Suntuoso em Dezembro | Fantasia (1940)

Minha indicação de filme para dezembro, dessa vez é um clássico infantil ” Fantasia “(1940). Um dos meus filmes da Disney favorito. É o terceiro filme de animação dos estúdios Disney e consiste de oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas. A trilha musical desse filme é um show a parte. Inicialmente Walt Disney planejava apenas produzir “O Aprendiz de Feiticeiro”, como curta-metragem isolado. Entretanto, os custos para a produção do curta seriam tão altos que Disney aceitou o conselho dado por Leopold Stokowski para que fizesse um longa-metragem composto por diversos curtas de mesmo estilo, de forma a compensar os altos custos de sua produção.

z2

Mesclando as grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. São as seguintes composições que fazem do filme: “Toccata e Fuga em Ré Menor”, de Johann Sebastian Bach; “Suíte Quebra-Nozes”, de Peter Llich Tchaikovsky; “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; “Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky; “Sinfonia Pastoral”, de Ludwing Van Beethoven; “Dança das Horas”, de Almicare Ponchielli; “Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky; e “Ave Maria”, de Franz Schubert.

z4 z5 z6 z7

“Fantasia” praticamente não tem diálogos e talvez seja por isso que os nomes dos personagens, como Mademoiselle Upanova, costumam não ser muito conhecidos. Outros nomes pouco conhecidos de personagens são: Hyacinth Hippo, Ben Ali Gator, Peter Pegasus, Jacchus e, por fim, o nome do poderoso feiticeiro, Yensid (se você não consegue entender o nome, tente lê-lo de trás para frente).

z8 z9 z10 z11

Devido a Segunda Guerra Mundial, aos altos custos e à impossibilidade de usar o Fantasound em cada sessão do filme, Fantasia não conseguiu recuperar o investimento nas bilheterias. “Não me arrependo de ter feito isso”, disse Walt, em 1951. E em meados dos anos cinquenta, já consciente do valor artístico do filme, ele descobriu um novo jeito de exibi-lo: na televisão. Assim, Walt pôde apresentar diferentes sequências de “Fantasia”, como “O Aprendiz de Feiticeiro”, “Uma Noite no Monte Calvo” e “Sinfonia Pastoral”.

z12 z13 z14 z15

Para destacar o apogeu artístico atingido por Mickey, a luxuosa estreia de “Fantasia” aconteceu no cinema Colony, o mesmo onde 12 anos antes Mickey havia feito a sua estreia com O Vapor Willie. Em apenas 12 anos, Mickey foi de um barco em preto e branco às alturas do Monte Olimpo.

z1z3z16

Décadas à frente de seu tempo, Fantasia continua sendo uma das referências em animação da Disney. Walt resumiu Fantasia de uma maneira bastante simples: “Talvez Bach e Beethoven sejam estranhos companheiros para o Mickey Mouse, mas foi uma experiência muito divertida”.

z17

z18

z19

Prêmios e indicações

Oscar 1942 
Ganhador de dois Oscars honorários, em virtude do trabalho inovador feito no filme.
New York Film Critics Circle Awards 1940 (EUA)
Prêmio Especial do festival entregue a Walt Disney.
______________________________________________________________________
z33

Igor Quadros 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: