Lista: Filmes sobre Psicologia

Por Brenno Xavier

 

Imagine o cenário: Você é uma mulher, e começa a enjoar frequentemente, começa a produzir leite, seus seios crescem, a sua barriga também começa a crescer e acontece a interrupção da menstruação. Você esta feliz com a gravidez e quer descobrir o sexo do seu bebe apenas na hora do parto.

No dia tão esperado, você não consegue, não tem passagem para a criança passar, o médico ao te examinar com um estetoscópio não ouve o batimento cardíaco da criança, e te manda imediatamente para a mesa de cirurgia para um parto cesariano, e é só nesse momento quando seu ventre é aberto que você descobre que o útero esta vazio.

Loucura?

Envolta por um enorme preconceito, esta doença mental pode atingir qualquer mulher. Chama-se gravidez psicológica.

A palavra psicologia significa literalmente, “estudo da alma”.

É a disciplina acadêmica aplicada que envolve o estudo cientifico do comportamento e das funções mentais.

Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem. Você sabe muito bem como é difícil lidar com pessoas, cada um pensa de um jeito, possuem educação e culturas diferente da sua.

Somos praticamente uma maquina que se adapta a qualquer tipo de situação, como se fossemos realmente programados a nos ajustar ao querer dos outros, inserindo as nossas próprias ideologias e seguindo tradições milenares e regras impostas por outras pessoas com mais experiências que nós. Na sua casa você passa ordem pra alguém, mas, obedece a ordem de outro alguém, que recebe de outro e de outro e assim descarrilha por mais 7 bilhões de pessoas, todas em sintonia, mas será que todas sãs?

Sã consciência – aquilo que se faz corretamente, ou que pelo menos, acredita-se que o seja, seja embasado em princípios comuns a outras pessoas ou pessoais.

Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção.

Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona – pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.

Cada uma possui suas próprias vontades e tem suas próprias justificativas para seus atos, mas, quando esses atos ferem as regras da sociedade, abalam a estrutura da sua família causando um desconforto coletivo ou até mesmo individual podendo trazer finais trágicos, e é nesses momentos em que se precisa de acompanhamento de pessoas especializadas no determinado problema.

São 37 especializações na disciplina de Psicologia.

Listarei filmes fantásticos com problemas surreais dentro da temática psicológica, você nunca mais irá esquecer-se dessas histórias…


Adicção – É o vício, e geralmente está relacionado com drogas ilícitas. Mas a adicção pode também significar qualquer dependência psicológica ou compulsão tipo jogo (bingo, pôquer, etc), comida, sexo, pornografia, computadores, internet, vídeo games, notícias, exercício, trabalho, TV, compras e etc.

amvcdxzxhqdfplefrfab

Se a única ferramenta que você tem é um martelo, tudo começa a parecer com um prego.” – Abraham Maslow

“Sem Limites” (Suspense, 2011) – Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon (Johnny Whitworth), que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida.


Hipnose – É um estado mental ou um tipo de comportamento usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões.

03-11

Eduque-o como quiser; de qualquer maneira há de educá-lo mal.” – Sigmund Freud

“Em Transe” (Suspense, 2013) – Um profissional (James McAvoy) ligado aos leilões de peças de arte acaba envolvido com uma gangue responsável pelo roubo de quadros. Para se livrar destas pessoas, ele deve se unir a uma hipnoterapeuta (Rosario Dawson), mas logo a relação entre desejo, realidade e sugestão hipnótica começa a colocar todos em perigo.


Neuropsicológia –  Estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.

Antes de Dormir cena filme Nicole Kidman Luiz Lucas Trajano de Menezes Portal do Ultra

Antes De Dormir” (Suspense, 2014) – Dia após dia, Christine Lucas (Nicole Kidman) desperta sem se lembrar de absolutamente nada que aconteceu em sua vida nos últimos 20 anos. Isto acontece devido a um acidente sofrido uma década atrás, que fez com que seu cérebro não consiga reter as informações recebidas ao longo do dia.

A-Casa-dos-Sonhos-Dream-House-4

“Mentes criativas são conhecidas por sobreviverem a qualquer tipo de mau treinamento.” – Anna Freud

“A Casa Dos Sonhos” (Suspense, 2011) – Will Atenton (Daniel Craig) é um bem sucedido editor em Manhattan que deixa o emprego e se muda com a esposa Libby (Rachel Weisz) e suas duas filhas para a cidade de Nova Inglaterra. Só que logo eles descobrem que a casa onde vivem foi, no passado, o local do assassinato de uma mãe e seus filhos, um crime que a cidade inteira acredita ter sido cometido pelo próprio marido.


Psicofarmacologia – É a ciência que trata da relação entre o uso de drogas (substâncias psicoativas) e as alterações psíquicas diversas da ordem do humor, cognição, comportamento, psicomotricidade e personalidade.

19250379

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.” – Carl Jung

“Ilha Do Medo” (Drama, Suspense 2010) – 1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.


Psicologia Reversa – É a técnica envolvendo a advocacia de uma crença ou comportamento que se opõe ao desejado, com a expectativa de que isso convença ao que seja atualmente desejado pelo promotor da técnica; o oposto do que foi sugerido. Essa técnica depende da reação e/ou consentimento de causas negativas emocionais a serem persuadidas, e assim escolher a opção oposta a que foi proposta pelo promotor da técnica.

orefugiodomedo

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.” – Abraham Maslow

“Refugio Do Medo” (Suspense, 2014) – Um jovem recém graduado na faculdade de medicina assume um cargo numa instituição mental e logo se vê apaixonado por uma de seus colegas – e tal distração não permite que ele perceba uma terrível mudança no corpo de funcionários.


Psicologia Cognitiva – Estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas

Ex-Machina-Download-Wallpapers

Todos nós nascemos originais e morremos cópias.” – Carl Jung

“Ex Machina” (Ficção Cientifica, 2015) – Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.


Psicologia do desenvolvimento – É o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.

05

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!” – Sigmund Freud

“A Orfã” (Suspense, 2009) – Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) ficam arrasados devido a um trágico aborto. Apesar de já ter dois filhos, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda muda Maxime (Aryana Engineer), o casal decide adotar uma criança. Durante uma visita a um orfanato, os dois se encantam pela pequena Esther (Isabelle Fuhrman) de nove anos e optam rapidamente por sua adoção. O que eles não sabiam é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina que passa a se tornar, dia após dia, mais misteriosa.


Psicologia Jurídica – Consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos.

5bhvs5W3aczXebV5KaXMR5VAUZO

“Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” – Sigmund Freud

“O Silencio Dos Inocentes” (Suspense, 1991) – A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.


Psicologia Comunitária – É uma aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades.

8

Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.” – Sigmund Freud

“A Caça” (Drama, 2012) – Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas.


Psicologia Industrial – Estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações.

northcountry_01

“O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.” – Sigmund Freud

“Terra Fria” (Drama, 2005) – Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho.


Psicologia comportamental – Dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser humano.

660c9f696b494bdfc0edc9766928d8d5

“A Cela” (Suspense, 2000) – Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez), uma terapeuta infantil que utiliza um avançado estudo neurológico que, misturado com habilidades empáticas e tecnologia de ponta, permite que alguém entre na mente de pessoas catatônicas, no intuito de ajudá-las a voltar realidade.

5

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” – Carl Jung

“Um Divã Para Dois” (Comédia Dramatica, 2012) – Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O relacionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão.


Psicologia da religião – É o estudo psicológico das experiências religiosas e crenças.

oexorcismodeemily3

Aquilo a que você resiste, persiste.” – Carl Jung

“O Exorcismo De Emily Rose” (Terror, 2005) – Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo.


Psicologia da Saúde – Podemos entender como Psicologia da Saúde, uma especialidade da Psicologia que visa à melhor percepção a respeito dos temas relativos à saúde. Ela atua no sustento da profilaxia, na compreensão pedagógica e científica, na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação específica da doença que acomete o paciente, agindo também na proposição de políticas de saúde.

wfHmHHL1EVv0WOnJlpF82oj7yRX

“O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.” – Carl Jung

“O Mistério Das Duas Irmãs” (Suspense, 2009) – Após sua mãe morrer em um incêndio, a jovem Anna (Emily Browning) tenta o suicídio. Como resultado, vai parar em uma clínica para tratamento. Dez meses depois, Anna continua sem lembrar o que aconteceu na noite em que a mãe morreu. Apesar disto, o dr. Silberling (Dean Paul Gibson) resolve lhe dar alta. Anna é então levada de volta para casa por seu pai, Steven (David Strathairn), um escritor de sucesso. Lá ela encontra Rachel Summers (Elizabeth Banks), a enfermeira de sua mãe, como sua madrasta e também sua irmã, Alex (Arielle Kebbel). Logo Anna passa a ser assombrada por fantasmas, que a fazem acreditar que Rachel matou sua mãe.


Psicologia social – É um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outros.

o-GONE-GIRL-TRAILER-facebook

A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.”Sigmund Freud

“Garota Exemplar” (Suspense, 2014) – Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.


Psicoterapia  – É um tipo de terapia, cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.

Ingrid-Astrid-white-oleander-1380279-2100-1498

“Tudo aquilo que não enfrentamos em vida acaba se tornando o nosso destino.” – Carl Jung

“Deixe-Me Viver” (Drama, 2002) – Ingrid Magnussen (Michelle Pfeiffer) é uma poeta feminista perdidamente apaixonada por Barry Kolker (Billy Connolly). Após ser desprezada, Ingrid decide por assassiná-lo usando o veneno de sua flor favorita e acaba sendo condenada à prisão perpétua pelo crime cometido. Sua filha de 12 anos, Astrid (Alison Lohman), é então enviada para morar numa casa com outras cinco mulheres, onde precisa lidar sozinha com suas frustrações e angústias. Uma década depois, Astrid encara como missão ensinar à sua própria mãe o significado do amor.

Obs: Existem muitos outros filmes nessa jangada psicológica, mas que preferi indica-los numa outra ocasião. Espero que gostem das indicações, são excelentes e inesquecíveis.

 

Bom filme…

Conheça um pouco sobre Mim:
BRENNO XAVIER

Um comentário em “Lista: Filmes sobre Psicologia

  • 07/10/2016 em 17:50
    Permalink

    ótimas indicações!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: