ANOS INCRÍVEIS (1988)

“Crescer acontece tão rápido… Um dia você está de fraldas e no outro você se foi. Mas as memórias da infância permanecem com você durante todo o caminho”.
Anos incríveis foi uma série americana criada por Carol Black e Neal Marlens. Durou seis temporadas na rede americana ABC, de 1988 a 1993. No Brasil, o programa já foi exibido pela TV Cultura, TV Bandeirantes, Multishow e Rede 21, até voltar à TV Cultura. Uma das mais famosas dos anos 80, a sequência de abertura era embalada pelo sucesso With a Little Help From My Friends, na versão de Joe Cocker, mostrando a família Arnold em filmagens caseiras. À medida em que a trama avança, a produção mostra momentos marcantes da história dos Estados Unidos, como a chegada do homem à Lua, ocorrida em 1969. Na época, Anos Incríveis se destacou de outros seriados por fugir da fórmula clássica de sitcoms, evitando características como cenário único e claque de risadas marcando cenas de humor.
Jack era o pai de Kevin, um sujeito turrão, veterano da guerra da Coréia, que sustentava sua família trabalhando na Norcom. Norma Arnold era a esposa ideal, carinhosa, excelente cozinheira, mãe preocupada. Karen era a irmã mais velha, idealista e hippie. Wayne era a definição do irmão pentelho, ele não deixava Kevin respirar aliviado cinco minutos, principalmente quando seu melhor amigo, Paul Pfeiffer, estava por perto. Paul era o melhor amigo que se podia ter, leal, cdf e alérgico a quase tudo. Os dois estudavam no Colégio JF Kennedy, junto com Winnie Cooper, era sua vizinha, colega, amiga e namorada.
Uma curiosidade sobre a casa utilizada para a gravação das cenas externas na sequência de abertura, assim como em outros pontos da série, fica na “516 University Avenue, Burbank, Califórnia”.
Anos incríveis com certeza é uma das melhores séries de todos os tempos, mostra que não é necessário grandes orçamentos para fazer uma série boa, mais importante que uma mega produção é ter conteúdo e isso essa serie esbanja. Uma série que rodou o mundo, ganhou elogios da crítica pela sua inteligência e sutileza, vencedora de vários Emmy’s. Em 1989, a série ganhou um Globo de Ouro como melhor série de comédia ou musical. A trilha sonora de Anos Incríveis é, de certa forma, a melhor parte da série. A melhor porque com certeza a vida de Kevin não teria a mesma graça sem os clássicos dos anos 60. O final da série causou polêmica por Kevin e Winnie não ficarem juntos. No último episódio, Kevin conta que a menina foi estudar na França, passando a se comunicar com ele por cartas. Anos mais tarde, quando se reencontraram, o protagonista já havia se casado e se tornado pai. Fred Savage, intérprete de Kevin, defendeu em entrevista o encerramento da série, dizendo que o roteiro pretendia mostrar que nem sempre a vida toma os rumos imaginados pelas pessoas.
_______________________________________________________________________________
Igor André Quadros