maratona: filmes sobre Viagem no Tempo

Por: Rafael Mayrink

Ao terminar de fazer maratona dos filmes lançados direto em DVDs/Blu-Ray percebi que poderia fazer uma maratona com o tema viagem no tempo, pois duas das minhas indicações era sobre o assunto, e ao pesquisar vi a quantidade de filmes que tem este assunto, mas o que me deixou mais empolgado, foi que existe muitos filmes bons, com ótimo elenco e história bem construídas, tentei ser o mais versátil nos estilos e recomendar para todos, e espero que vocês gostem.

 

O Homem do Futuro.

Homem do futuro2

Nesta história de comédia romântica, temos o Wagner Moura interpretando João (Zero).  Ao testar uma maquina que garante fonte de energia sustentável para todo o Brasil ele viaja para o passado, em uma noite que atormenta por 20 anos, o dia em  que Helena, Interpretada pela Aline Moraes, sua ex-namorada e eterna paixão largou e humilhou na frente de todos em uma festa da faculdade. Um filme simples, divertido e que o romance funciona. Com ótimas interpretações, é mostrado que nem sempre os acontecimentos do passado podem não ser ruins, que talvez se as coisas que você acredita que não deu certo, pode ter te levado para um caminho muito melhor, só depende de você como vai reagir com isso.

 Questão de tempo. 

Questão de tempo2

Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) descobre que pode viajar no tempo, para que isso ocorra ele só precisa ir à um lugar escuro fechar as mãos e pensar em uma data e local que já esteve. É quando ele decide usar deste poder para conseguir uma namorada e então conhece Mary (Rachel McAdams).Esse é um filme de comédia romântica que você precisa assistir, um filme leve, engraçado, com pitadas de romance, drama e que tem a viagem no tempo como um dos diferenciais, mas esqueça vários clichês do estilo, aqui não vemos aquela velha forma das comedias românticas americanas, primeiro diferencial não tem briga de casal no meio do filme, não há dúvida do casal, assim que o casa se conhece, pela terceira vez, eles ficam juntos, são apaixonados e pronto, enfrentam  as dificuldades e os prazeres de uma vida a dois. Segundo, o filme não gira entorno do casal, toda a família do Tim é importante para história, e é através dela que vemos a leveza do filme, a relação entre pai e filho. No final ainda temos um drama, que me surpreendeu, pois ao contrário do romance e da comedia, ele é bastante desnso. Mas para aqueles que não gostam de comédia romântica deixo aqui um aviso, este merece uma chance.

 

Predestinado

O-Predestinado1

Ethan Hawke é um agente temporal, que decide que em sua última missão vai caçar um criminoso que já foi responsável por grandes crimes. Este é um filme difícil de comentar, pois qualquer palavra a mais, pode ser um grande spoiler. Sabe aqueles filmes que no quando acaba de assistir você se pergunta “O que foi isso tudo? O que eu entendi?” Uma história bem complexa, em que as peças vão se encaixando aos poucos e que tem um dos finais mais surpreendentes e surtado que já assistir. Este filme de ação, ficção cientifica e suspense, consegue ao mesmo tempo te prender, mas sempre deixando aquela sessão tem  algo errado ai, isso faz com que quem está assistindo não perceba alguns detalhes e assim fica mais fácil entender e aceitar o que os acontecimentos. E não se preocupe, se ao terminar você sentir aquela necessidade de querer assistir novamente e perceber tudo aquilo que deixou passar e que estava ali.

Projeto Almanaque

projetoalmanaquetop

Um grupo de jovens encontra um projeto para construir uma maquina do tempo, ao fazer, eles usam esta viagem para beneficio próprio, e como já vimos em vários filmes, isto não terminará bem. Clichê? Sim, e em vários momentos já ficamos com aquela sessão de já ter visto isso antes, e não foi preciso construir uma maquina do tempo. Mas o que faz este filme ser um filme divertido é o fato dele não querer ser original, ele é aquele tipo de filme sem pretensões de querer mostrar algo novo, que você quer sentar e curtir em um dia de chuva ou quando se está com uma turma de amigos. É um filme simples, com linguagem simples que pode agrada aos mais nerds, como também a galera do fundão. Acredito que as atitudes dos adolescentes sejam exatamente igual a de qualquer pessoa se tivesse a oportunidade de viajar em uma máquina do tempo. Quem não adoraria ir naquele show que você nunca teve a oportunidade? Ou refazer/reviver aquele momento que você sempre sonhou? Mas assista ao filme, e se pergunte: será que valeria a pena?

 

Te Amarei Para Sempre.

Te-Amarei-Para-Sempre1

Aqui temos a Rachel McAdams novamente se relacionando com um viajante do tempo, porém ao contrário de “Questão do tempo” este filme para quem gosta mesmo de romance. Eric Bana interpreta Henry, ele tem uma modificação genética que faz com ele viaje no tempo, sem que ele possa controlar para onde ou quando ir. e quando ele viaja para o campo onde Clare, tem apenas 6 anos e lhe conta como será o futuro dele, e assim ela ajudará a controlar o seu futuro. As cenas que o Bana vai desaparecendo você já começa se perguntar para onde ele vai agora? E nunca sabe qual Henry você está vendo na tela, se é o do passado, do presente ou do futuro, só depois você começa a perceber algumas alterações físicas, como um corte de cabelo ou um rosto mais envelhecido. As interpretações são ótimas e o filme consegue ser bonito, tanto visualmente quanto com uma história que convence.

 

Looper – Assassinos do Futuro.

2_Looper-18-9-02-600x313

Em 2044 a viagem no tempo já terá sido inventada e por ser considerada perigosa demais, mas foi proibida, continua sendo usado apenas pela máfia, que para se livrar dos corpos envia par ao passado para que possa ser eliminadas sem deixar rastros. Essas pessoas que fazem o trabalhar de eliminar e sumir com os corpos são chamados de Looper. Joseph Gordon-Levitt é um Looper, e quando é sua versão do futuro, interpretado pelo Bruce Willis, é o seu próximo alvo, ele comete o deslize de não fazer o serviço. E precisa então caça-lo e terminar antes de ser capturado pela agencia. Levitt está ótimo aqui, quando ele está sozinho você vê que ele está interpretado uma versão do Willians mais jovem, com um pouco de maquiagem e com expressões e características bastante famosas, é possível aceitar que eles são as mesmas pessoas, porém, ao contrário das interpretações, acho que esta história “viajou” de mais quando o futuro de todos está em apenas uma criança.

 

De Volta Para o Futuro

devoltafuturo

Dispensa apresentações, tenho certeza que todos em algum momento já assistiram este filme, na sessão da tarde. E também no ano passado comemorou-se no 21/10/2015 o dia do futuro, que é o dia que o Marty McFly e o Doc Brown vieram para o futuro. Uma das melhores trilogias já lançada no cinema, em que tudo funciona, o humor, a aventura, a ação, o romance, a ficção cientifica, e inúmeras outras coisas, fora que há um dos vilões mais bem construídos e com as histórias muito bem amarradas, em que o primeiro e segundo filme se encontram. Dificilmente o cinema conhecerá filmes tão bons e que serão tão memoráveis quanto estes. Se você não sabe do que eu estou falando, está na hora de você conhecer um dos melhores filmes já lançado na história do cinema.

Efeito Borboleta.

19536216_20131126225519387

Talvez um dos únicos filmes que a crítica e público gostaram do Ashton Kutcher, e não tem porque não gostar, ele está muito bem, assim como todo elenco. Kutcher interpreta Evan, que quando adulto tenta esquecer sua infância, e ao começar a fazer a regressão ele consegue voltar no corpo de criança e mudar alguns dos acontecimentos. Porém ao fazer isso ele também muda todo o seu futuro. Um filme excelente, com ótimo elenco, uma história bem construída e que faz com que a cada momento uma nova surpresa aconteça, a trilha sonora é muito boa, e faz muito bem o trabalho de um filme de viagem no tempo, é lógico que como todos os filmes do gênero ele possui alguns furos, mas nada que consiga estragar uma boa diversão.

Estes são alguns dos vários filmes para quem gosta de filmes com viagem no tempo. Existem vários outros filmes tão bons que merecem ser visto. Entre eles temos “12 Macacos” que temos Bruce Willians em um suspense psicológico bem interessante e por ter o Brad Pitt pirado faz com que o filme funcione muito bem. “Donnie Darko” que até hoje não sei muito bem o que aconteceu, mas que tem uma possível viagem no tempo e um ótimo suspense e merece uma chance. “Déjà vu” um filme para quem gosta do estilo policial e com ótima interpretação do Denzel Washington. Tem o romance “A Casa do Lago” que, na minha opinião, é um dos melhores filmes de romance já lançado, e não poderia deixar de mencionar Woody Allen com o seu incrível “Meia noite em Paris” que além de ter um ótimo elenco é um grande estudo sobre a arte e os artistas franceses do passado.

—————————————————————————————————-

Rafael Mayrink
Rafael Mayrink

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: