Crítica: Jogos Vorazes (2012)

Por Rafael Luis

 

Não é de hoje que temos visto alguns best-sellers sendo transformados em filmes. Dirigido por Gary Ross, o primeiro filme da saga Jogos Vorazes (The Hunger Games), é baseado na obra da autora Suzanne Collins e teve sua estreia em 2012. Desde então, o filme tem arrastado uma legião de fãs de todas as idades.

A trama se passa nas ruínas de onde foi a América do Norte, dividida em uma capital e doze distritos. Logo após uma tentativa revolucionária falida, a capital ordena que cada distrito de Panem ofereça dois jovens, um garoto e uma garota como tributo, para lutarem até a morte nos jogos vorazes, que funciona como uma espécie de reality show televisionada, sendo apenas um jovem sobrevivente e vencedor dentre os vinte e quatro.

 

jennifer-lawrence-em-cena-de-jogos-vorazes-de-gary-ross-1332445756863_560x400

É na 74 edição dos jogos que Katinss Everdeen (Jennifer Lawrence), uma garota de 16 anos, se voluntaria como tributo no lugar de sua irmã Primrose (Willow Shields). O filme conta com a participação de um elenco de peso, com: Donald Sutherland – Presidente Snow, Liam Hemsworth – Gale, Elizabeth Banks – Effie Trinket , e o músico Lenny Kravitz –Cinna, que, na perspectivas de críticos, é incapaz de atuar, diferentemente do que pensam os fãs.

 

hga04

Apesar de ser um filme com uma temática futurista, Jogos Vorazes aborda temas super atuais, tais como: questões políticas e sociais. Enaltece a figura feminina, demonstrando o seu poder em suas habilidades e até em seus pensamentos, com cenas de tirar o fôlego e emocionantes, sem contar na pitada de romance, que não poderia ficar de fora. Katinss (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellarck (Josh Hutcherson) fazem par romântico no decorrer do filme, nos levando a suposições sobre um romance verdadeiro ou apenas uma forma de atrair espectadores para os jogos.

 

jogos-vorazes-02

Desde que foi lançando, Jogos Vorazes recebeu alguns prêmios , como melhor filme de ficção científica, filme favorito, e ficou na lista dos 65 filmes de maior bilheteria.

———————————————————————————————————————–

RAFAEL LUIS
RAFAEL LUIS

 

Nota: 9/10

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: