Top 15 Especial Sandra Bullock

Por Tom CP.

 

Para comemorar o aniversário da querida e extrovertida Sandra Bullock, que fez aniversário recentemente o Cine Com Pipoca traz um especial com os filmes mais inesquecíveis da atriz. Bullock começou a carreira no cinema no final da década de 80 atuando no suspense Os Carrascos (1987). Contudo, a atriz só ficou conhecida pelo grande público na década de 90, quando participou de filmes de ação e aventura como Velocidade Máxima (1994). As comédias românticas também marcaram muito sua carreira nos anos 90, não é à toa que a maioria delas era garantia de salas de cinema lotadas.

Mas encher as salas de cinema não foi suficiente na carreira da atriz. No início da década passada, ela passou a se envolver com mais frequência em projetos mais sérios, como o premiado Crash: No Limite (2004) e mais tarde Sandra protagonizou a comovente história real Um Sonho Possível (2009), no qual ela conquistou um merecido Oscar.

O talento de Sandra Bullock é de família. Filha da alemã e cantora de ópera Helga Meye, a atriz está acostumada desde cedo a lidar com o público. Suas pequenas participações na ópera, ainda quando criança, a ajudaram perceber que era atuar que ela queria.

Já ficou provado que Sandra Bullock é uma atriz de verdade. Ela sabe fazer bem qualquer gênero e personagem. Segue, então, uma lista para relembrar os filmes dessa grande atriz que faz o público rir, se apaixonar, chorar, vibrar, roer as unhas e arrancar os cabelos.

1) Gravidade (2013)

gravidade-5
A Drª Ryan Stone embarcou em uma expedição espacial deixando uma vida despedaçada na terra. Inesperadamente, destroços de um satélite que explodiu no espaço atingem a nave que ela e a equipe estavam, jogando a doutora à deriva no espaço. O que Stone não sabe, é que esse desastre representa na verdade um renascimento de sua vida fragilizada.
A história é devastadora, com imagens chocantes e reais, no entanto, sem dúvida a atuação espetacular de Bullock é o que mais chama a atenção no longa, não é nenhuma surpresa que o filme rendeu a Sandra uma indicação ao Oscar.

 

2) Um Sonho Possível (2009)

20120713010619_VO47G90HTIY5XQJ413SD
Não é a melhor atuação de Bullock, muito menos seu melhor filme, ainda sim a atriz recebeu o Oscar de melhor atriz pelo trabalho no longa. O que foi merecido, porém fica nítido que a academia a prestigiou mais pela grande atriz que é do que pelo que ela fez no filme. Anos mais tarde, em Gravidade, Sandra atuou de forma soberba, contudo não saiu ganhando o Oscar de melhor atriz. Injustiças à parte, Um Sonho Possível, que antes se chamava O Lado Cego (tal como no título original), conta a história real do jovem Michael Oher, que vivia às margens da sociedade e teve a sorte de mudar seu futuro quando Leigh Anne (Bullock), uma mãe de família rica, o adota e passa a ajuda-lo com os estudos e suas necessidades. A história é emocionante e a bondade que Bullock passa, através de sua personagem, é ainda mais cativante.

 

3) Tão Forte e Tão perto (2011)

Tão-Forte-Tão-Perto
Sandra não é o centro nessa sensível história, mas representa um importante papel na trama. Em uma fragilizada Nova York pós 11 de setembro, Oskar Schell, um jovem garoto de 9 anos de idade, sai pelas ruas da cidade em busca de um mistério deixado por seu pai, morto no atentado terrorista. Nessa jornada, o menino encontra sobreviventes da tragédia, assim como ele e a mãe, pessoas que estavam tentando, de alguma forma, retomar a vida. É sem dúvida um filme mais voltado para os americanos, ainda sim, sensibiliza a qualquer um que seja não seja à favor desse ato tão cruel contra a vida.
4) Crash: No Limite (2006)

569756
A bonita (e chocante) história de pessoas que têm suas vidas cruzadas e alteradas, como em um efeito dominó, venceu o Oscar de melhor filme em 2006 e provou para o mundo não são só os grandes estúdios que fazem filmes bons e premiados. O filme aborda diversos temas importantes, como preconceito, e toca não apenas por sua história, mas por uma trilha sonora de primeira. Sandra Bullock é uma das vidas que se chocam no longa. Ela é a esposa mimada e rica de um promotor e tem seu carro roubado por dois assaltantes negros, os quais sofrem o acidente que une todas as pessoas em evidência na história.

 

5) Miss Simpatia (2000)

Miss-Congeniality
Não é preciso nem dizer que Sandra Bullock conquistou mais uma vez o mundo com sua agente do FBI Gracie Hart. Turrona, embrutecida e desastrada, Hart tem o seu maior desafio na vida: se infiltrar entre modelos femininas, em sua grande parte frágeis meninas, para impedir um grupo de cometer um atentado terrorista. Bullock está divertidíssima no longa, que rendeu uma continuação, tão divertida como, em 2005.

 

6) A Proposta (2009)

proposal_2
Nesse grande sucesso do cinema, Bullock faz o papel de uma chefe linha dura em uma empresa nos Estados Unidos. O que ela não esperava era que seu visto americano estava com os dias contados e ela seria deportada para casa, no Canadá. Contudo, antes que esse desastre acontecesse, Margaret Tate (Bullock) obriga um de seus funcionários, Andrew Paxton (Ryan Reynolds), a se casar com ela para que ela pudesse permanecer nos EUA e consequentemente com seu emprego. Nem precisa dizer que isso gera uma grande confusão e Bullock mais uma vez faz o que é o seu melhor: divertir o público. A química da atriz com o mediano Reynolds é ótima, o que faz essa divertida comédia romântica valer cada segundo. O filme ainda conta com a participação da sempre bem humorada Betty White, na pele da avó de Tate.

7) A Casa no Lago (2006)

lake-house
Remake do oriental Tarde Demais para Esquecer (1957), A Casa Do Lago é um filme que mata saudade dos romances de Bullock dos anos 90 e não é apenas isso. O filme também fica marcado por juntar novamente um casal que fez muito sucesso na década anterior ao lançamento deste longa. Keanu Reeves protagonizou Velocidade Máxima com a atriz em 94 e retorna de forma nostálgica em 2006 para essa romântica e mágica história de amor. A trama acompanha de forma separada a vida da médica Kate Forster (Bullock) e do arquiteto frustrado Alex Wyler (Reeves). Kate se muda para uma casa no lago, na qual Alex morou anos antes. Misteriosamente eles começam a se comunicar através da caixa de correio da casa, e, para a surpresa deles, não era apenas a distância física que os separava, mas também a temporal. Nasce então uma incrível e mágica história de amor.

 

8) Velocidade Máxima (1994)

maxresdefault
Annie (Sandra Bullock) acreditou que estava com sorte quando quase perdeu o ônibus em um certo dia, porém, para sua infelicidade, havia uma bomba naquele ônibus desgovernado. O filme é adrenalina pura e Sandra Bullock mostra que também é boa com filmes de ação. Outro grande nome no elenco é Keanu Reeves, um jovem policial que tenta evitar que a bomba exploda em algum lugar populoso da cidade, além de, claro, retirar os passageiros daquele ônibus. O filme rendeu uma sequência marítima em 1997, que trouxe de volta apenas Sandra como protagonista.

 

9) 28 dias (2000)

19904445
A colunista de um jornal Gwen Cummings (Bullock) chega ao fundo do poço depois de arruinar o casamento da irmã e é forçada a se internar em uma clinica de reabilitação para drogados e alcoólatras. Lá, a adaptação se torna muito difícil, pois para alguém que nunca teve limites e sempre levou a vida de forma selvagem, viver em um local cheio de regras e horários se torna um verdadeiro pesadelo. A atuação da atriz é comovente ao ponto que machuca vê-la aos pedaços tentando sobreviver.

 

10) Tempo de Matar (1996)

atime
Com uma história estarrecedora, o filme chama a atenção também pelas atuações. Em primeiro lugar a de Samuel L. Jackson, que interpreta o pai de uma menina que foi estuprada e espancada por dois homens brancos e decide fazer justiça com as próprias mãos. Também vale mencionar a excelente atuação de Matthew McConaughey e Sandra Bullock, advogado do personagem de Jackson e a estudante de direito que o ajuda no caso. O filme coloca em discussão a questão do preconceito racial e tem um final emocionante.

11) Enquanto você dormia (1995)

2748670
As comédias românticas de Bullock sempre arrastaram uma legião de pessoas, em especial mulheres, para os cinemas. Sem dúvida Enquanto Você Dormia é um dos filmes mais inesquecíveis da atriz. Com uma trilha sonora deliciosa e uma história cativante, Bullock interpreta a funcionária de um guichê da plataforma de trem que vê todos os dias o bonitão Peter (Peter Gallagher) e suspira, imaginando como seria viver ao lado dele. Certo dia, o homem é assaltado e cai nos trilhos, ela o salva e o leva para o hospital, onde é confundida com a noiva dele e não consegue desmentir o mal entendido, que se torna uma confusão cada vez maior. Bullock está divertidíssima no longa, que acaba agradando não apenas quem gosta de romances.

 

12) Confidencial (2006)

18756434
O filme conta a história de Truman Capote (interpretado aqui por Toby Jones), o qual realiza uma pesquisa para escrever seu primeiro livro não ficcional, baseado no assassinato de quatro pessoas, ocorrido em uma pequena cidade. Em suas pesquisas, ele mantém contato com os assassinos que estão presos e aguardando julgamento. Sandra Bullock é Nelle Harper Lee, amiga de Capote que viaja com ele até o interior para pesquisar sobre a história. Em 2005 a vida de Capote também ganhou um filme, estrelado inclusive pelo saudoso Philip Seymour Hoffman, e apesar dos dois longas terem abordado a mesma história, Confidencial é mais independente e belo.

 

13) Um Sonho, dois amores (1993)

a0212807_21191139
O penúltimo filme do ator River Phoenix, que morreu no ano de lançamento do filme, mostra a história de quatro jovens cantores de música country em busca de fama e reconhecimento em Nashville, eles vivem aventuras e paixões no coração da música country. A personagem de Sandra Bullock é a amiga da namorada do personagem de Phoenix e compôs a canção do filme “Heaven Knock on my Door”. Está ai a Sandrinha mostrando sua versatilidade desde o início.

 

14) Carrascos (1987)

41xVertVwOL._SX940_
O primeiro filme da carreira de Sandra Bullock conta a história de Danny Greene (Keith Bogart), um garoto de dezesseis anos, cujo o pai, Rob (Rick Washburne), um agente da CIA que infiltra-se em uma organização terrorista, para prendê-los e evitar que eles cometessem algum crime. Só que tudo dá errado e Danny e a amiga dele, Lisa (Sandra Bullock), também passam a ser perseguidos pelos “Carrascos”, como se denominam os terroristas.

 

15) As Bem-Armadas (2013)

As-bem-armadas-2
Sandra Bullock reprisa aqui o mesmo papel de Miss Simpatia, o que já não faz desse filme um projeto tão novo. Bullock se une a Melissa McCarthy e juntas, as duas agentes especiais do FBI, precisam identificar o chefão do narcotráfico. Apesar da história ser batida e das piadas serem fracas, é nítido o esforço das duas protagonistas para fazerem o filme dar certo e, mesmo que não tenha dado (não por culpa delas), o filme acaba divertindo.

 

*Como 15 filmes não foram suficientes para nossa lista adicionamos mais 3 Filmes de Bônus para fecharmos nosso Especial Sandra Bullock.

 

Bônus: 3 filmes :

 

Minions (2015)

cena-de-minions-1435125041219_956x500
Sandra empresta a voz para a antagonista da animação que é um spin-off da franquia Meu Malvado Favorito (2010). Apesar do filme não ter sido bem aceito pelos críticos, os quais alegam que os Minions funcionavam melhor como elementos atenuantes das tensões e malvadezas de seus filmes originários, é inegável que essas bananas saltitantes vieram para conquistar (ou torturar àqueles que não gostam) o mundo. O sucesso é inegável!

Da Magia a Sedução (1998)

h1
O filme de romance e mistério, na verdade mostra a força da união entre duas irmãs, bruxas, vividas por Sandra Bullock e Nicole Kidman, que possuem uma maldição na família. Nenhuma mulher da família delas pode se relacionar com um homem, sem que ele seja morto pela maldição. Elas então usam magia para reverter essa maldição história, mas acabam libertando uma força das trevas. Para quem gosta de histórias mais sombrias e de fantasia, o filme agrada, e ele também tem chance de agradar àqueles que gostam de um romance.

Quando o Amor Acontece (1998)

7663_view

Romance dramático que aborda acima de tudo as perdas, Quando o Amor Acontece expõe logo de início Birdee Calvert (Bullock) perdendo o marido em rede nacional para sua melhor amiga. Ela tem que lidar com aquilo, mas foge para a casa da mãe, com sua filha criança. Chegando lá, Birdee percebe que nada é mais o mesmo, sua beleza, que em tempos de colégio a fazia ter vantagens sobre as demais pessoas, não representava mais nada. A perda da juventude é outro problema que a mulher precisa aprender a lidar. Com a ajuda de sua mãe, Ramona Calvert (a animada Gena Rowlands), Birdee se reergue e recomeça sua vida.
Curiosidade:
Filmes dublados são ruins, pois perdem a atuação vocal do ator e muitas das vezes não transmitem verdadeiramente piadas ou expressões que são ditas na versão original (para atenuar a cena ou simplesmente porque existem palavras e expressões intraduzíveis). Apesar disso, a dubladora da atriz Sandra Bullock é memorável! Para quem cresceu vendo sessão da tarde, o vídeo abaixo vai matar a saudade:

 

 

———————————————————————————————————————–

TOM CP
TOM CP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: