TOP 8 FILMES DIA DO BEIJO

Por Eduardo Pepe

 

O Dia Internacional do Beijo é comemorado em 13 de abril. A data homenageia, claro, o beijo, um dos gestos de carinho mais populares e comuns entre os seres humanos. Não se sabe exatamente como começou essa data comemorativa, mas há uma lenda italiana que afirma que havia um jovem chamado Enrique Porchelo que era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila.Cansado desses rumores e curioso, o padre da pequena vila ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem italiano. Ninguém apareceu para reclamar o prêmio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália. De acordo com essa lenda, esse ocorrido remonta ao dia 13 de abril de 1882.​​​​​​Independente da origem, o beijo permanece sendo lembrado e comemorado anualmente e, sobretudo na cultura ocidental, é símbolo de carinho e afeto. E por sua importância e popularidade é extremamente comum de ser representado no cinema. Algumas das maiores cenas da história da sétima arte envolvem o beijo. Por isso, em prol da data, selecionamos oito cenas de beijos que marcaram de alguma forma o cinema.

 

8 – Cidade de Deus (2002)

Divulgação Cidade de Deus

Das diversas emblemáticas cenas do clássico de Fernando Meirelles, a mais bonita é justamente a do beijo. Muito disso se deve ao fato de um filme sobre a difícil vida em uma comunidade periférica ao longo de algumas décadas ser tão pesado, eletrizante e sofrido que sobra pouco espaço para cenas mais românticas. A melhor delas serviu justamente para o cartaz internacional do filme: a personagem de Alice Braga, que é o interesse amoroso do protagonista, dá um beijinho na bochecha do personagem de Alexandro Rodrigues numa despretensiosa ida a praia. Ajuda e muito a brilhante fotografia César Charlone que deixa tudo em tons mais fortes, saturados combinando com o clima intenso do filme. Foi indicado a 4 Oscar, incluindo Melhor Direção.

 

7 – Casablanca (1942)

Divulgação Casablanca

Embora seja um dos romances mais famosos de todos os tempos, o filme de Michael Curtiz estrelado por Humphrey Borgat e Ingrid Bergman tem apenas uma cena de beijo entre o casal principal que vive o conflituoso romance proibido que norteia a trama, que se passa no Marrocos durante a Segunda Guerra Mundial. Talvez justamente por isso que o singelo beijo do casal é tão lembrado até hoje. Por isso e pela frase que ela diz: “Me beije como se fosse a última vez”. Venceu 3 Oscar, incluindo Melhor Filme.

 

6 – Homem-Aranha (2002)

Divulgação Homem-Aranha 2

Um exemplo mais recente, mas igualmente notório e conhecido. A cena marcou tanto que se alguém fala “beijo Homem-Aranha” já se sabe exatamente a posição desse beijo: uma das partes de cabeça para baixo e, de preferência, com ambos molhados pegando chuva.

 

5 – Cinema Paradiso (1988)

Cinema Paradiso

O filme conta com várias sequências envolvendo beijo, inclusive, a famosa cena do primeiro beijo entre os personagens de Marco Leonardi e Agnese Nano, mas o que marca mais ainda é quando finalmente é exibido uma cena de beijo no cinema no qual se passa a maior parte do filme. Até então, todas as cenas de beijo eram cortadas antes da exibição para o público da cidade. Venceu o Oscar de Filme Estrangeiro.

 

4 – O Segredo Brokeback Mountain (2006)

Divulgação O Segredo de Brokeback Mountain

Existem algumas cenas de beijo marcantes nesse romance entre cowboys que marcou época e quebrou barreiras, mas a mais lembrada delas é a quando os dois jovens amantes se reencontram depois de muito tempo afastados e, mesmo estando na frente da casa de um deles, não se aguentam e se beijam desesperadamente. Venceu 4 Oscar, incluindo Melhor Direção.

 

3 – Asas (1927)

Divulgação Asas

O primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo exibido no cinema foi no clássico “Asas”, o primeiro longa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. O beijo de despedida entre amigos não tinha uma conotação sexual nesse épico de guerra, mas já foi bem ousado e marcante para a época e até hoje é referência quando se fala na representação do beijo na cultura popular.

 

2 – Domingo Maldito (1971)

Domingo Maldito

Já quando se fala em beijo romântico de verdade entre duas pessoas do mesmo gênero, a referência é esse drama romântico sobre um triângulo amoroso que um escultor forma tendo casos simultâneos com uma operária e um médio. A atriz duas vezes vencedora do Oscar GlendaJackson é a parte feminina do trio e o beijo em questão foi entre Murray Head e Peter Finch. O ousado filme foi um sucesso tendo sido indicado a 4 Oscar, incluindo Melhor Direção para John Schlesinger.

 

1 – A Um Passo da Eternidade (1953)

 

A um passo da Eternidade

Talvez a cena de beijo mais emblemática, imitida e marcante do cinema. Os amantes feitos por Burt Lancaster e Deborah Kerr se beijam erótica e apaixonadamente numa praia de maré intensa. Provavelmente não deve ter sido tão bonito de se fazer quanto é de se ver, mas o clássico de Fred Zinnemann vai bem além dessa cena sendo um dos filmes de guerra mais famosos e fundamentais da história do cinema. Ganhou 8 Oscar, incluindo Melhor Filme e Direção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: