SESSÃO DE TERAPIA

Por Renato Alves 

Dirigida pelo ator Selton Mello, Sessão de Terapia foi uma serie produzida pela GNT e era baseada diretamente na israelense BeTipul, criada pelo psicanalista israelita Hagai Levi. Possuem também elementos da série intitulada In Treatment e estrelada por Gabriel Byrne. Estreou em outubro de 2012 no canal GNT foi encerrada em novembro de 2014 totalizando 45 episódios. Uma pena. Cada episódio me trazia elementos de reflexão pessoal que deveriam levar todos nós, nesse mundo insano e cruel, que acredito que seria relevante e produtivo mais pessoas que conhecerem o conceito da trama.
No stress em que vivemos hoje, onde somos engolidos pela sociedade que nos esmaga como individuo, é acentuado percebemos que alguns elementos de todos ou de algum paciente são conflitos que nós temos como o mundo atual.

Impossível não ver um espelho pessoal em alguns momentos. Seja na pressão social, no conflito amoroso, nas dificuldades das relações.
Se Mello tinha provado seu talento para a direção nos ótimos Feliz Natal e no excelente O Palhaço, aqui ele reforça sua veia talentosa na direção.
Zé Carlos Machado como protagonista está perfeito. O elenco de pacientes, ou melhor de coadjuvantes, está soberbo e mistura rostos conhecidos do grande público com a nova safra de talentos da arte de atuar. A fotografia é coesa e perfeita para a trama.

sessao-de-terapia

Não vou dizer que é obrigatório assistir a Sessão de Terapia. Nada disso.
Quem dirá é o seu terapeuta…….ou então se prepare para encontrar seus próprios demônios, que todos temos sozinhos.
Pena que acabou em três temporadas. Selton talvez tenha percebido que seus demônios estavam esmagando seu talento – piada irônica – e ao resolver não dirigir a quarta temporada, fez com que a GNT tomasse a triste decisão de não substitui-lo.

Mas, que os 45 episódios nos ajudem a entender melhor o nosso dia a dia.

3630924

Sinopse – A série conta a história de Theo Cecatto (Zé Carlos Machado), um psicoterapeuta de meia-idade, e sua relação com seus pacientes, que comparecem diariamente em seu consultório. A cada dia da semana, Theo atende um paciente diferente. Às sextas, Theo vai ao consultório de Dora Aguiar (Selma Egrei), psicóloga e orientadora sênior, e assume o papel de paciente, discutindo o que realmente pensa sobre seus pacientes e refletindo o quanto os problemas deles afetam a sua própria vida pessoal. Paralelamente a isso, Theo vê sua vida familiar e seu casamento com Clarice (Maria Luísa Mendonça) desmoronarem aos poucos, o que influirá diretamente na maneira como analisa seus pacientes.


Renato Alves realizou dois curtas-metragens “O Caminho” e “O Crime do Pacote”

que participaram de diversos festivais de cinema no Brasil (inclusive Festival de

Gramado) nos anos de 1997 e 1998. Trabalhou também na Redação da Revista de

Cinema e no Projeto Arrastão como professor de Cinema. Possui contos publicados nas coletâneas: “MR. Hyde – Homem Monstro”, “Nada Será Como Antes”, “Toda Forma de Amor”, “Rainhas” e “Nós & O Amor”. É formado em Comunicação social e em História. Além disso é colunista do site: http://www.cinecompipoca.com.br

 Twitter: @renatocinefilo. Blog:www.renatocinema.blogspot.com.br

2 comentários em “SESSÃO DE TERAPIA

  • 25/01/2017 em 01:10
    Permalink

    Sim, é uma série muito boa, pena que teve uma pouca duração de temporadas, obrigado por nos visitar e deixar seu comentário.

  • 22/01/2017 em 16:47
    Permalink

    Muito boa essa série.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: