Lista: Filmes com Tema, Arte

Por Brenno Xavier

 

Arte

Uma necessidade que o homem tem de se expressar, de por pra fora os sentimentos, a Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

Eu particularmente amo a arte seja essas expressões em danças, em músicas, poesias e artes físicas ou concretas.

Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da realidade. Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.

 

“A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.”
Fernando Pessoa

Sendo assim, o CINEMA, conhecido como a 7º Arte nos trás belíssimas histórias de manifestações artísticas que eu faço questão de indicá-las pra vocês, em comemoração ao dia das Artes, comemorado recentemente no ultimo dia 12 de Agosto. Então começarei pela:

1- PINTURA – Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas. A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

salma-hayek-como-frida

“FRIDA” (DRAMA 2002) – Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

2. ESCULTURA – é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.

 

1990-Edward-M__os-de-Tesoura-_02_
“EDWARD, MÃO DE TESOURA” (FANTASIA, COMÉDIA 1990) Não é um filme especificamente sobre um escultor, mas sobre um dom. Peg Boggs (Dianne Wiest) acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo.

3. MÚSICA – é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Arqueólogos desenterraram diversas tábuas de argila do século 14 a.c. Encontradas na antiga cidade síria de Ugarit, estas tábuas continham sinais cuneiformes do idioma Hurrita – pertencente ao povo Hurrita, que viveu na antiga Mesopotâmia. O texto encontrado acabou por ser a música mais antiga já descoberta, um hino de 3.400 anos de idade. Quem tiver curiosidade de escutar a musica mais antiga já encontrada click no link a seguir:

zoom_FT_4ac65b325438c

“O SOM DO CORAÇÃO” (DRAMA 2007), August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

4. DANÇA – é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

hqdefault

“VEM DANÇAR” (COMÉDIA DRAMATICA 2005) – Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor.

 

5. TEATRO – é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.

moulin
“MOULIN ROUGE (COMÉDIA MUSICAL 2001), Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can.

6. LITERATURA – Toda a manifestação artística feita com a palavra.

1

“POSSESSÃO” (ROMANCE, 2002), Em Londres Roland Michell (Aaron Eckhart), um americano que é um estudioso em literatura inglesa do século XIX, encontra fortes indícios que em meados do século XIX houve uma ligação amorosa entre Randolph Henry Ash (Jeremy Northam) e Christabel LaMotte (Jennifer Ehle), dois poetas vitorianos que eram casados e, segundo a história oficial, nem se conheciam. Assim, se as suspeitas de Michell se confirmassem, ficaria provado que estes dois poetas, que tinham reputação de ter uma vida exemplar, na verdade eram adúlteros. Assim Michell vai até o encontro de Maud Bailey (Gwyneth Paltrow), uma jovem pesquisadora, para ajudá-lo a confirmar sua teoria.

7. CINEMA – é a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens.

Grandes-atuações-de-Marilyn-Monroe-sete-dias-com-marilyn

“SETE DIAS COM MARILYN” (DRAMA 2012) Não é um filme sobre cinema, mas que conta a historia de um ícone imortal da história do cinema. No verão de 1956, o jovem Colin Clark (Eddie Redmayne), vindo de Oxford em busca de sucesso na indústria do cinema, trabalhou como assistente no set de filmagem de O Príncipe Encantado. Esta produção reunia duas grandes estrelas, Sir Laurece Olivier (Kenneth Branagh) e Marilyn Monroe (Michelle Williams), que estava nesta época em lua-de-mel com seu novo marido, o dramaturgo Arthur Miller (Dougray Scott).

 

8. ARTE GRÁFICA – é a área da arte destinada à geração de imagens em geral em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real.

hqdefaultNJNJKKHB

“AVATAR” (FICÇÃO CIENTIFICA 2009) Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanoides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora.

 

9. ARTE MARCIAL – arte físicas e mentais codificadas em diferentes graus que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.

152405_full

“O PROTETOR” (VINGANÇA 2005), Kham, um jovem lutador, precisa ir para a Austrália recuperar seu elefante roubado.

 

 

10. FOTOGRAFIA – é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.

filmes_1556_Reporteres-de-Guerra-5

“REPÓRTERES DE GUERRA” (DRAMA 2010) Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo.

 

*** SUPER BÔNUS***

 

A arte é milenar, é humano e cultural.
Esse bônus mostra as manifestações culturais e artísticas de diversas etnias, não fala de arte em si, mas mostra o quanto é distinto cada forma de expressão uma da outra.

 

10000ac

“10. 000 ANTES DE CRISTO” (AVENTURA 2008) Uma aventura épica que segue o caçador de mamutes D’Leh (Steven Strait), um jovem apaixonado por Evolet (Camilla Belle), em uma viagem por território desconhecido, na tentativa de garantir a segurança de sua tribo. Quando um bando de perigosos guerreiros sequestram sua amada, D’Leh é obrigado a liderar um pequeno grupo de caçadores em uma expedição para resgatá-la.
Eu gosto de pintar quadros, danço cultura popular, faço artesanato com madeiras, dentre outras artes.

 

Qual seu dom artístico??? Deixe seu comentário.
Bom Filme…

———————————————————————————————————————–

BRENNO XAVIER
BRENNO XAVIER

4 comentários em “Lista: Filmes com Tema, Arte

  • 17/08/2015 em 03:51
    Permalink

    Bem, não conheço muitos documentarios… mas, posso te indicar estes aqui :
    Sobre o poder transformador da arte: “Lixo extraordinário”.

    Sobre a “arte” no nazismo: “Arquitetura da destruição”.

    História da arte, persuasão e outros temas: “Como a arte moldou o mundo”, que é da BBC. recomendo de mais.

  • 17/08/2015 em 03:09
    Permalink

    E sobre documentários tem matéria similar? Obrigada.

  • 15/08/2015 em 00:02
    Permalink

    Bons filmes……..já vi todos e mouli rouge….varia vezes….vale apena conferir Cisne NEGRO…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: