MARATONA: GÊNIOS NO CINEMA

Por: Rafael Mayrink

O cinema e seus gênios. A 7ª arte também consegue nos contar sobre história de personagens importantes e tudo que eles fizeram para o mundo atual. Nesta maratona vou indicar alguns filmes que foram baseados na história de personagens e sua genialidade.

Alan Turing

Em o jogo da imitação temos a história de Alan Turing, que foi responsável por reduzir a segunda guerra mundial em muitos anos, quando criou uma maquina que decodificava conversar alemãs, assim criando o primeiro computador da história No longa conhecemos mais deste importante personagem. Apesar de algumas alterações dos acontecimentos, o filme consegue ser emocionante, engraçado e muito bem dirigido. Ainda conta com um elenco muito bom, temos Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Charles Dance, Matthew Goode e um estreante Alex Lawther, que alias rouba a cena. E após uma das maiores injustiças da história, Turing ganhou um filme digno e provando a sua importância para todos nos.

John Forbes Nash Jr.

Baseado em um livro, que conta a história do John Forbes Nash Jr. um matemático que foi diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos. Em Uma mente brilhante, temos como a genialidade e também a loucura fizeram deste personagem um dos mais importantes. No filme é possível identificar todo o sofrimento do Nash, várias cenas bem dirigidas e um elenco excepcional  que conta com Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ed Harris, Adam Goldberg, Paul Bettany entre outros. O roteiro de Akiva Goldsman e direção de Ron Howard já são mais um motivos para querer conhecer esta maravilhosa história de um louco que conseguiu ganhar um Nobel da matemática.

Jobs

Existem duas versões recentes para história do criador da Apple no cinema. Uma com a ótima caracterização de Ashton Kutcher em Jobs (2013), ficando idêntico ao empresário, mas sua história não foi bem executada assim, se tornando um filme esquecível e até cansativo. Enquanto a versão de 2014 Steve Jobs dirigida pelo Danny Boyle, foi um grande feito. Mostrando os bastidores de três acontecimentos importantes na carreira de uma das mentes mais brilhante informática, ao mesmo tempo como era difícil de trabalhar com ele, por causa de sua personalidade explosiva. Mesmo que se torne repetitivo em alguns momentos e filme consegue ser incrivelmente agradável de assistir. Sendo uma melhor opção para conhecer sobre este importante personagem que revolucionou o mundo que conhecemos hoje.

Stephen Hawking.

Em A Teoria de tudo temos uma parte da vida do físico Stephen Hawking, isso por causa do filme ser baseado em um livro escrito pela sua primeira esposa Jane Hawking, e mostra mais das dificuldades que enfrentaram na descoberta da doença dele do que seu trabalho e isso pode não agradar a todos, pois pode ser considerado um filme de romance, e não uma história sobre sua genialidade. Mas com um ótimo elenco, Eddie Redmayne está incrível. Com uma bonita fotografia, trilha sonora animada e uma boa direção, o longa consegue ser uma verdadeira lição de vida, mostrando o lado humano de um dos gênios da atualidade.

Srinivasa Ramanujan

Dev Patel e Jeremy Irons estão no elenco de O homem que viu o infinito, filme que conta a história de Srinivasa Ramanujan, um brilhante matemático que precisa mostrar isso ao mundo. O ritmo é o mais lento deste maratona, mas em tem ótimos momentos fazendo com que ele se torne interessante de assistir. As atuações também são outro ponto alto, Patel e Irons estão muito bem nos papeis e com uma ótima química em cenas. E este filme é mais do que uma história de um gênio que será imortalizado pelo cinema, mas é uma história de superação de preconceito e uma amizade que transformou toda a matemática.

Outros gênios que já tiveram sua história no cinema foram Bill Gates e Jobs em Piratas da informática (2005) que conta a história das duas mentes que conseguiram mudar e revolucionar o mondo como usamos o computador atualmente. Já  Marck Zuckerberg foi interpretado pelo  Jesse Eisenberg em Rede social (2010), contando como o Facebook se tornou a rede social mais importante da atualidade. Já Richard Feynman foi personagem em Infinity – Um Amor Sem Limites (1996),que tinha tudo para ser uma ótima história de um físico que e sua importância, mas que foi transformado em um romance genérico na direção de Matthew Broderick.

Estes foram alguns dos gênios que foram aprestados no cinema. Espero que vocês tenham gostado. Não esqueçam de deixar nos comentários o que acharam e sugerir outros personagens importantes que mereciam que esta nesta maratona.

E ainda podem indicar o próximo tema para maratona.

Abraços

—————————————————————————————————————————————–

Rafael Mayrink

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: