TOP 8 FILMES QUE ABORDAM RELIGIÃO

Por Geofry Hanney

 

Top 8: a religião e sua abordagem no cinema.

 

Não é novidade que a religião seja uma das formas como ferramenta mais usadas no ramo da sétima arte hoje em dia. Partindo deste ponto, podemos enxerga-la de diversos pontos de vista em meio a grandes mudanças ocorridas em cenários, atuais ou de época, estudo de personagens e outros elementos.  Aqui vai uma lista com oito filmes essenciais para você ir mais adentro no tema:

 

8- O Nevoeiro (2007)

@O Nevoeiro 2007

Baseado em um dos contos mais extensos do Stephen King e dirigido por Frank Darabont, O Nevoeiro mostra como o ser humano pode se comportar irracionalmente em momentos de pânico e desespero, sendo impossível não voltar os olhos para a fanática religiosa, interpretada pela Marcia Gay Harden, que quer fazer todos acreditarem que o nevoeiro é algo enviado por deus para que todos se arrependam e aceitem o fim. O filme ainda conta com um dos finais mais cruéis já feitos no cinema.

 

7- Os Últimos Passos de um Homem (1995)

@Os Últimos Passos de um Homem (1995)

Um ótimo drama, com uma narrativa pesada e que levanta aquele velho questionamento: “Você é a favor ou contra a pena de morte?”. Susan Sarandon interpreta uma freira que recebe uma carta de um prisioneiro condenado e tem dúvidas sobre as provas do crime. A partir disto, ela decide se tornar sua conselheira espiritual e defensora. Susan venceu sua última indicação ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme.

 

6- Até o último homem (2016)

@Até o último homem (2016)

O filme pode ter uma abordagem religiosa que talvez te deixe na tangente da dúvida, mas de modo algum foi um filme feito para agradar os cristãos. A história vai muito mais além disso e te transporta para o cenário catastrófico da Segunda Guerra Mundial em meio aos valores de integridade de Desmond T. Doss (Andrew Garfield) que se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado.

 

5- As Aventuras de Pi (2011)

@As Aventuras de Pi (2011)

Dirigido por Ang Lee e baseado em um roteiro adaptado por David Magee, Life of Pi conta a história de um garoto que se vê apegado a três diferentes religiões (cristã, muçulmana e hinduísta) ao mesmo tempo devido a circunstâncias e rumo em que sua vida se encontra. O filme recebeu onze indicações ao Oscar pela sua trama cativante e efeitos visuais que refletem em uma aventura sensível e poética.

 

4- Ondas do Destino (1996)

@ Ondas do Destino (1996)

Quando se trata de Lars Von Trier, é impossível não enxergar as mensagens metafóricas e enigmáticas que ele deixa em suas obras. Emily Watson interpreta uma mulher com uma leve deficiência mental que descobre o sexo, se torna enlouquecida pelo marido, em uma relação intensa, e que se vê envolvida há consequências sofridas após o mesmo sofrer um acidente em que o deixa tetraplégico. Depois disso, seu marido passa a pedir para que ela transe com outros homens e volte para dizer como foi a experiência, algo que reflete em todo um cenário de pessoas conservadoras e religiosas, que vivem no norte da Escócia. Emily Watson foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela a intensa honestidade de sua interpretação.

 

3- Mother! (2017)

@Mãe! (2017)

E por falar em enigmático, esse é um dos filmes mais recentes em que a metáfora e o simbolismo se misturam, algo com que talvez faça dessa mais nova obra cult “não assistível” para qualquer um.  O filme é sobre uma mulher que pensa que terá um final de semana tranquilo com o marido em casa. Porém, começam a chegar diversos convidados na residência dos dois, fazendo com que o casamento deles seja testado das mais variadas maneiras. Darren Aronofsky nos transporta para um cenário envolto de referências à bíblia, estudo das relações interpessoais e delírios de uma mulher que se vê ameaçada por outras pessoas.

 

2- Dogma (1999)

@Dogma (1999)

Ben Affleck e Matt Damon interpretam dois anjos que foram expulsos do céu e que querem retornar a qualquer custo. Além disso, eles têm um plano: cruzar o portal de uma igreja em Nova Jérsia para, absolvidos de seus pecados, poderem retornar ao paraíso. O filme é uma sátira sensacional, com personagens engraçados que podem te fazer refletir sobre a loucura e o catastrófico, com uma pegada de humor negro que o deixa ainda mais genial. Original e divertido.

 

1- Sangue negro (2007)

@Sangue Negro 2007

Paul Thomas Anderson é um dos melhores cineastas em atividade em Hollywood. Daniel Day Lewis interpreta um prospector de petróleo americano que para conseguir autorização de cavar em uma potencial cidade com petróleo, precisa passar por exigências de um padre (Paul Dano). O filme tem uma das cenas mais memoráveis já feitas nos últimos anos, com uma abordagem religiosa que até seja comum se deparar hoje em dia, mas se torna brilhante pela fantástica interpretação de Day Lewis e Dano.

——————————————————————————————————————

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: