LISTA: FILMES SOBRE SOLDADOS

Por Brenno Xavier

O termo “soldado” deriva do italiano: “soldato” – alguém a quem se pagou o “soldo” para servir.

“Soldo” deriva do latim “solidum nummum” e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

Desde a antiguidade que, praticamente, todas as culturascivilizações e países dispuseram de algum tipo de força militar composta de soldados, seja para conquistar mais território, seja para defender o seu próprio, manter sua soberania e/ou independência política.

Quando não existia o serviço militar obrigatório, era-se mobilizada toda a sociedade nesse serviço, como foi o caso de muitos países e até hoje (como o Principado de Mônaco, por exemplo). Normalmente, o serviço militar era obrigatório para quase todos os homens e mulheres (Esparta e China Imperial de Sun Tzu).

Os soldados da antiga Esparta são, ainda hoje, considerados como o exemplo da força, motivação e preparação para o combate. Cada espartano recebia uma dura instrução militar desde pequeno, transformando-se num soldado de elite que dedicava toda a sua vida à defesa militar da sua pátria.

Mais tarde surge o Exército Romano, conhecido por ser um dos mais disciplinados de sempre. O Exército constituiu a principal máquina de expansão do Império Romano e do mesmo se ter tornado um dos mais extensos da História.

Hoje em dia, a maioria dos países possui forças armadas, sendo os Estados Unidos considerados a maior potência militar, onde o soldado feminino se faz presente.

Na atualidade – como no passado – os soldados são especialistas em determinado ramo militar. Alguns desses soldados especialistas recebem designações próprias.

O cinema é maravilhoso, nos proporciona a chance de conhecer cada uma das designações…  No total são 52 tipos de soldados, mas, selecionei 10 bons filmes retratando as principais designações, atuais e antigas. São eles:

  • LEGIONÁRIOS – é um soldado de uma legião. Legionário era um infante de Roma, era conhecido por ser um soldado bem treinado e organizado.

A ÁGUIA DA LEGIÃO PERDIDA (AÇÃO 2011)  

a-aguia-da-nona-legiao

Ano 120 AC. Vinte anos se passaram sem que ninguém soubesse explicar o desaparecimento da Nona Legião nas montanhas da Escócia. Agora, o jovem centurião Marcus Aquila (Channing Tatum), apesar de desacreditado por todos, veio de Roma para tentar solucionar o mistério e restaurar a reputação de seu pai, comandante daquele pelotão. Acompanhado do escravo Esca (Jamie Bell), ele cruza as Muralhas de Hadrian até a parte alta da Caledônia, onde irá enfrentar tribos selvagens para recuperar o emblema da águia de ouro da Nona Legião também desaparecido.


Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, alí, ataque com a sua maior força. – Sun Tzu


 

REI ARTHUR (AVENTURA, 2004)

574pil4bhvyporrhbhfndlfms9j

Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.


Quanto mais você sua no treinamento, menos sangra no campo de batalha. –George S. Patton

 


CENTURIÃO (AÇÃO, 2010)

centurion32

117 A.C. O Império Romano controla do Egito à Espanha, do leste até o Mar Negro. Entretanto ele enfrenta problemas no norte da Grã-Bretanha, devido às táticas de guerrilha usadas por seus inimigos. Um súbito ataque à fronteira do império romano deixa apenas Quintus Dias (Michael Fassbender) como sobrevivente. Ao lado do general Viriuls (Dominic West) ele marcha rumo ao norte, no intuito de encontrar seus inimigos e eliminar o líder deles, Gorlacon (Ulrich Thomsen).


Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. – Sócrates

  • FUZILEIRO – Originalmente, fuzileiro era um soldado armado com espingarda de pederneira. O termo foi introduzido no século XVII e deriva da palavra “fuzil“. Até meados do século XX mulheres eram banidas de tais honrarias na maioria dos países.

 

ATÉ O LIMITE DA HONRA (DRAMA, AÇÃO 1997)

ate o limite da honra

Após a pressão de uma senadora (Anne Bancroft) de idéias aparentemente feministas, uma oficial (Demi Moore) torna-se a única mulher em um grupo de elite da Marinha Americana e no treinamento terá de provar que pode suportar semanas de tortura física e emocional, com poucos acreditando que ela possa vencer. Na verdade alguns altos oficiais do governo e até mesmo a parlamentar que lhe apoiou estão torcendo pelo seu fracasso.


Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.- Mahatma Gandhi

  •  ATIRADOR – é um soldado de infantaria ou de cavalaria, colocado nos flancos ou numa posição avançada em relação ao grosso das tropas, com a missão de flagelar o inimigo com tiros de arma ligeira.

 

ATIRADOR (AÇÃO, 2007)

atirador

Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg) é um ex-atirador de elite dos Marines, que se afastou do trabalho após uma traição. Isolado em um refúgio remoto nas montanhas, Bob é encontrado pelo coronel aposentado Isaac Johnson (Danny Glover). Johnson lhe diz que o país precisa de sua ajuda, já que a vida do presidente está em risco e apenas suas habilidades em tiro de longa distância podem impedir que esta ameaça se concretize. Inicialmente relutante, Bob aceita o trabalho. Porém logo ele descobre que tudo é na verdade uma armação patrocinada por Johnson.


Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! – William Shakespeare

  • SAPADOR -é o soldado que desempenha uma variedade de tarefas de engenharia militar, sobretudo nas áreas da mobilidade e da contra mobilidade. 

 

INVENCÍVEL (DRAMA, 2014)

invencivel

O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O’Connell), que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e quando consegue é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial.


Só os mortos conhecem o fim da guerra. – Douglas MacArthur

  • MERGULHADOR – é o soldado da unidade de mergulhadores de combate para operações especiais da Marinha.

 

HOMENS DE HONRA (DRAMA, 2001)

homens de honra

Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador.


Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. – Bob Marley

  • DRAGÃO – Originalmente, um dragão era um tipo de soldado que se caracterizava por se deslocar a cavalo, mas combatia a pé. Inicialmente e até meados do século XVIII, as unidades de dragões constituíam, assim, uma espécie de infantaria montada.

 

DESBRAVADORES (AVENTURA, AÇÃO 2007)

desbravadores

Há muitos anos, numa época em que os vikings tentavam conquistar a América do Norte, um garoto viking é acidentalmente esquecido, durante uma batalha contra os índios americanos. Criado pelos índios, ele passa a fazer parte da tribo como se fosse uma das crianças indígenas. Ao crescer sua vila é mais uma vez ameaçada pelos vikings, o que faz com que ele tenha que lutar contra seu próprio povo.


Não conseguireis desgostar-me da guerra. Diz-se que ela destrói os fracos, mas a paz faz o mesmo. – Bertolt Brecht

  • Bombardeiro – um soldado treinado numa aeronave militar que é projetada para atacar alvos terrestres, através principalmente do lançamento de bombas.

 

O SOBREVIVENTE (DRAMA, 2006)

sobrevivente

Dieter Dengler (Christian Bale) é um piloto alemão que integra a marinha americana durante a Guerra do Vietnã. Em uma de suas missões seu avião cai no Laos, o que o torna um prisioneiro de guerra. Brutalmente torturado, Dengler tenta planejar com outros prisioneiros, americanos e vietnamitas, um plano de fuga.


Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. – Winston Churchill

  • Um pioneiro –  é um soldado especializado, que tem como função principal a realização de diversas tarefas de engenharia militar.

 

TRISTÃO E ISOLDA (ROMANCE, 2006)

tristão e isolda

Na Europa da Idade Média as tribos lutam pelo poder, logo após a queda do império romano. Tristão (James Franco) teve toda sua família assassinada por conspiradores, que tinham o objetivo de impedir os planos de seu pai para unificar a Inglaterra. Adotado pelo tio, Lorde Marke (Rufus Sewell), Tristão cresce e se torna seu maior guerreiro. Imbuído do desejo em seguir os planos do pai, ele é ferido em combate e considerado morto, sendo jogado ao mar em um enterro viking. Porém é resgatado por Isolda (Sophia Myles), por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não revela seus nomes. Após se recuperar ele retorna à sua terra, sem saber que seu amor é a filha de Donnchadh (David O’Hara), o rei da Irlanda e também seu principal inimigo. Mas o destino fará com que se encontrem novamente, quando Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte e promete como prêmio a mão de sua filha.


A maneira mais rápida de acabar com uma guerra é perdê-la. – George Orwell


*** SUPER BÔNUS***

A guerra só traz morte, amputações, sofrimentos e seqüelas eternas…

Indico um filme que mostra um pouco das seqüelas pós guerra!

UM HOMEM DE SORTE (DRAMA, 2012) 

um homem de sorte

Em meio a uma batalha em plena Guerra do Iraque, o fuzileiro Logan Thibault (Zac Efron) encontra no chão a foto de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa a cuidá-la como se fosse um talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses depois, ele retorna aos Estados Unidos e passa a pesquisar onde ela poderia morar a partir de pistas dadas pela própria foto. Ele a encontra em um canil, onde trabalha juntamente com a avó (Blythe Danner) e vive com o filho pequeno (Riley Thomas Stewart). Logan passa a também trabalhar no canil, sem revelar o verdadeiro motivo pelo qual chegou até ele.


Obs: Não quis ser previsível nas minhas escolhas. Sei que tinha outras opções desde “Pearl Harbor” até “Lagrimas do Sol”, que são excelentes filmes. Mas, como separei a temática soldados por designação, quis mostrar por outro ângulo o próprio conceito. São filmes de dar água na boca. Espero que gostem…

Bom filme,,,


10502023_699970550107764_59041432512471661_n

Brenno Xavier

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: