O Primeiro Oscar | 1929

O Prêmio da Academia foi criado a 11 de maio de 1927, em um banquete da recém-criada Academy of Motion Pictures Arts and Sciences. A ideia de agraciar os destaques do cinema com um prêmio foi de Louis Mayer, então presidente dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). No dia 16 de maio de 1929 concede num hotel em Hollywood, pela primeira vez, prêmios aos melhores filmes. A primeira cerimônia foi muito curta, durando cerca de 15 minutos e servindo só mesmo para a entrega dos prêmios, pois os ganhadores já tinham sido anunciados. As primeiras premiações do Oscar foram em forma de jantares em grandes hotéis de Los Angeles, onde se podia assistir comprando um ingresso antecipadamente. A primeira cerimônia de entrega do “prêmio da Academia ao Mérito” foi na sala Blossom do Hotel Hollywood Roosevelt, com um banquete para 250 convidados.

Na primeira cerimônia do Oscar, em 1929, a academia entregou um prêmio honorário a Charlie Chaplin “atuar, produzir e dirigir The Circus”

z1

z5

z2

z4

Nos primeiros anos das premiações, a Academia dava às crianças vencedoras estatuetas em miniatura; O ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco, Charlie McCarthy, em 1937, ganharam um Oscar por atuação especial, cujo Oscar era feito de madeira com uma boca articulável; Walt Disney foi honrado pela Academia com um Oscar em tamanho normal e sete estatuetas em miniatura, pela obra “Branca de Neve e os Sete Anões”. Três histórias cercam a escolha do nome Oscar, que batizou o prêmio quatro anos após ter sido instituído. Uma delas conta que a secretária da Academia, Margareth Herrick teria achado a imagem parecida com a de seu tio Oscar, ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. Outra atribui o apelido a Bette Davis, que, brincando, afirmou que a estatueta era “a cara” de seu ex-marido Harmon Oscar Nelson. O colunista de cinema Sidney Skolsky também reivindicou a autoria do nome.

z8

z9

A estatueta que é entregue há 67 anos aos melhores do cinema tem 34 centímetros de altura, é composto de 92,5% de estanho, 7,5% de cobre e folheado a ouro de 14 quilates e platina pesando 3,850 quilos. O custo de fabricação de cada um é de 150 dólares. Originalmente, a Academia contava com 36 membros e hoje soma 5.830. O diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Cedric Gibbons, foi eleito para desenhar a estatueta: um cavaleiro desnudo e corpulento, com os braços cruzados segurando uma espada e parado sobre um rolo de filme.

z7

z6

AsasWings (1927), foi o primeiro filme a ser premiado pelo Oscar na categoria de melhor filme, no ano de 1929 na primeira cerimônia do Oscar da história, até hoje é conhecido por ser o filme com o primeiro beijo entre homens.Além do prêmio de melhor filme, também levou o prêmio de Melhores Efeitos de Engenharia, que é equivalente ao prêmio atual de Melhores Efeitos Especiais.

z3

A época da cerimônia de entrega do Oscar já passou por alterações. Até 1954, a cerimônia era apresentada numa quinta-feira à noite, e de 1955 a 1958, foram apresentadas numa quarta-feira. De 1959 até 1998, com algumas exceções, vinha sendo apresentada na segunda-feira à noite. Só a partir de 1999, que a cerimônia do Oscar passou a ser no domingo (tradicionalmente em março). Em 2004, a cerimônia foi transferida para mais cedo, em fevereiro, buscando melhorar ainda mais as avaliações e a “temporada” dos filmes.

z11

______________________________________________________________________

z33

Igor Quadros 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: