Crítica: Cowboys do Espaço (2000)

Por Renan Astério

 

Assistir aos filmes de Clint Eastwood sempre foi um enorme prazer. Ele é um ótimo ator, diretor, além de ter bom gosto na escolha dos elencos, das trilhas sonoras, dos diretores de fotografia. Enfim, de tudo.

Já era hora de Eastwood relaxar e se deixar levar por uma história bem popular, que mistura comédia, suspense e ficção científica, com direito até a utilizar efeitos especiais, algo que ele quase nunca usou em seus filmes. Clint tem o direito de filmar o que bem desejar.
E foi o que ele fez em Cowboys de Espaço

 

549412-filmes-de-clint-eastwood-4
Pois bem. O filme conta a história de veteranos astronautas que se reúnem 40 anos depois para finalmente partirem para uma missão no espaço. Isso porque na viagem que fariam – no passado – foram substituídos por um macaco. Agora eles devem procurar um satélite russo que está perdido no espaço sideral. Somente gente mais velha como eles saberá lidar com uma sucata daquelas.

Cowboys do Espaço é dividido em duas partes distintas. A primeira, mais cômica, apresenta os personagens, a situação e concentra-se nas divertidas peripécias por que passam os velhos companheiros para conseguirem passar nos testes específicos para astronautas. A segunda, mais voltada para a ação, engloba as tentativas do time Daedalus em consertar o satélite – uma tarefa bem mais difícil do que imaginara o quarteto, extremamente perigosa. O principal charme e diferencial do filme está na primeira metade. A segunda, ainda que interessante e bem trabalhada, não apresenta grandes novidades.

Para compor seu time de vovôs astronautas Clint Eastwood chamou um time de atores da pesada. Donald Sutherland, James Garner, James Cromwell ,Tommy Lee Jones e o próprio diretor, que também é um ótimo ator.

 

cowboys
Um trabalho bem sucedido, que deu o pontapé inicial para uma década infalível, realçada por filmes como “Sobre Meninos e Lobos (2003)”, “Menina de Ouro (2004)”, “Cartas de Iwo Jima (2006)” e “Gran Torino (2008)”.

———————————————————————————————————————–

RENAN ASTÉRIO
RENAN ASTÉRIO

Nota 8/10

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: