TOP 8 FILMES DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por Eduardo Pepe

 

No dia 8 de março se comemora o dia Internacional da Mulher. Em um contexto de mulheres pedindo mais protagonismo no cinema e denunciando assédios e abusos sexuais, essa data ganha ainda mais significado. Por isso, quando se fala em cinema é importante destacar a importância de filmes que colocam mulheres no centro e como donas de si e plurais.

Destaco aqui 8 filmes de diversos gêneros e épocas que tem protagonismo feminino e marcaram o cinema. Em todos os casos, claro, é notório o trabalho das atrizes para compor essas personagens marcantes.

 

8 – Mad Max: Estrada da Fúria

@Mad Max Estrada da Fúria

Uma das personagens recentes mais emblemáticas da busca por melhores papéis femininos em Holywood é o de Charlize Theron no último filme da franquia Mad Max. O filme de ação apocalíptico ficou famoso com Mel Gibson no papel principal e na nova versão foi interpretado por Tom Hardy, mas quem roubou mesmo a cena foi Theron com uma heroína que praticamente roubou o filme para si. O longa ganhou 6 Oscar de 10 indicações, que incluíram Melhor Filme e Direção.

 

7 – Nascida Ontem

@Nascida Ontem

Essa clássica comédia brinca com o estereotipo da loira burra para abordar uma mulher que a partir do estudo se empodera tanto intelectualmente quanto em seu relacionamento conjugal. Melhor papel da carreira de Judy Holiday, que brilha com humor e inteligência na atuação que lhe rendeu um Oscar.

 

6 – Fargo – Uma Comédia de Erros

@Fargo

No meio de tanta ignorância e brutalidade existe uma policial do bem, mas longe de ser idiota que fará de tudo para resolver os casos de criminalidade da cidade. Pelo papel caipira e quase ingênuo, Frances McDormand ganhou seu primeiro Oscar por conseguir fugir de estereótipos e injetar naturalidade a personagem.

 

5 – Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

@Erin Brockovitch

O papel mais famoso da carreira de Julia Roberts pode ser o em ‘Uma Linda Mulher’, mas seu melhor trabalho é certamente nessa inspirada cinebiografia de uma mulher que trabalhando em um escritório de advocacia ajuda a desmascarar uma empresa que estava causando doenças graves a toda uma comunidade. No papel título, Roberts injeta todo seu carisma, humor e presença de cena para compor uma mulher independente que se vira para conseguir criar os filhos, mas sem nunca abrir mão de seus valores. Ela ganhou o Oscar pelo trabalho.

 

4 – Aquarius

@Aquarius

Existem vários filmes nacionais recentes que são notáveis de bons personagens femininos, como “Que Horas Ela Volta?” e “Como Nossos Pais”, mas “Aquarius” se destaca ao construir uma personagem feminina fortíssima que em última instância representa a resistência do povo brasileiro em um contexto de corrupção e especulação imobiliária. Como mãe, mulher, jornalista e dona de si, a Clara vinda a partir da grande interpretação de Sonia Braga é uma das mais significativas personagens da história do cinema recente.

 

3 – A Cor Púrpura

@A Cor Púrpura

O clássico filme de Steven Spielberg enfoca a luta do povo negro dando total protagonismo a luta das mulheres. Dentre fortes interpretações de Margaret Avery e Oprah Winfrey em papéis coadjuvantes, a força motriz reside na doce Celie, brilhantemente interpretada por Whoopi Goldberg. À primeira vista, ela pode parecer ingênua, mas com o passar do filme fica claro a sua força e complexidade.

 

2 – Norma Rae

@Norma Rae

Essa trama real sobre operário em greve na exigência de mais direitos é centrada em uma líder do movimento interpretada por Sally Field. A garra da personagem e a força em cena de sua interprete estão entre as mais intensas e bonitas do cinema.

 

1 – E O Vento Levou…

@E O Vento Levou

A atriz Vivien Leigh viveu dois personagens centrais do século XX. Não à toa venceu Oscar por ambos papéis. Trata-se da problemática e à beira de um ataque de nervos Blanche du Bouis de “Uma Rua Chamada Pecado” e essa que talvez seja a personagem feminina mais emblemática do cinema; Scarlet O’Hara. Ela não é uma mocinha convencional, tão pouco está sempre certa em suas atitudes e valores, mas ela é tão moderna e determinada que é impossível não reconhecer sua importância e, em última instância, seu efeito hipnótico. Você pode até não gostar dela, mas certamente quer saber o que ela vai fazer em seguida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: