Cinema Falado

Por Igor Quadros


Na publicação de hoje vou comentar sobre curiosidades sobre o início do cinema falado.

z12O primeiro filme falado da história completa 88 anos. O mundo entrava em total êxtase com o surgimento de algo que hoje é tão simples e imprescindível na produção de filme. O som! Foi o início de uma nova era. Aconteceu no dia 6 de outubro de 1927 com a exibição de O Cantor de Jazz, do diretor Alan Crosland. O filme foi o primeiro a ter passagens faladas e cantadas e a usar um sistema sonoro eficaz, conhecido como Vitaphone.

 

 

 

z11

“O Cantor de Jazz” foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado, mas levou apenas uma estatueta especial pelo pioneirismo na produção de filme falado.

Há quem diga que ele não levou o prêmio de melhor filme porque os produtores dos outros estúdios alegavam que era concorrência desleal com os filmes mudos.

 

 

 

 

z13Com o surgimento do Vitaphone. Sistema sonoro desenvolvido pela empresa com o mesmo nome, fundada em 1926 pela Western Electric e Warner Bros.

O Vitaphone, que utilizava o processo de gravação da banda sonora num disco que posteriormente era sincronizado. Essa inovação foi utilizado em mais de duas mil curtas-metragens e em grande parte dos longas-metragens produzidas pela Warner entre 1926 e 1930.

 

 

z14
Foi uma revolução a chegada do som aos cinemas norte-americanos revolucionou a produção cinematográfica mundial. Em 1929, dois anos após o lançamento de “O Cantor de Jazz”, o cinema falado já representava 51% da produção dos Estados Unidos.

———————————————————————————————————————–

IGOR QUADROS
IGOR QUADROS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: