The Blue Bird | O Pássaro Azul (1940)

Continuando nossas indicações de filmes inesquecíveis para dezembro. Hoje o filme escolhido é “O Pássaro Azul”.

z1

Um filme de 1940, sendo produzido pela Twentieth Century Fox. É um clássico que se  baseá na peça do belga Maurice Maeterlinck, escrito originalmente em francês com o título L’Oiseau Bleu. Estrelado por Shirley Temple, Gale Sondergaard, Eddie Collins, Helen Ericson. O filme fracassou nas bilheterias, mas isso não mancha a carreira de grande estrela-mirim de Shirley Temple. Na minha opinião é um filme fantástico!

z2 z3 z4

z5

O diretor Walter Lang consegue conservar a ingenuidade e fantasia necessárias para agradar as crianças. A fotografia e os Efeitos Visuais são um prato cheio para os adultos que gostam do gênero. Este filme conta inclusive com uma sequência de passagem das cenas em preto e branco para o Technicolor mágico. Assim, quando Mytyl (Shirley) e Tyltyl (Johnny Russel) são acordados pela fada, é como se eles entrassem um mundo magico e colorido, os cenários são maravilhosos.

z1z6 z8

O filme foi considerado a resposta da FOX para o filme produzido pela MGM, “O Mágico de Oz” (1939). Mas ele acabou sendo um fracasso de bilheteria e marcou o fim do sucesso incontestável de Shirley Temple. O público não aceitou ver Shirley interpretando uma personagem desagradável. O produtor Darryl F. Zanuck decidiu fazer este filme depois do sucesso de “O Mágico de Oz”, achando que filmes fantasia para crianças fossem populares. Mas com a Segunda Guerra Mundial se aproximando, as pessoas não estavam interessadas nesses tipos de filme.

z9 z10 z11 z12

Mytyl (Shirley Temple) é uma menina mal humorada e que não dá valor à família que tem e aos amigos. Ela captura um pássaro e o prende em uma gaiola. Até que ela e seu irmão Tytyl (Johnny Russell) recebem com pesar a notícia de que o pai irá para a guerra e ficam tristes. Até então seu mundo é preto e branco. Até que ela recebe a visita da fada Berylune (Jessie Ralph), que diz que eles precisam encontrar o pássaro azul da felicidade, que pode estar no passado, presente ou no futuro, e com a ajuda de Luz (Helen Ericson), juntamente com a gata Tylette e o cachorro Tylo, agora transformados em gente, eles partem em busca do pássaro lendário. No passado eles reencontram os avós já falecidos, no presente eles são adotados por uma família rica, e no futuro eles veem a irmã que ainda terão.

_____________________________________________________________________

z33

Igor Quadros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: