REVIVENDO MOMENTOS: O MÁGICO DE OZ

Por Rafael Yagami

Possivelmente um dos maiores e melhores filmes familiares já feitos, baseado em um livro de sucesso do mesmo título, mesmo quem nunca tenha assistido conhece algum personagem ou algum ponto da trama, continua encantando gerações mesmo depois de quase 80 anos, relembre o clássico “O Mágico de Oz” abaixo cinco motivos para você se encantar novamente:

1. Lançado em 1939, ano que se iniciou a Segunda Guerra Mundial, onde sua mensagem de esperança, amizade e honestidade era muito necessária. A canção “Over the Rainbow” cantada por Dorothy se tornou uma das musicas mais famosas dos anos 30/40 e um símbolo popular dos sonhos e esperanças da juventude.


2. A produção passou por diversos problemas e imprevistos, atores sendo substituídos de ultima hora, maquiagem causando problemas de saúdes no elenco e etc. Para a finalização do filme cinco diretores passaram pela produção, sendo um deles Victor Fleming o mesmo do clássico “E O Vento Levou”, mesmo não tendo dirigido tudo, acabou sendo creditado na função oficialmente.

3. O filme foi indicado a seis Oscars, levando apenas nas categorias de Melhor Trilha sonora original e Melhor Canção Original “Over the Rainbow”. Curiosamente o filme concorreu no mesmo ano de “E O vento levou”, o diretor Victor Fleming concorreu contra si mesmo com seus dois filmes mais conhecidos até hoje.


4. O filme não foi um sucesso comercial na época, arrecadando um pouco mais do seu investimento na produção, ganhou a luz do dia de novo nos anos 90 com seu relançamento nos cinemas agora pela Warner e seus lançamentos no VHS seguido pelo DVD anos depois, hoje em dia felizmente é possível encontrar copias em Bluray no Brasil, junto com sua dublagem clássica.


5. Estrelado por Judy Garland, mãe da atriz e cantora Liza Minnelli, se tornou uma grande estrela do dia para a noite, levando um Oscar Juvenil especial, anos depois levou um Globo de Ouro, um Grammy e um Tonny, sendo uma das poucas atrizes a terem todos os prêmios mais importantes da indústria do entretenimento americano, infelizmente faleceu jovem aos 47 anos vitima de uma overdose acidental. Hoje em dia é lembrada com uma das maiores protagonistas de todos os tempos por seu desempenho no sempre lembrado “O Mágico de Oz”.

Uma obra imortal e tão conhecida teve diversas adaptações, onde nenhuma supera o original de 39, a leveza, inspiração e carisma aqui alcançado nunca será igualado. Com um elenco incrível, musicas excelente e uma trama inspiradora “O Magico de Oz” merece ser apresentado a cada nova geração. Mesmo passando por vários diretores você não sente inconsistência no filme e nem mesmo exageros, efeitos incríveis para a época podem parecer estranhos hoje em dia para alguns, mas a magia está aqui, apenas se deixe ser conduzido que você não irá se arrepender.


RAFAEL YAGAMI

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: