Os melhores Plot Twist.

Por: Rafael Mayrink

E vamos para mais uma maratona, e desta vez vamos lista os finais mais surpreendentes do cinema, pelo menos alguns deles. Esta talvez seja a lista mais difícil que já fiz para o site. Foram tantos filmes bons que tive que deixar vários de fora.

Mesmo que possa parecer superficial, o texto não terá spoiler, caso não tenha assistido ao filme indicado não se preocupe, não contarei o final dele. Então vamos começar

A PELE QUE HABITO (2011)

a-pele-que-habito2

Pedro Almodóvar nos brinda com um dos seus filmes mais perturbadores e fortes. Com um elenco de primeira, Antonio Banderas em um dos seus melhores papeis de um cirurgião, que após perder a sua esposa em um acidente, busca uma nova pele para salva-la. O filme consegue fazer com quem assiste nunca desconfie do que estar por vim. E quando é mostrado, você fica sem respirar e incrédulo. Com bastante suspense e uma fotografia linda, como somente Almodóvar é capaz de proporcionar, filme recomendado para amantes do cinema.

XEQUE-MATE (2006)

Slevinaoleo2

Vamos começar com elenco. Josh Hartnett, Morgan Freeman, Ben Kingsley e Bruce Willis este filme já pode ser vendido pelo elenco, porém, sua história consegue ser tão boa quanto este time. O longa pode começar bastante lento, e não tem como ficar se perguntando toda hora o que estar acontecendo, ou não entender porque de cada situação. Porém, quando as peças do quebra-cabeça se junta não tem como não ficar boquiaberto. A história é em torno de Slevin Kelevra (Hartnett) que para fugir de uma vida que nada tem dado certo ele consegue emprestado um apartamento para desestressar, porém, nada dá certo mais uma vez. O roteiro e a direção fazem deste filme uma excelente escolha para assistir e se divertir.

OS OUTROS (2001)

the-others-2001-movied

Um suspense impressionante e com uma fotografia belíssima, mas o mesmo tempo claustrofóbico e com um plot twist incrível. A história de Grace (Nicole Kidman) e seus filhos vivem durante a segunda guerra em uma casa, mas não podem sair pois as crianças sofrem de uma doença rara e não pode se expor a luz do sol, quando seus empregados aparecem, coisas estranhas começam acontecer dentro da casa. Para quem gosta do filme do gênero, com um leve terro esta é umas das melhores escolhas.

CLUBE DA LUTA (1999)

cube-da-luta

David Fincher é o mestre do final surpreendente, é visto em Seven – os sete crimes capitais, vida em jogo e Garota exemplar. Mesmo que com muita dificuldade entre os quatro longas dirigido por ele, escolher este por um único motivo, aqui esta tudo que o filme tem para te prender do inicio ao fim. Uma ótima história, um elenco de primeira e violência hora gratuita hora por motivos totalmente obrigatória. Na história  temos um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia, chamado clube da luta, estou quebrando algumas das regras do jogo, mas este filme consegue fazer refletir e ao mesmo tempo te encher de adrenalina.

SEXTO SENTIDO (1999)

the-sixth-sense

O filme que colocou M. Night Shyamalan na lista dos diretor mais cobiçados de Hollywood no inicio dos anos 2000 e não é por menos, ele conseguiu encontrar a dosagem certa de suspense/terror com o fator psicológico, ainda ter grandes atuações e cenas belas e fortes, fotografia impecável e uma trilha sonora que condiz muito com que está sendo assistido. Na história temos o psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) que começa o atendimento com uma criança de 8 anos Cole Sear (Haley Joel Osment) ele tem problemas na escola e com as pessoas a sua volta. Muitas pessoas vão dizer que descobriu o segredo do filme antes da hora, mas toda vez que escuto isso me pergunto se é verdade, pois é dito tão sutilmente que até aqueles que prestam bastante atenção ficarão surpresos. Com bastante peso emocional e um final surpreendente este filme é uma aula de como um filme de suspense deve ser.

OS SUSPEITOS (1995)

viloes_12

Kevin Spacey está fenomenal neste filme, com uma atuação que faz muitos acreditar que foi o seu melhor papel. O longa consegue juntar tudo que é necessário para um filme de investigação. Um suspeito improvável, um bandido articuloso e um detetive inteligente e perspicaz e próximo de desvendar este quebra-cabeça. O filme tem um começo bem lento, mas quando começa a desvendar o ocorrido, dando sempre os detalhes que acreditamos ser importante para descobrir quem é o grande vilão. A história gira em torno de um atentado e duas testemunhas faz crer que o crime foi planejado pelo Keyser Soze um húngaro misterioso e impiedoso. Com um ótimo roteiro e a direção de Bryan Singer o filme merece ser assistido.

Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980)

star-wars2

Não tem como termina a lista sem recomendar este filme. Para muitos o melhor do universo criado pelo George Lucas. E é fácil entender porque. Tem uma história boa, um vilão bem construído, protagonistas carismáticos e aquela eterna luta entre o bem e o mal. Mas o que diferencia este filme dos outros foi a surpresa do final, para um filme do gênero é muito incomun ter este tipo plot twist, mas aqui funcionou tão bem que fica impossível assistir ele e não ficar curioso com o que vai acontecer depois. Dispensa comentários e apresentação, se você não conhece do universo do Star Wars, você está perdendo ótimos filmes.

Infelizmente a lista é pequena pela quantidade de filmes que possui aquele final surpreendente. Entre outros títulos posso recomendar As duas faces de um crime, filme com Richard Gere e o Edward Norton brincando com todo mundo, O suspeito da rua Arlington ótimo filme com Jeff Bridges, Tim Robbins e Joan Cusack. E não podemos esquecer do nacional O homem que copiava com um elenco e uma trama espetacular.

E ai, o que vocês acharam? Faltou algum filme na maratona? Qual outro você indicaria? Deixe um comentário.


Rafael Mayrink
Rafael Mayrink

3 thoughts on “Os melhores Plot Twist.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: