Mostra: O cinema de Murilo Salles – O Brasil em cada plano ganha data de lançamento

Por Alysson Melo

 

Mostra : O Cinema de Murilo Salles- O Brasil em cada plano, ganhou data de lançamento. Será no dia 19 de Julho e vai ate o dia 31, sempre das 10h as 20h.

A Mostra ” Murilo Salles – O Brasil em cada plano ” é uma retrospectiva completa e inédita do diretor carioca Murilo Salles que reflete não só a necessidade de a cidade conhecer um pouco do seu cinema – que, apesar de ser realizado por um cineasta local, não se restringe às fronteiras estaduais e ultrapassa os limites regionais -, como também da força da sua filmografia enquanto ferramenta social de reflexão. A mostra traz não apenas filmes do diretor, como também alguns títulos que inspiraram sua filmografia.

O cinema de Murilo Salles traz um olhar sobre o país de maneira sensível, porém dura. Sua brasilidade foge dos estereótipos e, ainda que discretamente, influi seus espectadores em um pensamento severamente crítico em relação a realidade brasileira.

Salles possui quase 50 anos de carreira e gosta de se dizer um Policarpo Quaresma (personagem ufanista de Lima Barreto) crítico. Responsável por diversas obras premiadas nacional e internacionalmente, como Nunca Fomos Tão Felizes (1984), Faca de Dois Gumes (1989), Como Nascem os Anjos (1996) e Seja o que Deus Quiser (2003), o diretor está em plena atividade: seu mais recente filme, Os Fins e os Meios, que trata, principalmente de corrupção, foi selecionado para importantes festivais.

Muito mais que apenas representar o Brasil sob seu olhar, o diretor representa o país sob uma ótica crítica e política: traz imagens que mexem com o subconsciente, repletas de simbolismos, mas que não deixam de agradar o público – fato que comprova isso é a grande receptividade nos circuitos de cinema e o carinho do espectador por seus filmes.

Fonte: Caixa Cultural RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: