Os Vingadores A Era de Ultron: Entretenimento arrasa-quarteirão

* TEXTO SEM SPOILERS

 

Por Gabriel J. Almeida

avengers__age_of_ultron_wallpaper_widescreen_by_timetravel6000v2-d7v68l5     Enfim a tranquilidade pode reinar: Vingadores – Era de Ultron cumpre a expectativa de ser o Blockbuster arrasa-quarteirão que prometia, e deve deixar com um sorriso no rosto as multidões que irão aos cinemas nas próximas semanas. Espetacular visualmente e engraçado na medida que somente a Marvel sabe fazer, o filme garante exatamente o que grande público quer ver: duas horas e meia de pura nerdice e entretenimento.

 

vingadores2-gaviao-650x400Se o filme anterior dos maiores heróis da terra, era a conclusão, o ápice de todo um arco construído em vários filmes, agora temos uma aventura que faz parte do caminho até o êxtase, e deve culminar em algo revolucionário em 2018, nas duas partes de Vingadores – guerra infinita. Portanto, não espere ter a mesma sensação arrebatadora, que nos deixou ávido por novas histórias 3 anos atrás. Tudo fica em aberto, e engatilhado para a guerra civil que chega ano que vem e colocará os heróis uns contra os outros.

 

O filme, infelizmente, não é imune a falhas, longe disso. Enquanto no primeiro filme tínhamos toda uma introdução e um roteiro bem-amarrado, que guardava uma grande sequência de ação para o final, na continuação tudo é elevado a máxima potência. A premissa básica da inteligência artificial obstinada a destruir a terra não ganha profundidade, e a partir do momento que Ultron é criado, a história perde fluidez e se resume a uma sucessão de batalhas e ação sem parar.

vingadores2-04O promissor e complexo roteiro infelizmente sucumbe a necessidade de se impressionar o espectador visualmente em escalas cada vez maiores, o que torna o enredo disperso em meio a tantas explosões e destruição. Somente a habilidade do diretor Joss Whedon permite que em nenhum momento fiquemos perdidos em meio a tantos personagens, e que quase inacreditavelmente cada um tenha seu momento e cumpra seu papel no filme, incluindo a boa adição dos gêmeos maximoff e a maior importância da trama destinada ao gavião arqueiro e a viúva negra. O robô psicopata Ultron, que prometia trazer ao filme um lado sombrio e sério, ficou na promessa, apesar de ser ameaçador. Introduzido na pressa, o vilão se resume a uma boa presença de tela e, quem diria, é engraçado e se utiliza do sarcasmo do pai, Tony Stark, o tempo todo.

Os-Vingadores-2-EW-16jul2014-03O melhor elemento do filme fica por conta do sintozóide(robô orgânico) Visão, que arrepia na primeira vez que surge em tela. Delicadamente ingênuo e com dilemas filosóficos e shakespearianos, o andróide antagoniza muito bem com o desejo homicida de Ultron, e garante o pouco de profundidade que o filme possui. O que torna o filme agradável, afinal, é o fato de ser absurdamente divertido, com piadas muito bem pontuadas e sequências que nem o maior fã de quadrinhos poderia sonhar em ver na grande tela. Toda a diversão e o espírito dos quadrinhos é o elemento que garante o sucesso e coloca as falhas em segundo plano, já que, afinal, o que se espera da marvel além de uma grande dose de diversão?

 Nota: 7/10

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: