Dr.Fantástico (1964)

Nossa indicação para esse domingo é “Dr.Fantástico (1964)” de Stanley Kubrick.

z1

Kubrick fez um ótimo trabalho retratando a Guerra Fria. O filme conta com um humor negro e inteligente. Uma comédia em plena Guerra Fria sobre a Guerra Fria.

z2

Um ex-nazista (praticamente) ajudando os americanos. Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.

z3

Filme muito inteligente como todos de Stanley Kubrick. Impressionante como esse diretor sempre faz obras que nos deixam a pensar. O filme Dr. Fantástico é um exemplo disso. E um filme muito corajoso, pois em pleno momento de tensão U.r.s.s. x Eua ele teve coragem para filmar sobre o conflito de maneira explícita. E ao mesmo tempo, é uma obra que passa uma mensagem contra o ataque dos Eua. Pois se isso acontecesse, o mundo acabaria. É uma metáfora de medo. Nota 10

 

z5

z4

Recebeu quatro indicações ao premio Oscar nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Roteiro Adaptado.

Ganhou três prêmios no BAFTA nas categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Filme e Melhor Direção de Arte em um Filme Britânico.

Recebeu ainda outras 3 indicações nas categorias: Melhor Ator Britânico (Peter Sellers), Melhor Ator Estrangeiro (Sterling Hayden) e Melhor Roteiro de um Filme Britânico.

Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano.

______________________________________________________________________

z33

 

Igor Quadros 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: