LISTA: FILMES SOBRE SUICíDIO

Por Brenno Xavier

Sempre pensei que a tarefa mais difícil já designada a um ser humano (ou a qualquer outra espécie), é viver, sobreviver, manter-se VIVO.

Carregamos no nosso genoma o instinto de sobrevivência, da hora que nascemos, no nosso desenvolvimento e até o ultimo suspiro, todas as nossas atitudes estão ligadas a tentativas de nos dar melhores motivos e condições que nos impeça de querer deixar de viver.

Nos animais, todos os seus esforços para não morrer estão ligados a perpetuação da espécie. Esse também é um de nossos sentidos, mas, que se mostra encoberto por vários outros fatores. Na evolução humana afloramos os sentimentos, que está ligada a complexa forma de como funciona o cérebro.

Sentir amor, ódio, prazer, saudade, tesão e outros sentimentos surgiu com a necessidade de manter integro o desenvolvimento do recém-nascido, o cuidado que os pais devem ter com suas crianças e garantir manter a salvo os seus genes para continuidade dos descendentes.

Mas, o que leva um ser humano a não querer mais viver¿

Suicídio – é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.

Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo. Além da consideração nefasta do suicídio, há também avaliações positivas, sendo visto como uma vontade legítima ou um dever moral.

Quando falo de vontade legitima me refiro a Eutanásia ou o “direito de morrer” que é uma questão ética atualmente muito controversa que envolve um determinado paciente que esteja com uma doença terminal, ou em dor extrema, que tenha uma qualidade de vida muito mínima através de sua lesão ou doença.

E quando me refiro a um dever moral quero dizer o auto sacrifício que geralmente não é considerado suicídio, uma vez que o objetivo não é matar a si mesmo mas salvar outra pessoa.

Me perguntei algumas vezes por que mendigos não se suicidam, uma vez que eles vivem em condições tão terríveis, me colocando no lugar deles percebi que a resposta está na esperança. Esperança de as coisas mudarem, de um novo proposito de vida, ou até mesmo do simples ato de alguém dar-lhes o que comer.

A vida possui um leque de opções e alternativas para encher uma pessoa de alegria, por pior que seja o problema. Cometer suicídio é fraqueza, ou força. Dependendo do ponto de vista.

Preparei uma excelente lista de filmes que mostram o suicídio por diversos pontos: Pessoas que tentaram; pessoas que conseguiram; pessoas que ficaram para trás.

GAROTA INTERROMPIDA, (Drama, 2000)

AngelinaJolie_Wionna_Rider-774812

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.


7 VIDAS, (Drama, 2008)

Sete-Vidas_001

Ben Thomas (Will Smith) é um agente do imposto de renda que possui um segredo trágico. Por conta disso, ele é um homem que tem um grande sentimento de culpa, o que faz com que salve as vidas de completos desconhecidos. Porém, tudo muda quando ele conhece Emily Posa (Rosario Dawnson), pela primeira vez é Ben quem tem a chance de ser salvo.


BATISMO DE SANGUE, (Drama, 2007)

1-zmlCbUpwMeXlA-paFt5j5Q

São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.


REPÓRTERES DE GUERRA, (Drama 2010)

Repórteres-de-Guerra-Blog-AleksNogueira3

Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo.


CONSTANTINE, (suspense, Terror 2005)

constantine

John Constantine (Keanu Reeves) é um experiente ocultista e exorcista, que literalmente chegou ao inferno. Juntamente com Angela Dodson (Rachel Weisz), uma policial cética, ele investiga o misterioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel. As investigações levam a dupla a um mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.


MENINA DE OURO, (Drama, 2005)

million-dollar-baby

Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja.


ORAÇÕES PARA BOB, (Drama, 2009)

orações-para-bobby-prayers-for-bobby-1

Mary Griffith (Sigourney Weaver) é uma devota cristã que crios seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Bobby (Ryan Kelley), um dos seus filhos, confidencia ao irmão mais velho que talvez seja gay, o que muda a vida da família inteira quando Mary descobre. Todos da família lentamente entram em acordo com a homossexualidade de Bobby, menos Mary que acredita que Deus pode curar o filho. Querendo agradá-la, ele faz tudo que a mãe o pede, mas fica cada vez mais depressivo e então decide sair de casa.


DO OUTRO LADO DA PORTA, (Terror, 2016)

maxresdefault

Em luto pela perda de seu filho, uma mãe é coagida a participar de um ritual que lhe dará a oportunidade de conversar uma última vez com seu falecido primogênito. O rito, porém, abre um portal de comunicação com o mundo dos mortos. Uma força oculta começa a lutar para se apoderar da alma da outra filha da mulher – algo que ela não será capaz de permitir com tanta facilidade.


ÁGUA NEGRA, (Suspense, drama 2005) –

emR9beEMZoxeyVV8cb4628BVBTc

Dahlia Williams (Jennifer Connelly) separou-se recentemente e está tentando começar uma vida nova, se mudando para um novo apartamento e começando a trabalhar em um novo emprego. Dahlia está decidida a pôr um ponto final no relacionamento com seu antigo marido para poder se dedicar a cuidar de Ceci (Ariel Gade), sua filha, mas a separação litigiosa se transforma em uma complicada batalha pela custódia da criança. Para piorar a situação, o apartamento para o qual elas se mudaram possui barulhos misteriosos, vazamentos constantes de uma água negra e alguns fatos estranhos, que dão margem à imaginação de Dahlia. Acreditando que está sendo vítima de um assustador jogo mental, ela tenta juntar as peças do enigma e descobrir o que está acontecendo.


KITES – AS BARREIRAS DO AMOR, (Ação, aventura e romance 2010)

Kites1

Jay Ray (Hrithik Roshan) é um jovem que sempre tentou se dar bem e sempre teve seu jeitinho para tanto. Porém, ele é capturado e jogado no deserto entre a fronteira do México com os Estados Unidos. Enquanto Jay luta para sobreviver, conhece uma mulher por quem se apaixona intensamente. Eles iniciam um romance, mas ela é a namorada um homem muito poderoso. Para viverem em paz, os amantes precisam fugir de tudo e recomeçar a vida.


ANJOS DA VIDA, (Drama, 2006)

bpuwbNU

Ben Randall (Kevin Costner) é um legendário nadador de resgate que se torna o único sobrevivente de um acidente falta causado por uma forte tempestade. Ele é levado para ensinar na Escola de Elite, um programa de treinamento que visa transformar jovens recrutas destemidos nos melhores nadadores de resgate. Ainda abalado pelo fracasso no acidente, Randall decide deixar de lado o programa de treinamento e aplicar seus próprios métodos de trabalho.


O GRANDE TRUQUE (Suspense, Drama 2006)

maxresdefault (1)

Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.


ROMEU + JULIETA (Drama, romance 1997)

ldiZsKkwVR7sHnkQZmzoPhKmEo3

Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.


CAKE (Drama, 2015)

aniston

Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).


PECADO ORIGINAL (Romance 2001)

pecado-original

No exótico mundo de Cuba Luis Antonio Vargas (Antonio Banderas), um rico comerciante de café, acerta os detalhes de seu casamento acertado pelo correio. Porém, pouco após sua futura esposa chegar à sua casa ele descobre que ela na verdade é uma impostora, que não o ama e está apenas interessada em sua fortuna.


ARMAGEDDOM (Aventura, drama 1998)

armageddon

Após uma chuva de pequenos meteoros que atingem a Terra (incluindo Nova York), a NASA se dá conta de que um asteroide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. O asteroide se aproxima da Terra à uma velocidade 35.000km/h. e, se o choque acontecer, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, exatamente como o que exterminou os dinossauros 65 milhões de anos atrás. Restando apenas 18 dias para o choque entre a Terra e o asteroide, a única solução possível é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteroide e lá perfurar 800 pés para colocar uma bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir tal missão é convocado o mais famoso perfurador de petróleo (Bruce Willis) a grandes profundidades do mundo, que exige formar sua equipe com técnicos que têm um comportamento nada convencional para os padrões do governo.


UM ATO DE CORAGEM, (Ação, Drama 2001)

bSKUrZV

John Q. Archibald (Denzel Washington) é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise (Kimberly Elise) e seu filho Michael (Daniel E. Smith). Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John Q. se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho. Em uma atitude desesperada, ele então decide tomar como refém todo o setor de emergência de um hospital, passando a discutir uma solução para o caso com um negociador da polícia (Robert Duvall) e com um impaciente chefe de polícia (Ray Liotta), que deseja encerrar o caso o mais rapidamente possível.


UMA PROVA DE AMOR (Drama 2009)

uma20prova20de20amor201

Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses.


UM MOMENTO PODE MUDAR TUDO (Drama 2015)

momentomudatudotop

Bec (Emmy Rossum) é uma universitária meio perdida, que está se relacionando com um professor casado e perdendo o interesse no seu futuro acadêmico. Ela começa um novo trabalho, cuidando de Kate (Hilary Swank), uma mulher que sofre de uma doença terminal. Aos poucos, a jovem vai aprendendo a aproveitar o mundo, mas acaba se afastando cada vez mais da sua antiga vida.


VOO UNITED 93, (Drama 2006)

voo-united-93

Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.


SUNSHINE – ALERTA SOLAR (Drama, 2007)

sunshine_04

O Sol corre o risco de desaparecer e, caso isto ocorra, será o fim de toda a humanidade. A última esperança é a nave espacial Icarus II e sua tripulação de 8 pessoas, que transporta uma bomba atômica do tamanho da ilha de Manhattan, que teoricamente alimentará uma nova vida dentro do Sol. Porém, durante a viagem e sem contato com a Terra, eles descobrem o sinal de S.O.S. da Icarus I, a nave enviada 7 anos antes com o mesmo objetivo e cuja causa do fracasso é desconhecida. A tripulação fica dividida entre alterar a trajetória da missão, de forma a obter a bomba existente na Icarus I, o que traria à missão mais uma chance de sucesso, ou seguir o plano original. A decisão recai sobre Capa (Cillian Murphy), o físico da tripulação, que decide ir à outra nave. Porém a mudança de trajetória causa avarias à Icarus II, iniciando uma série de problemas enfrentados na reta final da missão.


10502023_699970550107764_59041432512471661_n-300x300

Brenno Xavier

3 thoughts on “LISTA: FILMES SOBRE SUICíDIO

  1. É pesado mesmo. Deixa a gente mal. Mas é um assunto que precisa ser discutido ne? Por isso achei importante.
    Ah otima lista, nem comentei rs

  2. Acabei de assistir a ponte… Fiquei muito reflexivo com os casos, muito triste! Com certeza estará na próxima lista.. Obrigado

  3. Gosto bastante também do filme ‘Meu Irmão Quer se Matar’, o qual aborda o tema de modo sensível, mas humorado e do filme ‘A Ponte’ que é pesado, mas necessário.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: