Prison Break

Por Renato Alves

 

Prison Break é uma série intrigante e, de certa forma, inovadora. Revolucionária por apresentar dentro de uma trama já bastante utilizada – o cenário de prisão e suas fugas instigantes. Porém, aqui o contexto apresentado traz um formato diferente: a fuga é idealizada por um engenheiro que possui a planta da prisão tatuada por todo o corpo. A cena final do primeiro episódio é espetacular.

Além dessa diferença, na narrativa estrutural, Prison Break possui outras qualidades que me fizeram um fã incondicional. Os personagens são construidos de forma crível e não caricata, como em algumas produções do mesmo padrão (OZ – por exemplo). Outra qualidade que visualizo na série é a inteligência de ser direta, saber seu objetivo – a fuga – e dentro dessa perspectiva se apresenta um roteiro direto, envolvente e emocionante em diversos momentos, principalmente na primeira temporada.

Sucesso absoluto de público e crítica se fez necessário outras temporadas – ai ocorrem pequenos deslizes e a história se estica mais do que o necessário. Entretanto inegável as qualidades da série que ousou mudar o foco do mundo carcerário e suas fugas cinematográficas. O final da série é outro ponto máximo da série.

Wallpaper-Prison-Break-14

Minha esposa, Sônia Alves , coloca Prison Break a frente de Lost em sua lista de séries. Não chego a tanto. Porém, Prison Break possui qualidades invejaveis e T-Bag é um personagem que merecia ser mais conhecido do mundo todo. Ele e sua loucura parecem ter vindo da mente do saudoso Coringa de A Piada Mortal, obra máxima de Alan Moore publicada em HQ.

A música-tema é uma composição de Ramin Djawadi, nomeado para o Prêmio Emmy de 2006.O último episódio da série ocorreu no fim da quarta temporada; além do series finale, a série conta com um filme intitulado “O Resgate Final (The Final Break)”, que na realidade corresponderia aos episódios especiais de números 23 e 24, que não entraram na cronologia da série.

O sucesso foi tão grande que cinco anos após o encerramento da série, ela foi renovada para mais uma temporada de 12 episódios, que será exibida em 2016. Ainda estou com medo dessa “novidade”. Mas, pretendo visitar esse remake insano. Me tornarei novamente um presidiário.

****** Cuidado Spoiler valiosos abaixo *****

tv_prison_break05

Sinopse 1ª temporada – O irmão de Michael Scofield, Lincoln Burrows, está no corredor da morte e será executado em alguns meses, após ser condenado por um assassinato, que Michael está convencido que Lincoln não cometeu. Michael decide assaltar um banco para ser preso e levado para a Penitenciária Estadual Fox River, o mesmo local onde seu irmão está a cumprir pena. Uma vez lá dentro, Michael — um engenheiro estrutural com as plantas da prisão tatuadas no corpo — começa a executar um elaborado plano para libertar Lincoln e provar sua inocência.

Sinopse 2 ª temporada  – Nessa segunda temporada a fuga agora não é mais de uma cadeia, mas sim do país todo, pois agora são fugitivos procurados, tendo suas fotos divulgadas por todo os Estados Unidos, além da Companhia atrás dos irmãos. Veronica descobre a verdade de que o homem que Lincoln foi acusado de ter matado não está morto e tudo não passava de um plano da vice-presidente Caroline Reynolds, e logo após isso é assassinada por um agente da Companhia.

Sinopse 3ª temporada – Michael, T-Bag, Mahone, Padalino e Bellick estão presos em uma prisão chamada Sona. Sara desaparece juntamente com LJ, que estão de reféns de uma agente da companhia chamada Gretchen, liderada por Matheus Padalino, pois Michael foi colocado em Sona de propósito, com a missão de fugir de lá com James Whistler, um homem que a companhia quer do lado de fora. Nesse meio tempo, Michael tem problemas com o chefão da prisão Lechero (traduzido “Luchero”, em português, pela Fox Film do Brasil). Gretchen dá orientações a Lincoln, dizendo que Michael tem sete dias para fugir de Sona, ou Sara e LJ serão executados. Sofia é a namorada de Whistler, e está disposta a ajudar Lincoln a salvar os seus entes queridos. Sucre começa a trabalhar de coveiro em Sona, para ajudar Michael a fugir.

Sinopse 4ª temporada – Michael descobre que Sara Tancredi ainda está viva e a reencontra. T-Bag, Sucre e Bellick conseguem sair de Sona, provocando um incêndio. Um policial da Agência de Segurança Nacional chamado Self, promete dar liberdade a Michael e seus companheiros (Lincoln, Sucre, Bellick, Mahone e Sara) se conseguissem pegar SCYLLA que todas acreditam ser a lista negra da companhia, mas que na verdade esconde grandes segredos. Michael elabora então um plano para roubar, ou melhor, copiar os seis cartões e poder então invadir a Companhia e roubar a Scylla. Whistler é assassinado por um assassino da companhia chamado Wyatt.

O Resgate Final – Logo no início do filme “O Resgate Final” (The Final Break) – filme esse que traz uma visão do que acontece logo após a exoneração dos membros do grupo, que acontece no episódio final da série e como um dos fugitivos morreu -, Michael e Sara se casam. Porém, em sua festa de casamento, a Polícia Federal aparece para prender Sara pela morte de Christina Hampton. Michael, então, é obrigado a fazer um novo plano para resgatar Sara da prisão.

RENATO ALVES
RENATO ALVES

 

 

7 thoughts on “Prison Break

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: