Os Canhões de Navarone (1961)

 

Olá, é com muito prazer que dou inicio a coluna “Domingos Clássicos”. Semanalmente farei umas indicações de um clássico do cinema.  Eu sempre vir o cinema de forma democrática, e acessível para todos.  Além de entretenimento, os filmes te fazem sonhar, pensar, abrir a mente, te mostrando novos mundos, novas possibilidades.

Minha primeira indicação de filme é “The Guns of Navarone |Os canhões de Navarone”

 

z1

Uma produção britânica de 1961 (estilo: drama). Eu sempre gostei de filmes sobre a segunda guerra mundial, esse sem duvida esse é um dos melhores que eu já assisti. Com direção de J. Lee Thompson (roteiro baseado em romance de Alistair MacLean) tem uma trama excelente, atuações espetaculares de Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn. Inesquecível, realmente um grande clássico do cinema. O filme aprofunda bem os conflitos entre os personagens. Uma superprodução com bastante ação, cenários grandiosos.

 

Tudo nessa obra funciona perfeitamente. “Os canhões de Navarone” a historia se passa durante a Segunda Guerra Mundial e mostra os esforços de um comando aliado para destruir um forte alemão que ameaçava suas operações navais. Uma curiosidade sobre esse filme é que o roteiro, adaptado por Carl Foreman, foi feita mudanças significativas em relação à obra original. Outro ponto que chama muito atenção é a trilha sonora.

 

z4

Não posso deixar de ressaltar a excelente dublagem realizada pelos estúdios Herbert Richers. Uma obra eletrizante que vale apena conhecer, misturando muita ação, conflitos psicológicos de uma forma inovadora para época. Ganhou o Oscar (1962) de melhores efeitos especiais, sendo ainda indicados nas categorias de melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme, melhor som e melhor roteiro adaptado. Esse é um filmão, um filmaço de primeira.

 

Elenco:

Gregory Peck , David Niven , Anthony Quinn , Stanley Baker , Anthony Quayle , James Darren, Irene Papas, Gia Scala , James Robertson Justice , Richard Harris

 

———————————————————————————————————————–

IGOR QUADROS
IGOR QUADROS

 

Minha Avaliação:

 

Nota: 10/10

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: