CRÍTICA: DIÁRIO DE UM BANANA: CAINDO NA ESTRADA (2017)

Por Cadu Costa

 

“Novos atores, mesma baboseira”
Em comparação com filmes infantis que mostram a imaturidade das crianças e as virtudes dos pais, o novo ‘Diário de um Banana: Caindo na Estrada’. mostra a verdadeira estrada que o separa de clássicos como ‘Conta Comigo’ (1986). Comecemos pelos fato de todos os seus personagens serem caricaturas: a mãe chata que só fala em levar uma vida livre de tecnologia com mais saúde, os filhos bobocas que só ligam pra celulares e ídolos idiotas de YouTube, o pai bobalhão, os amigos clichês…
Vale ressaltar que a troca de atores não mudou a característica dos outros três filmes: o de serem bobos. O roteiro, a atuação dos atores, a direção, tudo soa o de sempre.
@DIVULGAÇÃO FOX FILM
A história agora gira em torno da tradicional viagem de férias com os pais. Um costume muito comum lá no Tio Sam. A família Heffley embarca numa viagem para ir ao aniversário de 90 anos da avó. Mas, o que Greg realmente quer é assistir a uma convenção de gamers. E é a partir daqui onde os clichês de uma comédia de estrada aparecem. Nada dá certo e as palhaçadas da família Heffley começam a acontecer.
A ideia seria ótima se bebessem na fonte do também clássico ‘Férias Frustradas’ (1983) o que, obviamente, não ocorreu. O que poderia ser uma ótima piada sobre o estilo de vida americano se torna um festival de piadas infantis sem graça e escatológicas.
Isso sem falar sobre as tradicionais lições de vida e frases de efeito no fim do filme. Parece difícil acreditar que algo assim seja feito em 2017. Estamos diante de um dos piores road-movies juvenis. É um documentário involuntário sobre a idiotice humana.
Ah, temos também o irmão mais velho de Greg, Rodrick, usando uma camiseta do Motörhead. Lemmy Kilmister se revira no túmulo neste momento e eu desisto de tentar entender esse universo.
————————————————————————————————-
DIÁRIO DE UM BANANA: CAINDO NA ESTRADA 
(Diary of a Wimpy Kid: The Long Haul) 142 min
ELENCO: Jason Ian Drucker, Alicia Silverstone, Tom Everett Scott
PRODUÇÃO: EUA, 2017, livre
DIREÇÃO: David Bowers
DISTRIBUIÇÃO: Fox Film
GÊNERO: Comédia
ESTRÉIA: 10 de Agosto
______________________________________________________
AUTOR DO TEXTO:
CADU COSTA
Lapa – 21 97945-0704

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: