Suntuoso em Dezembro | …E o Vento Levou (1939)

Faltando exatamente um mês para o Natal! O “Curiosidades Clássicas”, inicia os especiais de final de ano. Com assuntos, temas, filmes que são a cara do período natalino, sem duvida transmite toda a magia da época. Obras encantadoras para tornar ainda mais especial a época mais festiva do ano. Dezembro se tornou um mês típico em que várias pessoas assistem filmes com a temática natalina e épicos. Os filmes de Natal quase se tornaram um gênero cinematográfico, com dezenas de opções para todos os gostos, para crianças e para adultos.

Eu tinha 8 anos de idade quando assistir pela primeira vez, grande responsável pela minha paixão pelo cinema, é o filme da minha vida. É com grande satisfação que faço a postagem de hoje “Suntuoso em Dezembro”.

z1

z10

Entrou em cartaz em 15 de dezembro de 1939 em Atlanta, na Geórgia, arrecadou mais de 400 milhões de dólares em todo o mundo, valor inimaginável para a época. “Eo vento levou”, completa em 2015, 76 anos. A história de Scarlett O’Hara durante a conturbada Guerra de Secessão, recebeu 10 estatuetas do Oscar, incluindo o primeiro prêmio da Academia para uma mulher afro-americana, Hattie McDaniel, vencedora na categoria atriz coadjuvante pelo papel da empregada Mammy.

z1

O filme foi baseado no romance homônimo de 1936 escrito pela norte-americana Margaret Mitchell, o único que ela publicou em vida. Sucesso absoluto de vendas, o livro transformou Margaret Mitchell numa celebridade de Atlanta, no estado da Geórgia.

z26

Em apenas seis meses, um milhão de cópias foram vendidas nos Estados Unidos. A obra foi, ao longo do tempo, traduzida para 32 línguas. Até hoje, são vendidas cerca de 80 mil cópias do livro de Margaret Mitchell todos os anos. As filmagens de …E o vento levou começaram no dia 1º de janeiro de 1939 e terminaram no dia 1º de julho do mesmo ano.

z2

z9

z18 z19 z20

z11

Apesar de ter perdido o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original para O Mágico de Oz, Max Steiner ficou conhecido por ter composto a mais longa trilha de um filme americano. São 16 temas divididos em 300 segmentos musicais. O mesmo compositor fez, em 1942, a trilha sonora de Casablanca.

z27

Foram entrevistadas 1.400 atrizes para o papel de Scarlett O’Hara: o maior teste de atrizes da história do cinema! Dessas, 400 foram selecionadas para fazer uma audição. Gastaram-se 92 mil dólares para o penúltimo teste, com as 90 atrizes classificadas. Duas foram escolhidas para a seleção final: Paulette Goddard e Vivien Leigh.

z21

z22

z24

z13

O figurinista Walter Plunkett tinha um orçamento de 150 mil dólares para produzir as roupas usadas pelos personagens do filme. O primoroso trabalho só não lhe rendeu o Oscar de Melhor Figurino porque a categoria ainda não existia na época.

z28

Após tantos anos …E o Vento Levou, permanece no imaginário popular, com diálogos consagrados e repetidos até por quem nunca assistiu as quatro horas da narrativa do amor impossível entre Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) e Rhett Butler (Clark Gable) no fim da Guerra de Secessão dos Estados Unidos. “Com Deus por testemunha, eu nunca sentirei fome novamente”; “Francamente, querida, eu não dou a mínima” e “Por pior que seja à noite, amanhã é outro dia”, são algumas das frases que ficaram eternizadas.z3 z4 z5 z6 z7

z17

______________________________________________________________________

z33

Igor Quadros 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: