TOP 8 FILMES SOBRE FOTÓGRAFO

Por Eduardo Pepe

 

No dia 8 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Fotografia. A data celebra o profissional de uma das maiores invenções da era moderna que transformou a comunicação desde o século XX. Separamos oito filmes que de uma forma ou de outra mostram o papel e a humanidade do fotografo na sociedade.

8- Blow Up – Depois Daquele Beijo (1967)

@Divulgação

O clássico de Michelangelo Antonioni é um retrato ácido e misterioso da classe média e artística. Na trama, um fotógrafo de moda (David Hemmings) decide fotografar um casal misterioso em um parque. Quando revela os negativos, acredita ter fotografado um assassinato. Ele acaba se envolvendo na investigação desse suposto assassinato enquanto se interessa por uma mulher (Vanessa Redgrave) que com certeza tem alguma coisa a ver com esse possível crime.

7- O Sal da Terra (2014)

@Divulgação Imovision

Belíssimo documentário que faz um retrato comovente da carreira, das viagens e das temáticas da obra do famoso fotografo brasileiro Sebastião Salgado.

6- As Pontes de Madison (1995)

@Divulgação Warner Bros

Clássico e inesquecível romance dirigido por Clint Eastwood, que estrela o filme ao lado de Meryl Streep. Ele é um fotógrafo de passagem à trabalho pela cidade dela, que passa ajuda-lo a conhecer o lugar. Eles acabam se apaixonando, o problema é que ela é uma dona de casa casada e mãe de dois filhos. Pela atuação, uma das melhores da carreira de Meryl Streep, ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

5- Real Beleza (2015)

@Divulgação Elo Company

Nesse romance adulto sofisticado,  João (Vladmir Brichta) é um fotógrafo que procura uma nova modelo para relançar a sua carreira. Ele parte para o sul do Brasil, onde fotografa dezenas de adolescentes até que acha a tal jovem especial que procurava. Entretanto, o pai da menina se opõe que ela siga a carreira de modelo. Ele não desiste fácil e vai atrás a casa da jovem em um interior afastado. Lá, ele se encanta com a mãe da jovem (interpretada por Adriana Esteves).

4- A Maleta Mexicana (2011)

@Divulgação

Um importante registro histórico da recuperação de 4 mil e 500 negativos de famosos fotógrafos de guerra de diferentes países; Alemanha, Polônia e Hungria. Cada um a sua forma lutaram contra o fascismo e reinventaram a profissão do fotojornalismo. O documentário, além de contar as trajetórias de cada profissional e do contexto, apresenta mais de 300 das imagens encontradas.

3- Mil Vezes Boa Noite (2013)

@Divulgação Europa Filmes

A grande Juliette Binoche interpreta uma consagrada fotógrafa de guerra que se vê obrigada a escolher entre a profissão e sua família que não aguenta mais vê-la arriscar sua vida por causa de seu trabalho.

2- Janela Indiscreta (1954)

@Divulgação

Em um dos filmes mais aclamados e queridos de Hitchcock, um fotógrafo profissional (James Stewart) está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna. Como não tem muito o que fazer, ele observa a vida dos seus vizinhos. Em um dia, ele acaba vendo alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido. O clássico filme foi indicado a 4 Oscar, incluindo Melhor Direção.

1- Annie Leibovitz: A Vida Através das Lentes (2008)

@Divulgação Imagem Filmes

O documentário acompanha a história de Annie Leibovitz, que é um dos nomes mais famosos no ramo da fotografia recente. A fotógrafa retrata tanto o glamour em revistas de moda e comportamento como expôs os horrores das guerras. O documentário mostra seu processo de sua criação artística assim como sua relação com a fama e a vida pessoal.

—————————————————————————————————————————–

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: