As Sete Faces de Dr. Lao

Minha indicação de hoje para o “Domingos Clássicos” é “As Sete Faces do Dr. Lao” (1964).

z1

“As Sete Faces do Dr. Lao” é um tipo de filmes que não se fazem mais. Ou talvez destes que se fazem a cada 50 anos. Tão enigmático quanto elementar, o filme se desdobra, e mesmo sendo supostamente destinado ao público infantil, me deixa maravilhado até hoje. Com roteiro de Charles Beaumont inspirado no livro de Charles G. Finney, “As sete faces do Dr. lao” foi o último trabalho do cineasta George Pal, conhecido pela direção do clássico “A Máquina do Tempo” (1960). Pal também produziu o sucesso “A Guerra dos Mundos” (1953).

z6

z9

z5No inicio do século XX, um misterioso homem chinês chega montando um burro em Abalone, no Arizona. De posse de um único elemento visível, um pequeno e esférico aquário ocupado por um peixe exótico. Este visitante mágico se chama Dr. Lao (interpretado por Tony Randall). Assustador, engraçado, repleto de magia Doutor Lao é um velho chinês de 7.322 anos que chega a velha e empoeirada Arizona com o seu circo místico, causando um enorme alvoroço em toda a pequena população da cidade além de uma certa xenofobia. Todos ficam ansiosos por ver as maravilhas que o Dr. Lao promete trazer, sem imaginarem que as atrações anunciadas fazem parte da mente de cada uma das pessoas, são criaturas formadas a partir dos problemas e sentimentos que os moradores da pequena cidade levam consigo.

z5

z8

z4O circo chinês oferece uma caravana de atrações mitológicas e semi-mitológicas. O que ninguém sabe é que o Doutor Lao além de dono do circo também atua como todas as atrações dele, mostrando seu talento em seus estranhos números, transformando-se em seis diferentes figuras míticas. as criaturas misticas que o Dr. Lao encorpora durante o filme são o Pan, protetor dos animais e dos bosques, a Medusa, com sua cabeça cheia de serpentes e que só pode ser vista através de um espelho, o mágico Merlin, o Abominável Homem das Neves, uma Serpente Gigante que visa refletir as imperfeições das pessoas e o adivinho Apolônio de Tiania.

z3

z1

Dr. Lao acaba usando seus personagens para mudar a vida das pessoas, fazendo com que vejam a verdade e com que enxerguem melhor seus problemas. Nota 10/10

______________________________________________________________________

z33

Igor Quadros

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: