UNITED STATES - DECEMBER 12: TWIN PEAKS - Gallery - Season One - 12/12/89, Homecoming queen Laura Palmer is found dead, washed up on a riverbank wrapped in plastic sheeting. FBI Special Agent Dale Cooper (Kyle MacLaughlin) is called in to investigate the gruesome murder in the small Northwestern town of Twin Peaks. Sherilyn Fenn stars as Audrey Horne, the teenage daughter of a wealthy businessman. , (Photo by ABC Photo Archives/ABC via Getty Images)

Por Renato Alves

Quem matou Laura Palmer? Com essa pergunta base como fonte da sinopse da trama e com total afinidade a novela Vale Tudo da Rede Globo – que parou o Brasil para descobrir quem matou Odete Roitman – se inicia a trama da clássica série Twin Peaks. Invenção Cult de do diretor David Lynch e Mark Frost a série se tornou símbolo de uma geração e até hoje mexe com a mente de alguns. Prova disso é que a nova trama, 25 anos depois está sendo produzida e será lançada no ano que vem.

O cineasta é conhecido por suas obras insanas (“Cidade dos Sonhos”) e pela riqueza e loucura racional de seus personagens. Nada para o diretor precisa ser explicado ou facilitado para o público. E em Twin Peaks tudo isso é colocado ao nível mais exagerado.
O sucesso não foi maior devido a enorme pressão dos produtores para desvendar na metade da segunda temporada, quem era o assassino. A partir dessa revelação foi complicado segurar o sucesso da série, que acabou se perdendo no final.

twin_peaks_11

A trama possui romance, clima noir, reviravolta e muita alegria e dor ao mesmo tempo.
Porém, apesar de alguns equívocos na segunda temporada, depois da revelação do assassino, o episódio final, mesmo sem agradar a todos, representa tudo o que o diretor ama: LOUCURA, INSANIDADE, MAGIA E FANTASIA.

Todos os personagens, inclusive Laura Palmer, que parecia um símbolo da pureza da cidade, vão se apresentando como pessoas com desejos e segredos escondidos. E na pacata cidade em que todos eram inocentes, todos podem ser culpados. De tudo. Da vida insana da protagonista e inclusive de sua morte.

Twin Peaks é a prova de que os produtos não sabem, muitas vezes, a joia que possuem nas mãos. Ao exigirem que o assassino fosse revelado estragaram tudo e perderam a chance de entrarem para a história com uma pergunta que nunca deveria ter sido respondida. A cena final da segunda temporada que quase todos ODIARAM. Particularmente AMEI. Nem tudo precisa ser explicado ao público. O charme da sétima arte e da arte de uma forma geral, está no que nunca é dito e sim sentido.

arsenicum-red-room-snezhana-georgieva

Quem precisaria saber QUEM MATOU LAURA PALMER?

Numa última linha de construção para a trama o diretor dirigiu o filme OS ÚLTIMOS DIAS DE LAURA PALMER. O longa-metragem nos apresenta como foram e como viveu a vítima do famoso crime. Aqui praticamente todos personagens da série reaparecem numa linha cronológica e tensa para nos ajudar a entender como viveu a “heroína” Laura Palmer. Que de heroína, aviso, não tinha nada.
Imperdível o filme, a série e os personagens.
E quando for assistir a série separe: um pedaço de torta e uma boa xícara de café. Esses são os dois protagonistas da série.

Sinopse – A misteriosa morte de Laura Palmer na pacata cidade de Twin Peaks dá início a uma série de problemas ao agente do FBI Dale Cooper e ao xerife Harry Truman. Eles são os responsáveis pela investigação do crime e acabam percebendo que várias pessoas da cidade estão envolvidas e que segredos obscuros estão por trás do caso.


11229691_875059512549042_7588236246833121452_n-300x300

Renato Alves

7 thoughts on “TWIN PEAKS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: