Séries que viraram Filmes

Por Paulo Ricardo

 

Dando continuidade a proposta iniciada na última matéria, dessa vez faremos o inverso e abordaremos séries que viraram filmes. Então como sugerido antes, quando uma franquia vai bem porque não expandi-la e conseguir lucrar ainda mais com essa ideia já pressuposta?
Com nosso foco voltado para séries adaptadas para formato das telonas, temos exemplos que não se deram tão bem assim e aqueles que surpreenderam até o mais otimistas. Algo que não se pode negar é a literal visibilidade e retorno (entenda lucro) do mercado cinematográfico se comparado ao de produções para TV, tanto que muitos projetos inicialmente visados como grandes produções para telona, acabam tomando proporções menores e se tornando ‘pilotos’, episódios testes para investimentos mais modestos.
 2008072162665
Em se tratando da conversão das séries para longa-metragens, poucas se arriscam a estabelecer uma ligação entre ambas, como no caso dos filmes de “Arquivo X”, o mais comum é seguir uma tendência revival de séries antigas.
Aproveitando assim a ideia original, tendo mais recursos para a abordagem e utilizando de referencias para garantir a aprovação de um publico mais nostálgico, é nesse cenário que encontramos (com o perdão do trocadilho) uma de exemplos bem sucedidos ou não. Não precisamos ir muito longe para comprovar isso, recentemente tivemos “O Protetor” e “Anjos da Lei” (rendendo até a continuação e pelo visto garantindo a próxima).
Séries de espiões como “As Panteras” e “Agente 86”, com um teor mais humorístico e até mesmo “Missão Impossível” que se tornou o maior exemplo de como em alguns casos o sucesso excede todas as expectativas e se torna tão famoso, quanto seu predecessor. Séries animadas, “Simpsons” e “South Park”, que no mais renderam a audiência de seu próprios fãs.
As famosas séries de ficção que se tornaram febre nas últimas décadas: “Perdidos no Espaço” e em especial “Jornada nas Estrelas”. “Star Trek”, inicialmente foi ambicionado como uma grandiosa franquia de filmes, mas que acabou dando espaço as sagas de “Guerra nas Estrelas” e se contentando com a promissora fama que obteve sendo seriado. Logo que se estabeleceu no mercado televisivo, ai sim vieram as adaptações direcionadas mais ao público já conquistado, e mesmo após o fracasso que foi “Star Trek Nemesis (2002)”, parece que conseguiram com a ajuda de J. J. Abrams reencontrar o caminho intencionado antes.
fto_ft1_4718
Até mesmo no cenário nacional obtivemos casos que se saíram muito bem em sua mudança de formato, como em “Os Normais” e “A Grande Família – O Filme”, e porque não a versão do infantil Castelo Rá-Tim-Bum de Cao Hamburg (ok, talvez aqui tenha sido um pouco tendencioso).
Com relação ao que está por vir, já foi cogitado a possibilidade de algum filme da série “Game of Thrones” pelo próprio autor George R.R. Martin, deixando transparecer a idéia de um prelúdio para as aventuras exibidas pela HBO ou um desfecho para uma última temporada, isso ainda não passando de especulações. Existem ainda alguns fatos curiosos que não são de adaptações, mas se aproveitam descaradamente de algum grande sucesso. Vejam vocês que até mesmo “The Walking Dead” tem sua correspondente em filme, a produção “The Walking Deceased”, sobre um xerife que esperta do coma em um caótico mundo infestado por zumbis. Bom, pelo menos ainda temos uma gama imensa de possibilidades a serem exploradas em tela grande, então é só esperar para ver.

———————————————————————————————————————–

1619444_593131140771653_1440981092_n
PAULO RICARDO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: