Comentando a Filmografia .:: Sofia Coppola

Por Cleber Eldridge.

É como diriam por aí, “filho de peixe, peixinho é” – esse ditado soa um pouco exagerado falando de Francis F. Coppola para sua filhota Sofia Coppola, claro que o diretor de clássicos supremos como O Poderoso Chefão/A Conversação dentre outros, sua filha talvez nunca consiga o feito do seu pai (ainda mais com o cinema tomando esses rumos) – para alguns a diretora fez um filmaço e todos os outros foram nada demais, o que eu totalmente discordo, mas vamos lá.

019-sofia-coppola-theredlistO seu primeiro filme As Virgens Suicidas, a diretora mostrou um talento muito acima do que o normal – para um primeiro filme – ela escolheu um assunto delicado e tratou com a delicadeza que o filme necessitava. O filme conta a história de cinco belas irmãs afetam a cabeça dos rapazes da vizinhança, cinco irmãs que teoricamente tudo tinham, vivem em desespero e infelicidade, isoladas em seus próprios mundos – início de um tema que a diretora trataria com maestria em filmes posteriores.

002-sofia-coppola-theredlistSua epifania foi em seu segundo filme, a obra-prima Encontros e Desencontros, que para muito cinéfilos (eu incluso) é um filme único, que Coppola dirige com primor. Bob Harris é um ator de sucesso, e bem que podia estar representando Shakespeare em algum teatro pelo mundo e sendo feliz. Em vez disso, ele está em Tóquio para gravar um comercial de uísque que vai colaborar bastante com sua conta bancária, a diferença de fuso horário deixa Bob totalmente confuso, e ele não consegue pegar no sono quando devia, passando as noites no bar do luxuoso hotel onde se hospeda, ao menos ele tem companhia, uma jovem Charlotte, que veio ao Japão com seu marido, um fotógrafo workaholic que a deixa sozinha o tempo todo e parece estar mais à vontade com celebridades que com a própria mulher. Uma avalanche de prêmios e elogios foi o que a diretora ganhou com o filme, resultado uma obra-prima.

04O filme seguinte entraria para a competição no Festival de Cannes, o resultado da entrada do filme Maria Antonieta para a competição foi uma sessão de vais injustas para a diretora, ao menos eu acho o filme pra lá de divertido, a crítica achou a “biografia” da rainha Antonieta um tanto exagerada. O  filme sobre a infortunada arquiduquesa da Áustria e depois, Rainha da França, ‘Marie Antoinette’ conta a história da mulher mais incompreendida e abusada da história, desde o seu nascimento na Áustria Imperial até a sua vida posterior na França, ainda assim o filme foi a maior bilheteria da diretora.

x950O filme seguinte voltaria a competição, só que em Veneza (Tarantino presidia a mostra competitiva daquele ano) e o filme Um Lugar Qualquer foi assistido de forma morna por todos, o que não influenciou muito e Tarantino e os outros jurados acabaram premiando o filme com o Leão de Ouro (melhor filme) – a crítica achou um exagero tremendo premiar a história de um ator encrenqueiro que é obrigado a rever sua vida quando sua filha faz uma inesperada visita no hotel onde ele vive – particularmente, acho o filme de uma maravilha única, e estou sempre comparando com a obra-prima da diretora, a solidão mais uma vez em questão.

CANNES, FRANCE - MAY 17: "The Bling Ring Cast" attends 'Movie Star Lounge' Day 3 during The 66th Cannes Film Festival at the Carlton Hotel on May 17, 2013 in Cannes, France.  (Photo by Annalisa Flori/Getty Images) *** Local Caption *** Taissa Farmiga; Katie Chang; Sofia Coppola; Emma Watson; Israel Broussard.

Ela voltaria a Hollywood em seu último filme, no seu mais fraco (mas, ainda bom) The Bling Ring inspirado em fatos, conta a história de um grupo de adolescentes obcecadas pela fama, que vasculha a vida de celebridades com o intuito de invadir e roubar suas casas – ao assistir o filme, me parece uma ideia precipitada, que precisava de um desenvolvimento melhor – o filme abriu a mostra paralela em Cannes (Um Certo Olhar) e por uma mágica, foi aceito de forma impressionante. Por fim, agora vamos esperar o próximo filme da minha musa do cinema, Sofia Coppola.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: