Maratona: Filmes Brasileiros da Atualidade

Por Paulo Ricardo

 

Saudações ao meus amigos maratonistas! É com imenso prazer que lhes apresento a matéria de hoje, contando com a presença mais do que especial do meu amigo Rafael Mayrink, que sugeriu o tema da vez e ficou a cargo de indicar os filmes. Confesso que eu tenho um apresso meio duvidoso por super produções hollywoodianas, o que nem sempre significa sinônimo de qualidade. Pode parecer repetitivo bater naquela tecla de que ‘precisamos valorizar mais o cinema nacional’, dessa vez ao invés de justificar, iremos apresentar bons motivos para você acreditar nessa verdade, afinal uma sequência de imagens valem mais do que mil palavras.
Hoje é muito fácil dizer que o cinema brasileiro esta cheio de comédias e filme ruins, quem aqui nunca escutou alguém dizendo que “cinema nacional não presta”? Pois é, porém diferente do que muitos imaginam o cinema nacional não tem somente comédias, é possível assistir ótimos filmes que se distanciam o máximo desse estilo.
Ano passado tivemos “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” que foi a prova de que o cinema brasileiro tem muito a oferecer (só não está na lista pois eu preferi o curta). Esse ano temos mais um bom exemplo, “Que Horas Ela Volta?” é um filme que tem ganhado vários prêmios e até mesmo indicação para representar o Brasil ao Oscar pela sua história e por suas ótimas atuações.
Vou listar aqui 4 filmes nacionais que são, recentes e merecem um voto de confiança, para provar que o cinema nacional está muito longe de ser apenas filmes de comédia, por serem filmes que podem te surpreender pelo seu estilo e por suas histórias.

Entre Abelhas (2015)
porchat
Vejamos o elenco. Temos Fábio Porchat, Giovanna Lancellotti, Marcos Veras, Luis Loubianco, a direção do Ian SBF. Um filme do porta dos fundos? Negativo. “Entre Abelhas” tinha tudo para ser um filme de comédia, mas ele tenta se distanciar o máximo deste estilo. Por 10 anos Fábio Porchat e Ian SBF trabalharam no roteiro, que conta a história de Bruno (Porchat), que ao se separar de sua esposa, para de enxergar pessoas a sua volta, começa andar na rua e esbarra em nada. O filme pode ser classificado como um drama existencial ou uma comédia dramática, não tendo o tom certo, por causar ótimas cenas de humor, mas pela atuação do Fábio Pochat (que conseguiu provar que é um ótimo ator) e pelo ótimo trabalho da Irene Ravache como a mãe, que faz de tudo para ajudar o filho. Temos aqui um filme que a todo momento você vai esperar que os seus personagens vão te fazer gargalhar, mas se prepare para da uns sorrisos leves, mas ficar pensativo em relação a história.

Ponte Aérea (2015)
Ponte-Aerea-16
Um filme bom para assistir acompanhado em um sábado de chuva, um filme leve, mas que tem seus momentos de drama, uma comédia romântica para quem gosta do estilo, Bruno (Caio Blat) e Amanda (Letícia Colin) estão viajando do Rio de Janeiro para São Paulo, quando o avião desvia seu curso para Belo Horizonte por causa de uma forte chuva, e no hotel que a empresa aérea os hospeda ele se conhecem e começa um relacionamento. Não é um filme típico de “comédia romântica americano”, onde você já sabe o que vai acontecer, os dois tem uma ótima química e convencem, mostra muito bem como é fácil conhecer uma pessoa hoje, mas que nem sempre é fácil manter esse relacionamento quando esta tão longe.

Confie Em Mim (2014)
Confia-em-mim-filme
Eu assisti esse filme há pouco tempo, não lembro se ele chegou a ser lançado nos cinemas, se sim, não percebi, mas foi uma surpresa agradável quando assisti. A história mostra Mari (Fernanda Machado), uma moça ingênua e sem perspectiva para crescer trabalhando em um restaurante, quando conhece Caio (Mateus Solano), que faz ela ver o mundo de um modo diferente, no começo você pensa que será mais um filme de comédia romântica, porém quando ele desaparece levando todo o dinheiro dela, você percebe que não está assistindo um filme “bonitinho”. Em alguns momentos do filme você tem duvidas que isso aconteceria na vida real, mas que em duas ou três cenas para dizer que são dignas de um bom filme suspense. Vale a pena dar uma conferida.

O Lobo Atrás da Porta (2013)
O-lobo-atrás-da-porta-filme
Esse filme de 2013 fez muito barulho quando foi lançado. Sinceramente, acho que o ”Lobo Atrás da Porta” deveria ter sido selecionado para concorrer ao Oscar. Um suspense que talvez pode não te prender pela história, Envolvendo o desaparecimento de uma criança. Durante o interrogatório vemos versões diferentes de pessoas que de algum modo são suspeitas ou e mesmo que não seja culpado, todos ali de algum modo tem culpa. O que chama grande atenção do filme, além de ter um bom elenco, Leandra Leal esta perfeita, é o final, que vai deixar todos boquiabertos, então quando você terminar de assistir, quando você conseguir respirar, entender o que esta acontecendo, posso só dizer uma coisa para te chocar mais ainda? Então, ele é baseado em uma história real.

 

Difícil listar apenas 5 principalmente quando ainda se tem o filme “Boa Sorte”, que vai fazer muita gente chorar e provar que a Débora Seco não é somente um rosto bonito. Temos o “O Menino e o Mundo” uma animação para todas as idades, mas diferente do que vemos pela Disney, não tem uma história tão agradável assim, e as biografias do Tim Maia, da Cássia Eller e do ex-presidente Getúlio Vargas. Ambos merecem uma chance, por suas histórias que fizeram parte de toda uma geração e também por suas impecáveis atuações, em que mostra como o cinema brasileiro pode ser uma boa escolha quando muitos dizem que não tem nada para assistir.
11138997_834240026660762_8487433995576924237_n
PAULO RICARDO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: