Os robôs e androides mais famosos do cinema.

Curiosidades clássicas dessa semana o assunto é filmes com robôs e androides. Personagens incríveis em filmes com roteiros maravilhosos. Ficção-cientifica é um gênero que sempre agradou diversas gerações. Alguns desses personagens acabam ficando marcados na história.

 Metrópolis (1927)

O diretor Fritz Lang fez uma obra-prima, na qual um dos protagonistas é o androide Maschinenmensch (Brigitte Helm). O Maschinenmensch é chamado por vários nomes no filme: Parody, Ultima, Futura, Robotrix, Maria (falsa) e Hel. O desenhista Walter Schultze Mittendorff, é o criador do robô de Metrópolis. Ele usou um material de plástico, para esculpir o robô através de um modelo da atriz Brigitte Helm. Usou um spray para a pintura, dando-lhe a aparência de metal polido.

z1

O dia em que a Terra parou (1951)

Gort (robô) é de quase três metros de altura que acompanha o alienígena Klaatu, um visitante que chegou a Terra pilotando um disco voador.  Gort não fala e usa um raio vindo de seu visor para vaporizar armas inimigas e obstáculos. O personagem Gort foi interpretado por Lock Martin. O traje do personagem era muito pesado, com isso ele não conseguia segurar a atriz Patricia Neal nos braços. Além disto, Martin apenas conseguia permanecer usando o traje de Gort em torno de meia hora.

z2

O Planeta Proibido (1956)

Robby, o Robô é um dos mais famosos e aclamados personagens dos filmes de ficção científica da história do cinema internacional, tendo introduzido o conceito de personagem robô com personalidade.

z3

2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

O HAL 9000 não possui forma física definida, mas geralmente é representado por câmeras vermelhas espalhadas ao redor de todo o veículo. Apesar de não ser propriamente um robô. Dirigido por Stanley Rubrick e que eternizou o computador de inteligência.

z4

Alien – O Oitavo Passageiro (1979)

Ash é o oficial de ciências da Nostromo (nave), que quebra a quarentena, permitindo Kane, um membro da tripulação, volte a bordo depois que ele foi infectado por uma forma de vida alienígena. Mais tarde se descobriu-se que Ash não é humano, mas na verdade um sistema Hyperdyne, um androide, que está agindo sobre ordens secretas para trazer de volta uma forma de vida alienígena. Interpretado por Ian Holm.

z5

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Tenho um carinho todo especial por esse filme e pelos dois robôs dessa saga. Sem duvidas dois personagens marcantes na historia de Guerra nas Estrelas.

C3PO é um “dróide de protocolo” (intérprete e relações-sociais) fluente em seis milhões de meios de comunicação. Foi inspirado no robô de Metrópolis. O personagem a aparecer em todos os filmes de Star Wards. Interpretado pelo ator Anthony Daniels.

R2D2 é um dos principais personagens da saga Star Wars. Ele é um dróide astromecânico, responsável por manutenção e navegação das naves de batlha. Fala uma “linguagem” incompreensível, de bipes e sons eletrônicos. Interpretado pelo ator Kenny Baker.

z6O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador é o ciborgue do futuro (androide cujo esqueleto é recoberto por tecido vivo) com inteligência artificial, designado Cyberdyne Systems Model 101 – 800 Series Terminator. Interpretado por Arnold Schwarzenegger.

z7

Short Circuit: O Incrível Robô (1986)

Atingido por um raio, o robô conhecido apenas como “Número 5” escapa de uma empresa de eletrônica experimental. Newton Crosby (Steve Guttenberg) e seu assistente Ben Jabituya (Fisher Stevens) são convocados para tentar localizá-lo. Nº 5 encontra a ecologista Stephanie Speck (Ally Sheedy), esperando ensinar tudo para o “alienígena”, ela preenche o banco de memória de Nº 5 com cultura pop e é aí que começa a confusão.

z8

RoboCop (1987)

RoboCop centra-se na história de um policial, Alex Murphy brutalmente assassinado por um grupo de criminosos, sendo revivido pela Omni Consumer Products (OCP), como um ciborgue força da lei conhecido como “RoboCop”. Interpretado pelo ator Peter Weller.

z9

Os Jetsons: O Filme (1990)

Rosie: é a empregada doméstica robô da família. É um modelo fora-de-linha que os Jetsons amam e nunca trocariam por outro mais moderno. Rosie faz todo o trabalho de casa e também ajuda como babá.

z10

Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996)

Esse filme conta com um dos personagens mais carismático da saga Estar Trek- A nova geração. O androide Data interpretado pelo ator Brent Spiner. Segundo Oficial da Enterprise. Rumores antes do lançamento do filme diziam que a pele de Data tinha sido removida no filme para permitir que outro ator fizesse o papel.

z11

Alien – A Ressurreição (1997)

Annalee Call (mais conhecido como simplesmente chamada) interpretada por Winona Ryder. Uma agente secreta, abordo do cargueiro Betty. Uma androide Auton da segunda geração (máquinas fabricadas por máquinas) Sua missão matar Ripley 8 o clone de Ellen Ripley personagem de Sigourney Weaver.

z22

Perdidos no Espaço – O Filme (1998)

O robô B-9 (cujo nome completo é “Class M-3 General Utility Non-Theorizing Environmental Control Robot”) auxilia o grupo de heróis nas mais diversas tarefas enquanto exibe funções bastante interessantes. A principal característica do B-9 é seu sensor capaz de analisar os mais diversos fenômenos e alertá-lo sempre que houver um perigo iminente.

z12

O Homem Bicenténario (1999)

Interpretado pelo nosso saudoso Robin Williams. O roteiro é baseado no conto de Isaac Asimov e Robert Silverberg, do livro The Bicentennial Man and Other Stories, que mostra a trajetória de um robô em busca do reconhecimento de sua humanidade.

z13

Matrix (1999)

As sentinelas de Matrix. Thomas A. Anderson é um entre os milhões de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado à Matrix ignorava que o mundo em que vivia é diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele é um tranquilo programador para a “respeitável companhia de software” Metacortex. Mas Anderson também é um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de “Neo”. Durante a sua vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a “Matrix”. E é descrita por Morpheus como uma vaga intuição de que Neo  teve durante toda a sua vida: “que há algo de errado com o mundo”.

z14

A.I. – Inteligência Artificial (2001)

Steven Spielberg lançado em 2001, a partir de um projeto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos. O roteiro criado por Spielberg foi baseado em um conto de Brian Aldiss chamado Supertoys Last All Summer Long. O robô do filme David Swinton é interpretado por Haley Joel Osment.

z21

Eu, Robô (2004)

“Eu, Robô” é baseado em uma história de Isaac Asimov, mais precisamente, nas famosas três Leis da Robótica criadas pelo escritor. Nos contos da série, Asimov brincava com as diferentes implicações da lógica das leis, criando situações absurdas e perigosas para os humanos envolvendo os robôs.

z16

Transformers (2007)

Baseado na série de desenho animado homônima. Dirigido por Michael Bay e com produção executiva de Steven Spielberg, foi lançado em Julho de 2007. O filme começa com Optimus Prime, líder heroico dos robôs Autobots, descrevendo a destruição do planeta dos Transformers, Cybertron. Este havia sido destruído pelo malvado líder Decepticon Megatron ao este tentar tomar posse do “All Spark”, um cubo com poder para gerar vida.

z17

WALL•E (2008)

A história segue um robô chamado WALL•E, criado no ano 2100, para limpar a Terra coberta por lixo em um futuro distante. Ele se apaixona por outro robô chamado EVA, e a segue para o espaço em uma aventura que irá mudar seu destino e o destino da humanidade.

z18

Substitutos (2009)

Com a evolução na robótica, humanos vivem em isolamento e interagem apenas e de forma indireta com robôs que são semelhantes aos humanos. Esses andróides substitutos fazem tudo para as pessoas sem que elas tenham de sair de casa. Uma ideia inteligente que foi bem passada para a tela.

z25

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Wolverine viajando no tempo para 1973 tentando impedir um futuro onde os mutantes foram exterminados pelos robôs Sentinelas.

z19

Chappie (2015)

Em um futuro próximo, uma opressiva força policial mecanizada é encarregada de patrulhar as ruas e controlar o crime em Joanesburgo, África do Sul. Um dos androides da força policial é roubado e reprogramado com o intuito de ser utilizado como arma pelos criminosos. Ao ser reprogramado, o androide se torna Chappie, o primeiro robô com capacidade de pensar e sentir por si mesmo. Sharlto Copley interpreta o robô Chappie.

z20

 

—————————————————————————————————-

 

z1

Igor Quadros 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários em “Os robôs e androides mais famosos do cinema.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: