Carta ao Cinéfilo de Quinta.

Por Cleber Eldridge.

Cinéfilo – de alguns anos pra cá, muitos se auto denominam cinéfilos. até ai, tudo bem – mas, o que é ser cinéfilo? primeira coisa, ao menos ao meu olhar, é conhecer cinema e toda sua vasta quantidade de informação, é saber tudo sobre cinema desde quem fez que filme, até quem atuou, escreveu, quem compôs a trilha sonora, quem fotografou e tudo mais. eis então, um grupo de pessoas – seguem as seguintes perguntas – você sabe quem é François Truffaut? Jean-Luc-Godard? Por um acaso você já assistiu algum filme do Orson Wells, Alfred Hitchcock, John Ford? Sabe o que é a nouvalle vague, dogma 95, neorrealismo, surrealismo? Acreditem, que gente que se diz cinéfilo para todas as perguntas, ou não conhecem o diretor, nunca viram nenhum filme dele ou não sabe o que é o movimento – certo, então você é mesmo cinéfilo?

E acreditem, tem gente que vai dizer que sim, que não sabe absolutamente nada sobre cinema, só assiste esses filmes feito para a massa e ainda assim, se diz cinéfilo – particularmente, acho uma ofensa – mesma coisa com as listas de cinema, elas são muito relativas de pessoa para pessoa, o melhor filme para um, pode não ser para outro, mas como eu disse ela é relativa, o mínimo que um cinéfilo pode fazer, é colocar um filme “digno” quando classificar como melhor filme de todos os tempos. algumas semanas atrás, eu estava passeando por ai e me deparei com uma lista horrorosa, ela elegia os cinco melhores filmes para um determinado fulano, prefiro nem citar os filmes que constavam na lista, era vergonhoso. a mesma coisa vale quando se trata de dar notas aos filmes, existem pessoas que não gostam, pessoas que gostam e pessoas que amam determinados filmes, mas é certo que, alguns filmes são simplesmente inaceitáveis – para citar alguns são filmes com um elenco global ou de qualquer outro elenco da televisão.

Eu sou cinéfilo sim, faz uma década que acompanho o cinema fervorosamente, ano após ano, leio todas as notícias e se me perguntarem qualquer coisa, ao menos terei uma base para resposta – já assisti centenas de filmes e nunca me canso, estou sempre informado e amo o cinema dos anos setenta (particularmente o melhor cinema até hoje) e quando digo que o cinema, as produções estão indo a ruína, creio que não estou errado – ainda assim, algumas pessoas insistem em se chamar de cinéfilo, sem qualquer conhecimento, sem interesse em se aprofundar na arte que é o cinema, então eu digo – pode me julgar, mas se coloque no seu lugar e saiba o que é ser um cinéfilo, antes de se denominar um.

Um comentário em “Carta ao Cinéfilo de Quinta.

  • 02/09/2015 em 09:53
    Permalink

    Fala tudo isso e coloca um filme bom, não perfeito, como ”A Testemunha” entre os 15 melhores de todos os tempos? É sua opinião pessoal ou faz parte do seu conhecimento apuradíssimo sobre cinema? É um bom filme, mas entre os 15 melhores é exagero, não? NÃO, contrariando seu texto, não é preciso conhecer e/ou admirar os filmes mais aclamados para ser cinéfilo. Até um filme mediano pra mim, pode ser foda pra você. O que não faz de nenhum de nós dois, menos cinéfilo. Ninguém pode estimular o tamanho do amor de alguém pelo cinema ou taxar uma pessoa de ”menos cinéfila” do que a outra. Abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: