Maratona: Filmes Quase Assustadores para Quem Tem Medo de Terror

Por Paulo Ricardo

 

Pode parecer complicado indicar filmes que com temática assustadora ou quase, principalmente para que não curte filme de terror (como eu no caso). Na verdade fica até mais divertido e não cai tanto no óbvio, por isso resolvi fazer algo diferente.
Algumas das indicações dividi por sessões, podendo render cada uma sua própria Maratona. E aproveitando ainda o clima de Halloween (Dia das Bruxas) que acabou recentemente, confere só o que temos para esse fim de semana. 

Filmes de Tim Burton

PRAGUE, CZECH REPUBLIC - MARCH 27:  (EDITORS NOTE: Image has been converted to black and white.) Director Tim Burton attends a press conference prior to a press preview of his exhibition 'The World of Tim Burton' on March 27, 2014 in Prague, Czech Republic. The exhibition, which runs until August 3, will feature 500 of Burton's drawings, paintings, photographs, sketchbooks, moving-image works, and sculptural installations.  (Photo by Matej Divizna/Getty Images)

Certamente não da pra não lembrar de toda a caracterização dos filmes de Tim Burton, tanto em produção como direção e não se identificar com essa data. Principalmente pelo favorito de muitos na infância, O Estranho Mundo de Jack. Outras animações que você pode incluir na lista estão A Noiva Cadáver e Frankweenie. Mas como Tim não vive só de desenhos temos outros filmes que poderiam muito bem estar na última parte da lista, que são Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) e Edward, Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), mesmo sendo reprisados tantas vezes a gente nunca se cansa de ver.
Fecho essa primeira parte deixando A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça como indicação.

Animações Diversas

Norman (voiced by Kodi Smit-McPhee) says "Hello" to his Grandmother (voiced by Elaine Stritch) in ParaNorman, the new 3D stop-motion comedy thriller from LAIKA and Focus Features, directed by Sam Fell and Chris Butler.  Credit:  LAIKA, Inc.

Você pode até notar certa semelhança com as produções de Tim Burton em alguns desses desenhos, mas não, dessa vez ele não esteve envolvido. ParaNorman que conta a história do garotinho que interage com fantasmas, utiliza a velha técnica de animação stop-motion assim como a sua irmão de produtores, a pequena Coraline (Coraline e Mundo Secreto em alguns casos). Para garantir ainda mais o Halloween da garotada, o sucesso recente de Hotel Transilvania, que inclusive acabou de ganhar uma sequencia, aqui acompanhamos o cotidiano de monstros clássicos do cinema/literatura, mas de uma forma mais divertida.

Contos do Dia das Bruxas 
trick-r-treat_
Posso até evitar de mencionar grandes clássicos de terror, mas devo fazer uma pequena consideração quanto a Trick ‘r Treat, que na verdade tem um foco maior no humor negro (e convenhamos que para alguém que assiste Teen Wolf não é nada demais). O filme é de 2007, baseado num curta de 96 e foi muito bem recebido pela crítica em geral, sendo sondado uma possível continuação.

Donnie Darko
donnie-darko
O que? Nunca imaginaram que eu incluiria Donnie Darko numa das minhas lista? Achariam que o filme é complexo demais para mim? Com certeza é. Não compreendi muito bem, na verdade eu preciso assistir mais vezes e acompanhar resenhas de especialistas (ou conversar com minha psicologa rs), mas o fato é que o filme tem sim ligações com a data em questão e o Coelho rende ótimas referencias como fantasia. Boa oportunidade para rever.

Clássicos da Sessão da Tarde
Elvira
Uma parte só com clássicos da Sessão da Tarde e com um certo teor de envolvimento com o dia das bruxas, quem diria. Além dos já mencionado na incio da matéria, provavelmente irá se lembrar de outros filmes que tem tudo a ver com o halloween, dentre eles as Famílias Addams e Monstro, Halloweentown – Cidade do Halloween, O Feitiço das Gemeas (ai ai as Olsen :3), mas os que não podem faltar sobre hipótese alguma são Abracadabra (Hocus Pocus, e que ainda gera boatos sobre a sequência) e Convenção das Bruxas, mesmo indicado para o horário metia medo em muita criança (inclusive eu).
Também não pode faltar a diva Elvira – A Rainha das Trevas e até mesmo o os queridos Caça-Fantasmas.
São tantos filmes e tanta coisa boa que eu tenho quase certeza que esqueci algo essencial, então é só me dar aquele feedback com suas indicações que também será muito bem-vindo.
PAULO RICARDO
PAULO RICARDO

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: