LISTA: FILMES SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

Por João Paulo Rodrigues da Silva

Com o polêmico e necessário O Nascimento da Nação do diretor Nate Parker e claro com a comemoração do Dia da Consciência Negra, separamos alguns projetos que não somente servem como comemoração, mas também como uma reflexão diária dos direitos e não fique somente em um dia especifico.


Faça a Coisa Certa” – 1989

2014-728727550-2014062808256-jpg_20140628

Dirigido por Spike Lee e também protagonizado por ele, John Turturro, Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee e Samuel L Jackson conta os conflitos diários entre um proprietário de uma pizzaria e seus vizinhos que em um certo momento, explode um conflito sem igual. Na trama assim como muitos projetos do diretor o tema central está na desigualdade social.


Malcolm X” – 1992

large_malcolm_x_blu-ray_12

O primeiro filme biográfico da lista, o filme conta a versão de Lee para o ativista Malcolm X desde seu início até a sua morte. Denzel Washington encarna o ativista que começou como criminoso, a sua conversão ao Islã, sua reflexão sobre os brancos na época e a sua morte. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Figurino.


Selma” – 2014

selma-filme

O filme que colocou no mapa Ava Duvernay conta as marchas de Martin Luther King da cidade de Selma para Montgomery para que os negros tenham o direito ao voto. Claro que existiu a repressão violenta por parte da força policial e do governador do estado do Alabama, George Wallace. O filme teve a indicação Oscar de Melhor Filme e venceu a de Melhor Canção em um dos momentos mais emocionantes da premiação nos últimos anos.


“A 13ª Emenda” – 2016

13-emenda-escravo-criminoso-estados-unidos

Documentário de Ava Duvernay que aborda uma pergunta uma pergunta: como a população carcerária americana explodiu nas últimas décadas? E mesmo sabendo que a maioria da população carcerária é de afrodescendentes, o documentário toca na ferida do racismo e de como uma maneira perturbadora transformando principalmente a última parte do documentário um dos momentos mais angustiantes do ano.


Conheça um pouco sobre Mim:
JOÃO PAULO

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: