THE POST: A GUERRA SECRETA(2017) ” STEVEN SPIELBERG É O CARA POR TRÁS DA NOTÍCIA”

Por Vinicius Montano

 

Num filme baseado em fatos reais e com várias categorias no Oscar 2018, ‘The Post: A Guerra Secreta’ é um filme voltado para o jornalismo verdade, coisa que tivemos a 2 Oscars atrás com o subestimado ‘Spotlight: Segredos Revelados’, esse dá um show de filme. Dirigido por Steven Spielberg, o filme traz no elenco astros vencedores do Oscar como Tom Hanks (na 5ª parceria com Spielberg) e Meryl Streep vencedora de 3 Oscars.

A trama mostra um encobrimento escandaloso que abrangeu quatro mandados presidenciais dos Estados Unidos força a primeira editora jornalística do país (Meryl Streep) e um editor difícil de trabalhar (Tom Hanks) a juntarem forças numa batalha sem precedentes entre os jornalistas e o governo.

@Meryl Streep em cena de “The Post: A Guerra Secreta”/ Divulgação Universal Pictures

Diferente de um falso documentário ou uma matéria do quadro do Fantástico da Rede Globo, o longa capricha no tom mais sério mostrando de início cenas da Guerra do Vietnã e depois como foi feito o vazamento das pastas envolvendo documentos relacionados entre a guerra, o bate boca entre os jornalistas, a audiência no tribunal, tudo perfeito e muito bem esquematizado, a trilha sonora é pesada, mostra o sofrimento da guerra e os momentos escandalosos e o livre arbítrio da imprensa de poder divulgar a notícia sendo impedida por um político corrupto e sem precedentes, num emocionante roteiro bastante tenso.

As atuações são espetaculares em um modo geral. Meryl Streep como a dona do jornal The Washington Post mostra que vale aparecer de fininho nas indicações do Oscar de melhor atriz, Tom Hanks como o editor chefe do jornal numa atuação competente e com folga. Bob Oedenkirk(da série ‘Better Call Saul’) também tem muito grande importância em destaque, principalmente na cena do orelhão que pra mim pode ser a das mais clássicas do cinema, como plano de fundo. Completam o elenco as grandes presenças de Sarah Paulson, Tracy Letts, Alison Brie e Bruce Greenwood.

@Meryl Streep em cena “The Post: A Guerra Secreta”/ Universal Pictures

‘The Post: A Guerra Secreta’ mostra que Steven Spielberg é o cara, o longa é um filmaço, um verdadeiro hino, muitíssimo bem feito e a abordagem impressionante e de chocar a alma. Pena que está sendo esnobado em vários prêmios como Globo de Ouro e Critics Choice Awards, só espero que esse prestigiado filme, tenha pelo menos um pingo de reconhecimento.

——————————————————————————————————————————–

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: