Top 15: Filmes sobre amizade.

Por Tom CP.

Para celebrar o dia do amigo, o Cine Com Pipoca preparou para você uma lista com os melhores amigos do cinema. Alguns filmes ficaram de fora, porque é impossível citar todos. Então, deixe um comentário se você recorda algum filme sobre amizade que não tenha sido citado aqui.

Feliz dia do amigo para você, leitor, que é o nosso melhor amigo!

1. Um sonho de liberdade1.Um Sonho de Liberdade

Considerado pelo grande público e pelos críticos como o melhor filme de todos os tempos, a emocionante história prisional, baseada na obra de Stephen King (mestre do horror, que já provou inúmeras vezes que também arrasa no drama), é também uma grande história sobre amizade. Na trama, o jovem banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado a prisão perpetua após ser acusado de assassinar sua esposa e o amante dela. Lá dentro, já cumprindo pena, Andy conhece o carismático Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman) e essa amizade muda completamente a vida de Andy. O sucesso do longa não reside apenas em mostrar essa amizade forte e verdadeira dos prisioneiros, mas também quando ele encoraja as pessoas em situações difíceis, mostrando que um estado de espírito animado, confiante e positivo transcende qualquer barreira, inclusive os muros altos de uma prisão.

2.Intocáveis

2.Intocáveis

O sucesso unânime de Intocáveis nem precisava ser explicado. O longa trata de um tema triste, com uma abordagem tão leve e divertida, que é impossível não gostar. Os amigos aqui são Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy), mas essa é uma amizade improvável desde o início e essa é a graça da história. Philippe é um milionário careta e tratado como um pedaço frágil de vidro por sua condição médica, ele está à procura de um enfermeiro e o contratado é o senegalês Driss, um homem pobre e que só quer aproveitar o melhor da vida. Os dois homens ultrapassam a relação profissional e se tornam grandes amigos, com Philippe oferecendo a Driss uma vida financeiramente mais estável e Driss, a seu chefe e amigo, a oportunidade de viver aventuras que ele jamais teria vivido com um enfermeiro regular.

3.Conta Comigo

3.Conta Comigo

Outro filme baseado em um romance do escritor Stephen King e que também foge do gênero no qual o escritor é mestre, Conta Comigo é a verdadeira descrição de amizade.  O emocionante e nostálgico clássico da sessão da tarde mostra a história de quatro amigos que estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Eles caem na estrada, em uma jornada de dois dias, e aprendem muito mais do que esperavam. A viagem é uma experiência inesquecível, onde eles se autodescobrem (afinal eles estavam crescendo e descobrindo o mundo), mais que isso, os garotos descobrem a verdadeira força da união e da amizade.

3.Cinema Paradiso

4.Cinema Paradiso

Um filme que representa a amizade de duas formas: amizade ao cinema e amizade entre duas pessoas. A amizade ao cinema é representada mais na forma de uma paixão pela sétima arte, o que faz do filme uma verdade homenagem. Já a amizade entre duas pessoas, fica a cargo de  Salvatore di Vitto, conhecido como Toto, e Alfredo, o projetista de um cinema que Toto costumava ir, inclusive é onde os dois se conheceram. À princípio, aquela amizade não deu muito certo, especialmente pela diferença de idade entre os dois. Toto era apenas um menino ainda e Alfredo já era mais velho e ranzinza (apesar de possuir um enorme coração). O tempo passa e Toto começa a trabalhar no cinema. Uma tragédia ocorre no local e a vida do menino é salva pelo projetista, que acaba ficando cego no acidente. Anos mais tarde, Toto torna-se um cineasta e decide fazer uma homenagem ao seu grande amigo Alfredo. O filme é por si só emocionante e se torna ainda mais encantador pela amizade entre os dois personagens.

5.A Cura

5.A Cura

Amizade verdadeira é aquela que ultrapassa as barreiras do preconceito. A sensível e tocante história mostra a amizade do solitário Erik, que se aproxima do vizinho Dexter, um garoto de 11 anos que tem AIDS. Os dois constroem uma amizade tão profunda e bonita, que a forma com que Erik passa a cuidar e defender Dexter é quase que paternal. Quando os dois garotos descobrem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura para a doença de Dexter, eles tentam chegar até lá. O filme também expõe de forma triste, o abandono dos pais. A mãe de Erik não é muito presente, o que o faz se aproximar da mãe do amigo.

6. sempre amigos

6.Sempre Amigos

Assim como em A Cura, em Sempre Amigos, há uma amizade que ultrapassa os muros do preconceito. Para o jovem Kevin, sofrer com a Síndrome de Morquio não era o suficiente, ele também tinha que viver todos os dias com o bullying na escola. Sua salvação foi que um grandalhão, Max, com notas ruins e péssimo desempenho escolar, resolve o ajudar. Em troca, o garoto doente decide ensinar Max as matérias escolares. Juntos eles se completam e percorrem as terras dos guerreiros e heróis de seus livros, sendo dois grandes guerreiros e provando a verdadeira força da amizade e do amor ao próximo.

7.Mary e Max - uma amizade diferente

7.Mary e Max – uma amizade diferente

Até mesmo em tempos de vida virtual esse filme se faz muito atual. Na animação para adultos, Mary e Max passam a se corresponder pelos correios. A menina de 8 anos, mora em Melbourne e o homem, com 44 anos, em Nova York. Ambos são solitários e tem seus problemas pessoais, então, se apoiam naquela amizade para seguir adianta na vida. A amizade dos dois é bela, porque ultrapassa inúmeras barreiras para acontecer. Os dois moram longe, a diferença de idade entre eles é enorme e não para por ai. Isso prova o poder, não só das cartas, mas da internet hoje em dia (o que não acontece no filme), para aproximar as pessoas e torna-las menos solitárias. Amizade é amizade, independente da forma que ocorre.

8.Toy Story

8.Toy Story

A animação que mudou o cinema aborda uma pluralidade vasta de temas, um deles é amizade personificada na forma dos bonecos Woody, o cowboy, e Buzz lightyear, o astronauta. Acima de tudo, a lição aqui, nunca dirigida apenas para as crianças, é a da tolerância com as diferenças. Woody representa o passado, Buzz Lightyear, o futuro. Os dois estão, portanto, em lados opostos e jamais seriam amigos se não ultrapassassem essa barreira da ignorância e preconceito, que geralmente uma criança não possui. Na história, Woody é forçado inicialmente a sentir algum tipo de afeto pelo astronauta quando, por ciúmes, ele coloca o brinquedo em uma cilada. É ai que nasce uma grande amizade, que rendeu outros três filmes e alguns curtas.

9.Os Goonies

9.Os Goonies

Outro clássico da sessão da tarde que deve deixar muita gente nostálgica por ai é o filme oitentista Os Goonies. Na trama, um grupo de crianças encontra um mapa do tesouro em um sótão, o que os faz sair em busca do tesouro de Willy Caolho. Contudo, eles jamais imaginavam que teriam de se unir, como verdadeiros amigos, para completar aquela incrível e perigosa jornada. É a amizade com gostinho de infância!

10.Minhas Tardes com Margueritte

10.Minhas Tardes com Margueritte

Todo mundo possui aquela amizade inesperada, que aconteceu do nada. Aquela amizade que se um segundo tivesse sido diferente, a relação nunca tinha acontecido. Em Minhas Tardes com Margueritte, essa amizade ao acaso acontece entre o brutamontes Germain (Gérard Depardieu) e Margueritte (Gisèle Casadesus), uma senhora de 95 anos. O homem costuma sentar em uma praça todos os dias para comer cachorro quente e a senhorinha costuma ler para os pombos na mesma praça. Com o tempo ela passa a ler para Germain, que toma gosto pela literatura e se liberta de um mundo, onde para ele as coisas nunca foram fáceis, mas que se tornam um pouquinho melhores com aqueles encontros deliciosos. Este é outro longa mostrando que amizade não se importa com a capa do livro, mas seu conteúdo.

11.As vantagens de ser Invisível

11.As vantagens de ser Invisível

Charlie (Logan Lerman) é um menino sensível, passou por algumas situações na vida que o fragilizaram. Ele nunca foi muito de participar e se enturmar com os outros alunos na escola, mas as coisas mudam a partir do momento em que ele se aproxima dos irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), um de seus primeiros amigos de verdade. O longa baseado no famoso best-seller de mesmo título, mostra a força da amizade para ajudar a segurar as pontas quando a vida fica difícil. Um amigo de verdade é aquele que está do seu lado até mesmo nos momentos ruins.

12.Thelma e Louise

12.Thelma e Louise

Dirigido por Ridley Scott, Thelma e Louise (personagens vividas por Geena Davis e Susan Sarandon) encanta ao mostrar uma relação entre duas mulheres que é mais que amizade, é uma cumplicidade, onde uma defenderia a outra como se estivesse defendendo a si mesma. Na história, elas cometem um crime e acabam fugindo. Essa fuga é uma jornada de renascimento e autodescoberta, uma vez que as duas mulheres assumem de volta as rédeas de suas vidas, e nada melhor para isso do que o apoio de uma grande amiga.

13.O Homem sem Face

Filme que marca a estreia de Mel Gibson na direção, O Homem sem Face é parcialmente baseado na vida de Gibson. Na história, Chuck Norstad (Nick Stahl) é um garoto órfão de pai, que vive com a mãe e as duas meio-irmãs. Ele é angustiado por viver em uma família conturbada e, principalmente, por não conseguir compreender o motivo pelo qual o pai se separou da mãe e como morreu. Chuck tinha como sonho entrar para uma academia militar e se tornar piloto, mas ele falha no teste de entrada e ninguém em sua casa parecia dar muita importância para isso. É ai que ele conhece o ex-professor, Justin McLeod (Mel Gibson), um homem que sofreu um acidente automobilístico e se isolou do mundo em sua casa por ter ficado com o rosto desfigurado. Chuck pede ajuda a McLeod para se preparar para o próximo exame e o homem, que rejeitava qualquer tipo de interação humana, resiste, porém, acaba concordando em ensinar o menino. Nasce ai uma grande amizade, conturbada por acabar desenterrando certos mistérios dos passados de ambas as partes, mas necessária para fazê-los seguir adiante na vida, assim como uma terapia.

14.Ernest e Celestine

Baseado nos contos infantis da ilustradora belga Gabrielle Vincent, esta é, sobre tudo, uma fábula sobre amizade. As imagens parecendo inacabadas são cativantes e pura arte. Acima de tudo, o que encanta é a história crítica e sensível. Na trama aparentemente simples, existem duas sociedades: a dos ratos e a dos ursos. Uma odeia a outra, mas eles coexistem pacificamente, desde que cada um fique no seu espaço. Ernest e Celestine, cada um vindo das duas sociedades diferentes, se tornam amigos e quebram esse tabu no mundo deles. O mais interessante na história é que os dois mantêm as características típicas originais de seus mundos, e ainda sim conseguem ser amigos porque há respeito um ao outro. É o que deveria acontecer na vida real sempre. Fica então de exemplo essa sensível e bonita história de amizade e tolerância.

15.Quatro Amigas e um Jeans Viajante

O que quatro amigas, que cresceram juntas, fazem quando estão prestes a se separarem pela primeira vez? Elas arranjam um meio de se comunicarem nesse período em que estarão distantes. Mas lá em 2005, quando celular com internet estava começando a se popularizar, a ideia das amigas nesse filme foi comprar uma calça jeans (que misteriosamente serviu em todas elas!) e fazer com que cada uma das meninas usasse a calça por alguns dias e a enviasse com uma carta para a próxima amiga durante todas as férias de verão (isso jamais funcionaria no Brasil, uma delas enviaria a calça hoje e a outra amiga receberia no inverno). O motivo do jeans ser viajante pode parecer bem absurdo, mas não é que o resultado do longa é interessante? Cada uma das quatro personagens está passando por um conflito em sua vida e essas abordagens tornam a história ainda mais interessante e madura. Existe uma magia na calça, que representa a amizade. E toda vez que uma delas recebe a calça, a vida delas muda para melhor. É esse o poder da amizade, mudar a vida dos outros, tornar menos solitária. A calça viajou outra vez em uma sequência, que embora tenha sido inferior, também foi divertida e reuniu todo o elenco original.

Bônus:

Antes de Partir

Mais um caso de amizade inesperada e improvável. Carter Chambers (Morgan Freeman) está com câncer e é internado em um hospital após se sentir mal no trabalho. Lá ele acaba tendo que dividir o quarto com o dono do hospital, Edward Cole (Jack Nicholson), um milionário, também doente, que para encurtar gastos, implementou no passado apenas leitos duplos e com isso ele se via obrigado a dividir o quarto. Essa convivência obrigatória dos dois muda a vida de ambos. Carter tinha uma lista de coisas para fazer antes de morrer e Edward se sensibiliza, propondo que ambos concretizem a lista. Os dois então saem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida, ao lado de uma amizade que veio tardia, mas fez total diferença em suas vidas.

3 comentários em “Top 15: Filmes sobre amizade.

  • 12/11/2017 em 19:41
    Permalink

    A LISTA É GIGANTESCA

  • 14/07/2016 em 14:29
    Permalink

    Faltou ponte para terabitia 😥

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: