maratona: Filmes com Criaturas / Monstros Gigantes‏

Por Paulo Ricardo

 

E a sessão Maratona desse fim de semana, vai tremer o chão de casa, sendo invadida por grandes monstros (literalmente) do cinema!
Aproveitando a deixa de que Dinossauros, que dominaram o ano nas telonas, já estão a solta nos serviços de streaming e locadoras (sim, ainda existem), agora vamos conhecer/rever outras criaturas gigantes que vão destruir tudo pela frente e (com o perdão do trocadilho) ‘arrasar quarterões’.

Godzilla
Godzilla 2014 HD Desktop Wallpaper
Que tal começar por um dos grandes clássicos e talvez o rei dos monstros? Apesar de Godzilla (ou Gojira como é conhecido em seu país de origem, Japão), ter uma trajetória bem extensa nos cinemas, como é de costume indicar filmes mais recentes, não vamos considerar a vergonhosa produção de 98 e sim, um dos que foram os filmes mais aguardados do ano passado. Gareth Edwards, teve um certo reconhecimento com todas as funções que desempenhou em seu primeiro longa-metragem independente ‘Monstros’, também sobre seres superdesenvolvidos, e como diretor em Godzilla conseguiu renovar a franquia para os dias atuais de forma bem acessível. O filme superou as expectativas, tanto que vai ganhar uma sequência, ao que tudo indica em 2018, trazendo outros monstros clássicos que enfrentaram o grandão antes.

King Kong
kong15
Em 2005 tivemos o retorno de outro, que junto ao Godzilla, é um dos maiores ícones cinematográficos de todos. O clássico original é de 33, mas a refilmagem produzida por Peter Jackson (isso mesmo, Senhor dos Anéis), não ficou devendo em nada. Se manteve fiel a história em si e ainda tivemos como bônus os excelentes efeitos especiais e cenas de ação sufocantes, recursos um tanto quanto complicados para a época do antecessor. Além de um reboot programado para o ano de 2017, a Warner Bros. juntamente com a Legendary, pretendem trazer novamente um épico confronto entre o Rei Kong e Godzilla aos cinemas, só quem 2020 ainda. Imagina só um confronto desses com todo o recurso tecnológico disponível agora?

Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros
Jurassic-World-2
Esse ano realmente não teve pra ninguém. O tão aguardado retorno, da bem sucedida franquia de dinossauros, acabou rendendo para eles o status de terceira maior bilheteria da historia do cinema. Há controvérsias quanto ao resultado final do longa, muitos apontam que o enrendo não passa de mesmice e o trunfo do filme, são apenas recursos visuais. Não deixa de ser uma verdade, assim como também, não desmerece o ótimo trabalho que foi feito e as possibilidades criadas para os futuros filmes, claramente o objetivo dos produtores. Vale a pena, tanto pelo citados efeitos de primeira, quanto pelo ‘fator pipoca’, mesclando comédia, suspense e ação na medida certa para reunir a família e assistir um filme sem muita pretensão.

Círculo de Fogo
pacific-c
Guillermo del Toro nos presenteou em 2013, com um ótimo filme de ação envolvendo mechas (robôs gigantes) e monstros colossais (aqui conhecidos como kaijus). Um verdadeiro fan service para amantes do gênero, geralmente associado a produções orientais. Com uma premissa simples de um futuro próximo, onde o mundo sofre com recentes ataques desses tais kaijus (vindos de outra realidade por de uma fenda dimensional localizada no Oceano Pacifico). Aqui a medida adotada pelos seres humanos como contra ataque, é utilizar robôs/armaduras controladas por dois pilotos, através de uma conexão neural. Embora já tenham cogitado a continuação, existem alguma dificuldades a cerca do projeto, que talvez não venha na data prevista para 2017.

Cloverfield – Monstro
cloverfield012611
Muitos que acompanham a coluna ‘Maratona’, podem achar que eu sou um grande fã de J.J. Abrams, mas afirmo que não passa de uma mera coincidência, até mesmo porque sou uma das raras pessoas no mundo, que não assistiram Lost (e nem pretendo por enquanto). Quanto ao seus trabalhos como diretor/produtor de cinema, boa parte me agrada. Um desses trabalhos é Cloverfield. Obviamente envolvido com o tema sugerido da vez, se trata de uma imensa criatura destruindo tudo o que vê pela frente. Porem a abordagem com cenas de filmagem amadora e um bocado de suspense, da todo um ar diferenciado ao longa, tentando de certa forma inovar o estilo. Algo que talvez tivesse dado um melhor resultado para o Zilla de 1998.

 

E se sua fome por destruição é ainda maior do que a desses monstros, você pode encontrar mais criaturas em outras produções por ai. O Nevoeiro, de 2007, é uma adaptação de um conto de Stephen King, ou seja, suspense com uma dose de terror na certa. Trazendo terríveis seres de outra dimensão. A mitológica criatura marinha Kraken, aparece em filmes como Piratas do Caribe e Fúria de Titãs (contrariando a origem cultural do mito). Para fins de curiosidades, ou dependendo do nível de interesse de algumas pessoas, existem produções ‘trash’ envolvendo monstrengos de tamanho descomunal como no caso de Sharktopus, uma mistura de tubarão com polvo, e pasmem, Pteracuda (metade pterodáctilo, metade barracuda).
PAULO RICARDO
PAULO RICARDO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: