Lista: 10 Melhores Filmes Gays, por Vitinho Barbosa

Por Vitinho Barbosa

Aqui vai uma singela homenagem feita por mim, em nome do cinema. Preparei uma listinha com dez filmes excelentes de temática gay, que eu particularmente gosto muito. São apenas dez, mas ainda há uma infinidade de ótimos filmes do gênero por aí. E estas são as minhas indicações:

 

10. The Normal Heart (2014)

the-normal-heart-hbo-ganhador-do-emmy-2014-imagem-02Admito que este filme não é um dos meus preferidos, mas a mensagem é bem forte e por ter sido um filme biográfico que relata os acontecimentos na época da descoberta da AIDS na comunidade gay, vale muito a pena ser assistido, além de ter ótimas atuações do Mark Ruffalo e da Julia Roberts, que o engrandecem demais.

 

9. Apenas Uma Questão de Amor (2000)

33u3oee
Filme francês, típico romance “água com açúcar” que aborda temas e situações já conhecidas pelo grande público, mas ainda assim as executa muito bem. Leve e conciso, com um bom roteiro e bons atores. Agradável para conferir em momentos de conforto e calmaria.

8. Tatuagem (2013)

tatuagem
Filme nacional, retrata a vida de alguns artistas teatrais no final dos anos 70, e o relacionamento de um deles com um militar que luta contra a repressão da época em plena ditadura. É um filme extremamente artístico, com uma narrativa lenta e sublime e carrega uma forte mensagem consigo. É uma grata surpresa para o cinema nacional.

 

7. Teus Olhos Meus (2011)

Teus-Olhos-Meus-3

Outro filme nacional, aborda muito bem o relacionamento entre dois rapazes com uma certa diferença de idade, e o amadurecimento de suas vidas ao longo do tempo, com um final complemente inesperado. Um ótimo drama!

6. Queda Livre (2013)

Queda_Livre_credito_Salzgeber__Co._Medien_GmbH_net
Muito semelhante ao polêmico “O Segredo de Brokeback Mountain“, este filme traz dois policias que iniciam um relacionamento conturbado, pois um deles tem de encarar sua própria sexualidade, além de já ter uma esposa e um filho. Excelente fotografia, paisagens invernais fantásticas, além de bons atores e tom sinistro de suspense.

5. Weekend (2011)

weekendAmbientado num cenário urbano com uma fotografia deslumbrante, esse filme retrata questões atuais, embalado de ideias e diálogos muito bons, sobre relacionamentos que não são possíveis e amores de apenas um final de semana, conduzido por dois ótimos protagonistas.

 

4. Bent (1997)

bentmisc2Clive Owen é Max, um rapaz judeu que é levado a um campo de concentração alemão numa Alemanha nazista, onde conhece um prisioneiro homossexual que usa com orgulho o triângulo rosa. Ambos se apaixonam e têm de enfrentar as agruras de estarem sob o domínio de soldados repressores e preconceituosos. Drama extremamente forte que retrata perfeitamente a dor e angústia dos homossexuais na época da guerra.

 

3. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Berlinale_TheWayHeLooks_010Filme nacional sobre a descoberta da sexualidade na adolescência de um garoto cego por seu melhor amigo da escola. Originado de um curta-metragem, este filme toca em assuntos sérios de forma leve e cômica, e ainda em certos tons dramáticos. Trilha sonora deliciosa e uma ótima atuação do protagonista, que de fato parece ser um autêntico garoto cego.

 

2. Azul é a Cor Mais Quente (2013)

3025_ext_arquivo
Filme francês que gerou grande euforia na época de exibição, traz Adele, uma adolescente em fase de descoberta da sua sexualidade que se envolve com uma carismática garota de cabelos azuis. O relacionamento delas é mostrado de forma muito madura, e o desenvolvimento das personagens é fantástico. Intenso, quente, melancólico, muito bem dirigido e com uma atuação magistral da atriz Adèle Exarchopoulos, Azul é a Cor Mais Quente é perfeito e merece atenção!

 

1. Orações Para Bobby (2009)

oracoes-para-bobby
Baseado em fatos reais, este filme conta a vida de Bobby, um garoto em fase de descoberta da sua sexualidade que se vê perdido em uma família religiosa, com uma mãe extremamente repressora que não o aceita e o quer mudar a qualquer custo. Eu considero este o melhor filme do gênero, pois a mensagem aqui presente é um soco no estômago de qualquer pessoa, e retrata perfeitamente a situação em que o mundo de hoje se encontra e as consequências cruéis do fanatismo religioso. Se for assistir, pode preparar a caixinha de lenços, pois é impossível não se comover com a história deste garoto.

 

Por hoje, é isso. Obrigado por acompanhar a listinha até aqui.
E viva o amor, sem medo, seja ele como for! Afinal, só se vive uma vez.

———————————————————————————————————————–

10345980_10201736273119426_4392834468535985738_n
VITINHO BARBOSA

 

3 comentários em “Lista: 10 Melhores Filmes Gays, por Vitinho Barbosa

  • 26/08/2016 em 23:08
    Permalink

    O melhor que já vi foi O Sexo dos Anjos (El sexo de los ángeles ou Angels of Sex)

  • 02/08/2015 em 01:00
    Permalink

    Faltou o Além da fronteira, que trata de três temas atuais de forma magistral: homossexualidade, religião e política em Israel. Vale muito a pena!

  • 01/08/2015 em 17:57
    Permalink

    Serio que nem citou o segredo de broke break mountain?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: