Lista: Filmes sobre Filosofia

Por Brenno Xavier

 

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceitual, as experiências de pensamento e outros métodos.

Filosofia é o saber mais abrangente.

A filosofia é geralmente dividida em áreas de investigação específica. Em cada área, a pesquisa filosófica dedica-se à elucidação de problemas próprios, embora sejam muito comuns as interconexões.

O cinema tem essa arte de captar mesmo que involuntariamente as teorias filosóficas. Farei indicações de excelentes filmes, que consequentemente estão ligados as áreas tradicionais da filosofia que são as seguintes:


1. Metafísica: Ocupa-se da elaboração de teorias sobre a realidade e sobre natureza fundamental de todas as coisas.

Sunshine 2

“Não há fatos eternos, como não há realidades absolutas. – FRIEDRICH NIETZSCHE

Sunshine – Alerta Solar (Ficção Cientifica, Suspense.  2007) – O Sol corre o risco de desaparecer e, caso isto ocorra, será o fim de toda a humanidade. A última esperança é a nave espacial Icarus II e sua tripulação de 8 pessoas, que transporta uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan, que teoricamente alimentará uma nova vida dentro do Sol. Porém, durante a viagem e sem contato com a Terra, eles descobrem o sinal de S.O.S. da Icarus I, a nave enviada 7 anos antes com o mesmo objetivo e cuja causa do fracasso é desconhecida.

Obs: esse filme traz uma excelente abordagem sobre vida, Deus e origem. Fazendo você sair da zona de conforto para embarcar nas ideologias do personagem.


2. Ontologia – Procura identificar as entidades básicas ou elementares da realidade e mostra como essas se relacionam com os demais objetos ou indivíduos – de existência dependente ou derivada.

AVATAR

O coração tem razões que a própria razão desconhece. – BLAISE PASCAL

AVATAR (Aventura. 2009) – Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora.

Obs: Mostra a simbiose entre todas as espécies, provando mais uma vez que a vida sem essa troca de energia entre os biomas é uma sentença de morte em longo prazo.


3. Epistemologia ou Teoria Do Conhecimento: É a área da filosofia que estuda a natureza do conhecimento, sua origem e seus limites. Dessa forma, entre as questões típicas da epistemologia estão: “O que diferencia o conhecimento de outras formas de crença?”, “O que podemos conhecer?”, “Como chegamos a ter conhecimento de algo?”.

ALEXANDRIA

Penso Logo Existo – RENE DESCARTES

Alexandria” (Drama. 2009) – Alexandria, 391. Hypatia ensina astronomia, matemática e filosofia. Seu aluno Orestes está apaixonado por ela, assim como Davus, seu escravo pessoal. À medida que o Cristianismo da cidade, chefiado por Ammonius e Cyril, ganha poder político, as grandes instituições de aprendizagem e administração podem não sobreviver.


4. Lógica: É a área que trata das estruturas formais do raciocínio perfeito – ou seja, daqueles raciocínios cuja conclusão preserva a verdade das premissas. Na lógica são estudados, portanto, os métodos e princípios que permitem distinguir os raciocínios corretos dos raciocínios incorretos.

Lucy-Scarlett-Johansson

Só Sei Que Nada Sei. – SOCRATES

Lucy (Ficção Cientifica, Ação. 2014) – Quando a inocente jovem Lucy (Scarlett Johansson) aceita transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.

Obs: Uma ficção que te levara até o limite do conhecimento sobre o cérebro e suas possibilidades


5. Ética ou Filosofia Moral: É a área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Procura identificar os meios mais adequados para aprimorar a vida moral e para alcançar uma vida moralmente boa.

TRANCEDENCE

Um Numero É Uma Pluralidade Composta Por Unidades. – EUCLIDES

Transcendente (Ficção Cientifica, Suspense. 2014) – O Dr. Will Caster (Johnny Depp) é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade. O fato de se envolver sempre em projetos controversos fez com que Caster ganhasse notoriedade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número um dos extermistas que são contra o avanço da tecnologia – e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo.


6. Filosofia Política: É o ramo da filosofia que investiga os fundamentos da organização sociopolítica e do Estado. São tradicionais nessa área, as hipóteses sobre o contrato original que teria dado início à vida em sociedade, instituído o governo, os deveres e os direitos dos cidadãos.

41

Geralmente Aqueles Que Sabem Pouco Falam Muito E Aqueles Que Sabem Muito Falam Pouco. – JEAN JACQUES ROUSSEAU

Alexandre (Biografia, Drama. 2004) – Junho de 323 A.C., Babilônia, Pérsia. Quando faltava um mês para completar 33 anos, morre precocemente Alexandre, o Grande (Colin Farrell), que tinha conquistado 90% do mundo conhecido. Alexandria, Egito, 40 anos depois.


7. Estética ou Filosofia Da Arte: Entre as investigações dessa área, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experiência estética, sobre como a experiência estética se diferencia de outras formas de experiência, e sobre o próprio conceito de belo.

SEDUÇÃO

Quem Comete Uma Injustiça É Sempre Mais Infeliz Que O Injustiçado – PLATÃO

Sedução (Drama. 2009) – Inglaterra. Miss G (Eva Green) é professora de uma austera escola para garotas. Enquanto a maioria das professoras são severas e rígidas, Miss G é uma mulher a frente do seu tempo, com espírito jovem e aventureiro, fazendo questão de transmitir isso para suas alunas. Mas o destino está prestes a mudar, quando a jovem e bela Fiamma (María Valverde), uma estudante espanhola, se matricula na escola. A garota insiste em preservar sua independência, o que chama a atenção de Miss G. Conforme os laços se tornam mais íntimos, segredos e mentiras virão à tona com a descoberta que a relação entre professora e aluna é mais do que simplesmente acadêmica.

Obs: a sedução é a mais antiga arma da beleza para garantia de procriação que carregamos ate hoje. Preconceitos e julgamentos cercam o filme do inicio ao fim. O verdadeiro preço a se pagar por beirar a margem da perfeição.


8. Metafilosofia: É a “filosofia da filosofia”. Procura determinar, entre outras coisas, o que é, suas limitações e o objetivo da filosofia enquanto ramo do saber humano.

INTERESTELAR

O Ignorante Afirma, O Sábio Duvida E O Sensato Reflete. – ARISTOTELES

Interestelar (Ficção Cientifica, Suspense. 2014) – Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.

Obs: um filme altamente inteligente, complexo e reflexivo, não é um filme que explique a metafilosofia em si. Mas sabendo de sua definição, esse filme é uma apologia a sua própria história.

.

.

.

.

***Obs: Há quem discorde das indicações, mas tudo é questão de ponto de vista! Poderia ter indicado um balaio de filmes cansativos ligados à temática, mas preferi indicar filmes que assistidos na perspectiva filosófica, se impressionara com as explicações. Nenhum filme indicado aqui foge da meada de seus tópicos, se há duvidas sobre as comparações, estou sempre disponível para um bom papo, é só comentar…

Bom filme…

Conheça um pouco sobre Mim:
BRENNO XAVIER

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: