TOP 5 FILMES SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Por Eduardo Pepe 

No dia 27 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. O principal objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos e, para isso, listamos 5 filmes que abordam o assunto sob diferentes vieses.

 

 

Coisas Belas e Sujas, de Stephen Frears, 2002

@Foto Divulgação

Um recepcionista de hotel (Chwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escravidão) percebe que uma privada está entupida devido a um coração. Ele, ao lado da camareira (Audrey Tautou, de O Fabuloso Destino de Amelie Paulain), descobrem então um esquema de troca de órgãos em troca de passaportes falsos. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

 

21 Gramas, de Alejandro Gonzáles Iñarritu, 2003

@Foto Divulgação

Três histórias paralelas contadas de forma não cronológica e sem deixar claro inicialmente a ligação entre elas. Na trama, Sean Penn interpreta um homem muito doente que precisa de um novo coração. Quando ele consegue o transplante, ele então contrata um detetive para descobrir quem foi seu doador. Em paralelo temos uma viúva em profunda depressão (Naomi Watts) e um homem corroído pela culpa (Berenicio Del Toro). Os três atores foram premiados no festival de Veneza por suas grandes interpretações, além de Naomi e Berenicio terem sidos indicados ao Oscar. Sean Penn só não foi, porque no mesmo ano concorreu (e levou) por outro filme: “Sobre Meninos e Lobos”.

 

Mr. Vingança, de Chan-wood Park, 2002

@Foto Divulgação

Uma jovem precisa de um transplante de rim e seu irmão na ausência de doadores compatíveis recorre ao mercado negro, o que gera uma série de desgraças e imprevistos tenebrosos.  

 

Não Me Abandone Jamais, de Mark Romanek, 2010

@Foto Divulgação

Três jovens crescem juntos em um confortável e rígido colégio interno no interior da Inglaterra. Quando eles atingem a maior idade, percebem que na verdade foram criados com para a doação de órgãos. Aqui o tema sai da zona da crítica social do mercado ilegal e vai para um tom beirando a ficção-cientifica.

 

Sete Vidas, de Gabriele Muccino, de 2008

@Foto Divulgação

Possivelmente um dos filmes mais conhecidos sobre o tema, ao lado de “Uma Prova de Amor”, aquele que Cameron Diaz faz uma mãe que tem uma filha de proveta sob medida para fazer transplante para a filha mais velha. Na trama, Will Smith planeja ajudar a vida de 7 desconhecidos, mas acaba se apaixonando por um deles, o que o faz repensar seus planos.    

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: