

27. Eu te amo, Cara (2009)

eu_te_amo_car

Nesta divertida comédia, Peter Klaven (Paul Rudd) é um bem-sucedido agente imobiliário que está noivo da sua mulher Zooey (Rashida Jones). Durante os preparativos do seu casamento, ele percebe que não tem amigos próximos para serem seus padrinhos na cerimônia, então ele resolve conhecer novos homens para serem seus amigos. Nesses encontros, Peter conhece Sydney Fife (Jason Segel), um cara que ele identifica, porém descobre que de acordo que a amizade dos dois cresce, o seu relacionamento com Zooey acaba sofrendo algumas consequências. Esse é o exemplo entre o famoso “bromance”, que existe entre amigos que se gostam pra caramba, mas sem apelar para uma forma sexual.

 

28. Harry e Sally – Feitos um para o outro (1989)

012-harry-and-sally-theredlist

Um das melhores comédias do cinema é também um dos melhores filmes sobre a amizade. A história se desenvolve quando, no fim de sua formatura, Harry Burns (Billy Crystal) dá uma carona para Sally Albright (Meg Ryan) amiga de sua namorada, até Nova York. Os anos passam e eles continuam a se encontrar esporadicamente, mas a amizade dos dois sofre um conflito ao perceberem que na verdade estão apaixonados um pelo outro. Esse é mais um daqueles filmes que dificilmente se encontra hoje em dia nos cinemas.

 

29. Agora e Sempre (1995)

d89b21d6-184e-49c9-a908-ad107ae283e6

Agora e Sempre fala sobre quatro amigas que reencontram depois de vinte e cinco anos, depois de saberem que uma delas está grávida. Chrissy, Roberta, Tina e Samantha revivem novamente à sua infância e adolescência, quando recordam lembranças do passado na época dos anos 70. Um filme leve, com uma mensagem maravilhosa sobre as novas descobertas das garotas, além de apresentar o traço nostálgico daquelas marcantes produções dos anos 90.

 

30. Crossroads – Amigas para sempre (2002)

wpid-zoe-saldana-crossroads

Ok, o filme pode até ser ruim em alguns aspectos, mas ainda assim ele soube retratar o companheirismo entre amigos, no caso, de três aventureiras amigas. A tentativa de lançar Britney Spears para as telonas foi um fracasso de crítica, mas isso não impediu que o filme tenha conquistado uma certa  proporção de fãs ao longo do tempo. Críticas a parte, o que ainda importa no filme é ver o bom circulo de amizade entre as personagens de Britney Spears e suas duas amigas, Taryn Manning (Orange is the New Black) e Zoe Saldana (Guadiões da Galáxia), se divertindo e viajando pela estrada.

 

 —–Bônus + 2 —-

A Garota Rosa-Shocking (1986)

a-garota-de-rosa-shocking

Andie é uma jovem de classe baixa na escola de Chicago, e costuma sair com sua antiga chefe e seu colega Duckie que é apaixonado por Andie. Quando um dos estudantes mais ricos e populares da escola, Blane convida Andie para sair, ela não acredita. Os dois iniciam um romance reprovado até por seus melhores amigos e enfrentam as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais.

 

Garotas do Calendário (2003)

130509_calendar_f_001

A história real de Chris (Helen Mirren) e Annie (Julie Walters), amigas diferentes entre si, mas inseparáveis, que vivem em uma cidade na Inglaterra. Chris é integrante do Women’s Institute, uma associação nacional que congrega senhoras em torno de atividades, como feitura de doces e geléias, jardinagem ou tricô. Quando o marido de Annie morre de leucemia ela resolve se juntar ao grupo, em um movimento para ajudar o hospital local. A campanha, idealizada por Chris, consiste em fazer um calendário com uma integrante do Women’s Institute para cada mês, cada uma mostrando uma prenda de seus dotes domésticos. Uma idéia muito tradicional e familiar, não fosse por um pequeno detalhe: as mulheres devem aparecer nas fotos completamente nuas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: