Lista: Filmes sobre DOENÇAS

Por Brenno Xavier

 

Imagine o cenário onde se tem um lago, nesse lago há: plantas; peixes menores; peixes médios; peixes maiores. E nas margens desse lago há uma cabana onde mora uma família de três pessoas indígenas.

O peixe menor come as plantas, o médio os peixes pequenos, o grande o peixe médio e todo dia o índio pesca um peixe grande pra alimentar sua família. Nenhuma das populações envolvidas se prolifera desordenadamente, pois há um equilíbrio ecológico.

Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra, principalmente nos continentes e ilhas do planeta. No entanto, outros grupos de indivíduos estão voando em veículos particulares na atmosfera, outros viajando ao longo dos oceanos e até mesmo um pequeno número de indivíduos que vivem na órbita terrestre baixa. Em novembro de 2011, a população humana foi estimada em cerca de 7 bilhões de indivíduos pela Organização das Nações Unidas. Desde o surgimento da civilização, os humanos são uma forma dominante de vida biológica, em termos de distribuição espacial e efeitos sobre a biosfera do planeta.

Então como se pode perceber não há mais um equilíbrio entre os seres humanos, criamos barreiras contra predadores, contra pragas e criamos leis para controlar disputa entre nós mesmos.

A natureza é tão sabia que criou um meio, embora ainda em evolução, para tentar nos reduzir de quantidade. Com o intuito de manter vivas as outras espécies que nós sentenciamos a extinção por falta de espaço, caça predatória e até mesmo por maldade.  E esse meio microscópico, invisível e devastador que causa um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo, é chamado de DOENÇA.

São inúmeras doenças que vai de uma simples gripe até as degenerativas e fatais.

O cinema nos dar a chance de aprender mais a respeito dessas armas biológicas que levam milhares de vidas a cada ano. Eu preparei uma excelente lista com 9 doenças, onde super indico excelentes filmes que vai fazer você soar, se emocionar e se surpreender com as historias.

Acho que já deu pra perceber que adoro dar uma introdução antes de abordar cada assunto, e se você vai se aventurar nessas minhas indicações então comece assistindo “Contagio” (Suspense, Drama 2011), Segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.


AIDS – Se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

140522-editorial

“The Normal Heart” (Drama 2014). Em 1981, uma doença misteriosa se alastra pelos Estados Unidos, com alto grau de mortalidade: cerca de 50% dos infectados acabam falecendo. Como a imensa maioria é homossexual, ela logo é apelidada de “câncer gay” e, por preconceito, não recebe a devida atenção do governo norte-americano. Decidido a fazer com que as pessoas tomem conhecido sobre a epidemia causada pela AIDS, o escritor Ned Weeks (Mark Ruffalo) decide ir aos diversos veículos de comunicação para falar sobre o tema.


Câncer – é uma doença causada pela proliferação desordenada de células que sofreram mutações genéticas. Tais modificações nas células prejudicam o sistema de controle de divisão celular, fazendo com que a célula cresça e se multiplique sem limites.

my_sisters_keeper_2009_1024x768_132766

“Uma Prova De Amor” (Drama 2009). Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã, mas o que ela resolve fazer vai surpreender a todos a sua volta.


Asma – Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados – reagindo ao menor sinal de irritação.

060919023239_02yufukdjf

“Encurralada” (Suspense, 2002). Embora não seja um filme que retrate especificamente a doença, mostra as consequencias que a falta de cuidado com o paciente pode trazer. Esse excelente suspense mostra Joe (Kevin Bacon) e Chery Hickey (Courtney Love) que acreditam ter descoberto o plano perfeito para obter dinheiro fácil. Eles sequestram uma criança, filha de milionários, e exigem que o resgate seja pago em 24 horas, caso contrário ela morre. Eles decidem aplicar o golpe nos Jennings, sequestrando sua pequena filha Abby (Dakota Fanning). Enquanto Chery negocia com o pai (Stuart Townsend) o resgate, Joe tem por função pressionar psicologicamente a mãe (Charlize Theron), para que o resgate seja pago logo. O desespero dos Jennings fica ainda maior por saberem que Abby é asmática e que se ficar sem tomar seu remédio pode morrer.


Diabetes – O diabetes melito é uma doença caracterizada pelo aumento da taxa de glicose no sangue. O distúrbio é causado por uma deficiência de produção ou absorção da insulina, hormônio responsável pela quebra de moléculas de glicose para que seja utilizada pelas células para produzir energia.

Broken-008

“Broken” (Drama 2012). Após testemunhar um ataque violento, a vida de uma jovem inglesa é transformada e seu mundo começa a parecer cada vez mais estranho. Ela enfrenta o desconhecido e o medo, vendo a inocência da infância ir embora, com o apoio de Rick, um rapaz doce e sofrido. A comunidade em que vivem é dividida pelo terrível crime e os esforços da menina vão alterar as opiniões e os sentimentos dos moradores do bairro.


Mal de Alzheimer – Doença neurodegenerativa mais comum, afeta mais mulheres do que homens.  Inicialmente, os portadores da doença apresentam perda temporária de memória e se tornam incapazes de tomar decisões.

2388.jpg Notebook ,   November 6, 2003 Photo by Melissa Moseley/newline.wireimage.com To license this image (1782186), contact FilmMagic: +1 310-458-1423 (tel) +1 310-917-1288 (fax) sales@filmmagic.com (e-mail) www.filmmagic.com (web site)

 

“Diário De Uma Paixão” (Drama, Romance 2004). Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe.


Mal de Parkinson – A principal característica da doença são os tremores corporais voluntários, seguida da rigidez de tronco e membros, dificuldade e lentidão para falar e se locomover.

Love-and-Other-Drugs-2010

“O Amor E Outras Drogas” (Comedia Romântica 2011). Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) é um garanhão incorrigível, do tipo que perde a conta do número de mulheres com quem já transou. Após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma das funcionárias, ele passa a trabalhar num grande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa para os pacientes. Em uma dessas visitas, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson. Inicialmente, Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie, por sua vez, também sente o mesmo, mas não quer levar o caso adiante por causa de sua doença.


Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – É uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas.

The-Theory-of-Everything

“A Teoria De Tudo” (Drama 2014). Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.


Adrenoleucodistrofia (ADL) – É uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que tem duas formas, sendo a mais comum a forma ligada ao cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.

w964

“O Óleo De Lorenzo” (Drama 1993). Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.


Doença de Stargardt – É uma das formas mais comuns de degeneração da visão de caráter hereditário.  Levando à perda progressiva da visão central e atrofia bilateral progressiva.

Los-Ojos-de-Julia-2

“Os Olhos De Julia” (Terror, Suspense 2011). Embora não seja um filme que retrate especificamente a doença, contara a historia de Júlia (Belén Rueda) que recebe a notícia inesperada da morte de sua irmã gêmea, Sara. Tudo indica que foi suicídio, mas Júlia prefere acreditar na hipótese de assassinato e passa a investigar o caso por conta própria. Enquanto reconstitui a rotina da irmã, que não visitava há meses, Júlia tem de lidar com a perda progressiva da visão. O filme é surpreendente com a fabulosa Belén Rueda e direção de Guillermo Del Toro. Muito bom.


Pandemias – Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta. Minha intenção em sair do roteiro especifico sobre doenças é mostrar os perigos do descuido humano, pois tivemos recentemente um surto de ebola que já matou em 2014 mais de 10 mil pessoas na África Ocidental. Também vimos que o exercito americano enviou o Antraz ativo para nove estados nos EUA em 2015.

O-Enigma-de-Andrômeda-3

“O Enigma De Andrômeda” (Ficção Cientifica, Suspense 2008). Esse filme mostra uma bactéria fatal que ninguém identifica a origem e que começa a dizimar a população de uma pequena cidade. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. Eles descobrem que entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.


*** SUPER BÔNUS ***

Solução – A verdade é que ninguém sabe ao certo o que se dizer numa situação assim, também vem o sentimento de impotência por achar que não da pra fazer nada para ajudar alguém doente. Não existe um manual que nos guie para encontrar as palavras que a outra pessoa necessita escutar. Não é justo eu vir aqui falar de doenças e sofrimento e não mostrar o que podemos fazer para ajudar, pois sim, podemos fazer algo. Há muitas alternativas que o homem encontrou para salvar vidas, que podem ser através de transfusões de sangue, medula óssea, quimioterapia, radioterapia, doação de órgãos, remédios dentre muitos outros.

image32

“7 Vidas” (Drama 2008).  Tim Thomas (Will Smith) é um homem que passa a sofrer de depressão após um acidente automobilístico do qual ele se julga único culpado e que causa a morte de sete pessoas, incluindo sua noiva, Sarah Jenson (Robinne Lee). A partir daí ele cria um plano para se redimir de sua culpa.

Obs: Sei que existem muitos outros filmes fantásticos que eu poderia sugerir aqui dentro dessa temática, por favor, não reclamem, pois as farei posteriormente.

Quais temas você gostaria que eu abordasse aqui?

Deixe sugestão. E divirta-se com os filmes.

Saúde a todos. rsrsrs

 

7 comentários em “Lista: Filmes sobre DOENÇAS

  • 26/10/2016 em 19:09
    Permalink

    COBAIAS , fala sobre sifilis

  • 20/07/2016 em 05:04
    Permalink

    Sugestão anotada Rejane Lins, obrigado pela visita 🙂

  • 20/07/2016 em 05:03
    Permalink

    Sim Junioor nós gostamos muito de Para Sempre Alice obrigado pela visita

  • 20/07/2016 em 05:02
    Permalink

    Uma boa dica Aridelson, infelizmente esses filmes nao puderam entrar pra lista, mas aguarde que em futuras listas esses longas estarao presentes, obrigado pela visita e pelas sugestoes

  • 28/08/2015 em 13:12
    Permalink

    Para sempre Alice é maravilhoso! Minha professora sempre utiliza como exemplo

  • 26/08/2015 em 14:30
    Permalink

    Muito boa, a lista de filmes e suas explicações… Mas gostaria de reforçar a escolha do filme para representar Alzheimer…. Existe a Cinebiografia de Iris, uma escritora renomada de vários best-sellers publicados, ou ainda o fantástico Amnésia, ou ainda o excelente Para sempre Alice.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: