Maratona: Filmes Sobre Música

Por Paulo Ricardo

Em tempos de crise, que tal um programinha mais em conta pro fim de semana? A quem já não dispensa uma boa sessão de filmes em casa por nada. Rever aqueles filmes antigos que você tanto ama, assistir finalmente toda a saga daquele clássico que você nunca teve tempo, acompanhar os lançamentos e atuais grandes sucessos. Na companhia de amigos, namorada(o) ou até sozinho. Dando boas risadas, levando sustos, cantando junto.

O intuito da nova coluna Maratona é sugerir e receber sugestões de filmes atualmente disponíveis em DVD/Blue-Ray ou serviços de VoDstreaming, criando assim uma lista diferenciada para animar suas noites, finais de semana, férias (ou seja lá o tempo que você tiver livre rs).

Para começar bem, as primeiras indicações serão de filmes que trazem como temática outra grande paixão, música. Não são necessariamente musicais, mas com certeza você irá se encantar com a trilha sonora de cada um deles.

Rudderless (Sem Rumo / Força Para Viver)

rudderless_aEsse nos apresenta ao drama sofrido por um pai que um tempo após perder o filho, descobre a dedicação que ele tinha pela música através de composições e gravações que encontrou. Assim o pai passa a se apresentar em um bar local tocando as tais canções do filho e acaba chamando a atenção de um jovem que decide formar uma banda com seu recém descoberto artista. Um drama simples, mas que acaba te deixando meio atordoado com o passar das revelações e a trilha sonora de uma extrema sensibilidade.


If I Stay (Se Eu Ficar)20140822hoStayOutro drama para acrescentar à lista. Agora acompanhamos a difícil decisão da jovem musicista Mia, que se encontra em coma após perder os pais e o irmão em um acidente de carro. A garota passa a refletir sobre seu passado, a grande paixão que possuí pela música e o amor que sente pelo namorado. Ele precisa escolher se está realmente na hora de partir ou continuar e descobrir o que a vida ainda lhe reserva mesmo após essa tragédia. Tão emocionante quanto o filme é também a temática musical envolvida nele.


Begin Again (Mesmo Se Nada Der Certo)

trailer-for-once-directors-new-film-begin-again-with-mark-ruffaloOk, acho que podemos considerar uma comédia romântica (apesar que “Letra e Música” o faça de forma mais perceptível). Aqui acompanhamos uma jovem cantora que não possui tanta ambição nem confiança em seu talento, até ser descoberta por um fracassado produtor que vê nela sua chance de redenção. Eles decidem gravar então de forma inusitado o primeiro LP da garota, pelas ruas da cidade e com os colaboradores mais improváveis. O filme vale mais pela ótima trilha que o acompanha e conta até mesmo com o vocalista da banda Maroon 5, Adam Levine (que também atua como ex/namorado da cantora).


The Song (Uma Canção Para Ela)

The-Song-1Agora um romance gospel. Jed viveu à sombra do pai que foi um cantor de grande sucesso. Seguindo uma carreira um pouco mais modesta, o jovem acaba se apaixonando e num momento de inspiração dedica uma linda composição a sua amada. A “música” então se tonar o maior sucesso, trazendo um status que antes não era o almejado por Jed, mas que agora está se tornando o caminho para sua perdição. Alguns podem achar a forma com o tema redentorista do filme foi apresentado um pouco machista, mas não tira o mérito dele e novamente a trilha sonora é um ponto forte.


Song One

song-one-moviePara não ficar devendo nada aos temas musicais antecessores, outro filme de trilha impecável. Apesar da proposta do filme estrelado (e co-produzido) por Anne Hathaway ser um drama, acaba se tornando mais um retrato do cenário da música independente e de forma bem singela o poder de cura da música em si. Anne interpreta aqui uma jovem arqueóloga que recebe a noticia do coma de seu irmão após um acidente e decide se conectar a paixão que ele possuía pela música e um artista em especial.

E se a sua jornada de filmes for ainda mais longa, pode acrescentar aí mais algumas dicas: o já mencionado Letra e Música (com Hugh Grant e Drew Barrymore), Bandslam (ou ‘High School Band’ como ficou conhecido no Brasil por causa da atuante Vanessa Hudgens ou ainda ‘No Caminho do Sucesso’ como anunciado na Globo), Escola do Rock (com Black Jack), Whiplash – Em Busca da Perfeição (vencedor do Festival de Sundance em 2014).

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: