LISTA: FILMES SOBRE CASAMENTO

Por Brenno Xavier

Tão complicado quanto o Governo do nosso país…

 É quase como um emprego, um emprego onde você não tem folga, nem descanso, nem vida própria… você passa a ser um escravo disso. É algo mais difícil do que ser mãe e pai, justamente porque a maternidade e paternidade é uma corrente inquebrável. Não dar pra deixar de ser mãe, não dar pra deixar de ser pai… E para manter a corrente do casamento ativo, você tem que ralar, ter paciência, ser coerente nas decisões, pensar sempre no que é bom pros dois… se eu fosse listar meios cautelares de casamento feliz, perderíamos muito tempo lendo algo que por mais obvio que pareça, não conseguimos fazer, impossível agradar 100%.

Os historiadores costumam afirmar que a origem do casamento da forma como o conhecemos remonta à história antiga de Roma, época quando surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença de uma noiva! Sim, antes disso, parece que a noiva não precisava comparecer a evento algum, bastando cumprir um papel complementar na rotina do macho, o que incluía ter um habitáculo seguro, a fêmea (não necessariamente apenas uma) e, claro, uma prole.

Na Roma antiga, a noiva se vestia com trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado. (Mas o casamento vai muito além de Roma, existe tribos indígenas na Amazônia que nunca tiveram contatos com homens brancos e que fazem rituais de casamento). Os diversos materiais que compõe um casamento tem seus significados, tipo, as flores significavam a felicidade, não sei se necessariamente dela, do casal ou do noivo, e os espinhos serviam para afastar os maus espíritos. O uso de um véu aconteceu mais tarde e era uma referência a uma deusa romana chamada Vesta, que deveria proteger os lares e que simbolizava a honestidade e a virgindade da noiva. Estes eram os requisitos mínimos exigidos que garantiam ao macho poder perpetuar os seus atributos mais significativos e qualidades mais nobres.

Bem, depois disso vieram o costume das alianças, a monogamia instituída, a camisinha, a pílula anticoncepcional e o divórcio, que deram um tempero especial a essa tradição tão arraigada em nossa cultura. Mais recentemente, inventaram a internet, e até site de casamento já existe por aí…

Preparei uma excelente lista de filmes que conta um pouco diferentes tipos de casamento.

NOIVAS EM GUERRA, (Comedia romântica, 2009)

noivas-em-guerra-high

Emma (Anne Hathaway) e Liv (Kate Hudson) são amigas desde criança, quando planejaram em detalhes como seriam seus casamentos. Um deles é importantíssimo: que a cerimônia ocorra no Hotel Plaza, o local onde os mais badalados casamentos de Nova York ocorrem. Agora, aos 26 anos, elas estão prestes a se casar. Mas um erro na marcação das datas faz com que elas coincidam, o que gera uma disputa entre as agora ex-amigas por quem fará a cerimônia no local sonhado.


NOIVA EM FUGA (Comedia romântica, 1999)

Casar-Runaway-Bride-1999

Maggie Carpenter (Julia Roberts) possui um grave problema: não consegue se casar. Já tentou por 3 vezes, mas na hora da cerimônia algo acontece e ela sempre foge do altar. Quando a história chega aos ouvidos de Ike Graham (Richard Gere), um jornalista machista, ele a publica em sua coluna e logo em seguida acaba demitido por não ter confirmações. Decidido a recuperar o emprego, Ike parte para a cidade de Maggie a fim de provar que o conto da noiva fujona é verídico.


MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO (Comedia romântica, 2011)

img-361863-elenco-de-missao-madrinha-de-casamento-ira-apresentar-o-osca

Lillian (Maya Rudolph) vai se casar e convida a amiga Annie (Kristen Wiig) para ser sua madrinha. Ela, que enfrenta problemas profissionais e amorosos, resolve se dedicar à função de corpo e alma. Só que, logo no primeiro evento organizado, Annie conhece Helen (Rose Byrne), uma bela e rica mulher que quer ser a nova melhor amiga de Lillian. As duas logo passam a disputar a proximidade da amiga, assim como o posto de organizadora do casamento e demais eventos pré-nupciais.


O MELHOR AMIGO DA NOIVA, (Comedia romântica, 2008)

i51ZY38aKfMRy2fPf6g781VBOSs

Tom (Patrick Dempsey) é um homem bem sucedido que sempre que pode se encontra com Hannah (Michelle Monaghan), sua melhor amiga. Quando Hannah viaja a negócios para a Escócia, onde passa 6 semanas, Tom descobre-se apaixonado por ela. Decidido a pedi-la em casamento assim que retorne de viagem, Tom é surpreendido ao saber que ela voltou noiva de um belo e rico escocês. Chamado para ser a “madrinha” do casamento, Tom reluta mas aceita o convite. Seu objetivo agora é impedir que o casamento de Hannah aconteça e tentar conquistá-la de uma vez por todas.


ENCANTADA, (Comedia aventura, 2007)

(L_R)  AMY ADAMS, PATRICK DEMPSEY

Giselle (Amy Adams) é uma bela princesa que foi recentemente banida por uma rainha malvada de seu mundo mágico e musical. Com isso ela agora está na Manhattan dos dias atuais, um local completamente diferente de onde vivia. Logo ela recebe a ajuda de Robert (Patrick Dempsey), um advogado divorciado por quem se apaixona. Só que Giselle já está prometida em casamento para o príncipe Edward (James Marsden), que decide também deixar o mundo mágico para reencontrar sua amada.


PARA SEMPRE CINDERELLA, (Aventura 1999)

Para Sempre Cinderela - wallpaper

A rainha da França solicita a presença dos Irmãos Grimm no palácio e lhes conta que gosta muito da obra deles, mas que ficou espantada em como foi contada a história de Gata Borralheira. Assim, decide lhes narrar o que realmente aconteceu na França do século XVI, quando Danielle de Barbarac (Drew Barrymore), sua tataravó, que ficou feliz aos oitos anos quando seu pai (Jeroen Krabbé), um aristocrata viúvo, se casou novamente com uma baronesa (Anjelica Huston), pois assim ela ganhou uma mãe e duas irmãs no mesmo dia.


A SOGRA, (comedia romântica, 2005)

a-sogra-filme

Após anos procurando seu príncipe encantado, Charlotte Cantilini (Jennifer Lopez) se apaixona por Kevin Fields (Michael Vartan). O problema é a mãe dele, Viola (Jane Fonda), que foi recentemente demitida do cargo de âncora de um jornal de rede nacional. Após perder o emprego, Viola teme perder também o filho e para evitar isto decide atrapalhar ao máximo os planos do casal.


AS BARREIRAS DO AMOR, (Ação, 2010)

kites2

Jay Ray (Hrithik Roshan) é um jovem que sempre tentou se dar bem e sempre teve seu jeitinho para tanto. Porém, ele é capturado e jogado no deserto entre a fronteira do México com os Estados Unidos. Enquanto Jay luta para sobreviver, conhece uma mulher por quem se apaixona intensamente. Eles iniciam um romance, mas ela é a namorada um homem muito poderoso. Para viverem em paz, os amantes precisam fugir de tudo e recomeçar a vida.


MARIDO POR ACASO (comedia romântica, 2009)

Accidental Husband Day 06, 11/20/06

A dra. Emma Lloyd (Uma Thurman) possui um programa de rádio de sucesso, onde dá conselhos sentimentais. Emma defende sempre o amor racional, apresentando suas teses em seu livro recém-lançado, “Amor Real”. Um dia Sofia (Justina Machado), uma de suas ouvintes, liga para o programa e pede conselhos sobre o relacionamento com Patrick Sullivan (Jeffrey Dean Morgan), seu namorado.


SR. E SRA. SMITH, (ação, 2005)

maxresdefault (1)

John (Brad Pitt) e Jane Smith (Angelina Jolie) trabalham como assassinos de aluguel. Eles são também casados, mas um não sabe do trabalho do outro e vivem atualmente uma vida entediada. A situação entre eles muda de rumo quando cada um recebe um novo trabalho de sua respectiva agência, que faz com que eles se encontrem para realizar a mesma missão.


PARA SEMPRE (Drama, 2012)

Vow1

Page (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) viviam uma linda história de amor, mas um grave acidente de carro provocou uma grande mudança em suas vidas. Afinal, mesmo estando casados, ela não consegue se recordar de nada e muito menos ter algum tipo de memória sobre o relacionamento deles. Agora, resta para Leo a missão de reconquistá-la novamente para que possam então viver o romance que sempre desejaram. Baseado em fatos reais.


RELAÇÃO EM RISCO, (Suspense, drama, 2012)

72129_f3

Judith (Jurnee Smollett-Bell) é uma terapeuta que trabalha em uma agência de casamentos pertencente a Janice (Vanessa L. Williams). Ela é casada com o farmacêutico Brice (Lance Gross), que conhece desde os seis anos. Judith está bastante insatisfeita com o atual trabalho e sonha abrir seu próprio negócio, mas Brice sempre breca sua iniciativa por pensar muito no risco financeiro que uma empreitada do tipo traria. Frustrada por não receber apoio do marido, ela acaba sendo seduzida por Harley (Robbie Jones), um empresário da internet que aparenta estar disposto a investir em sua ideia.


DIÁRIO DE UMA LOUCA, (Drama, 2004)

1280x720-wh0

Helen (Kimberly Elise) é casada com um marido rico, Charles (Steve Harris), e leva uma vida confortável. O mundo feliz de Helen rui quando Charles admite ter um caso com uma mulher perturbada, o que faz com que ela volte a viver com sua avó Madea (Tyler Perry) e seu primo Brian (Tyler Perry). A dupla ajuda Helen a superar a traição do marido, o que é auxiliado pela chegada de Orlando (Shemar Moore) ao local.


SE BEBER, NÃO CASE!, (comedia, 2009)

(L-r) ZACH GALIFIANAKIS as Alan, BRADLEY COOPER as Phil and ED HELMS as Stu in Warner Bros. Pictures' and Legendary Pictures' comedy "THE HANGOVER PART III," a Warner Bros. Pictures release.

Doug Billings (Justin Bartha) está prestes a se casar. Stu Price (Ed Helms), um dentista que planeja pedir a namorada em casamento, Phil Wenneck (Bradley Cooper), um professor colegial entediado com o matrimônio, e Alan Garner (Zach Galifianakis), seu futuro cunhado, são seus melhores amigos. O trio organiza uma festa de despedida de solteiro para Doug, levando-o para Las Vegas. Lá eles alugam uma suíte e têm uma noite de grande badalação. Na manhã seguinte os três acordam sem ter a menor idéia do que aconteceu na noite anterior. Eles sabem apenas que Stu perdeu um dente, há um tigre no banheiro, um bebê no closet e Doug simplesmente desapareceu. Para descobrir o que ocorreu, eles tentam juntar as memórias e reconstituir os eventos do dia anterior.


A VIDA NUM SÓ DIA, (comedia romântica, 2008)

Miss-Pettigrew-Lives-for-a-Day-miss-pettigrew-lives-for-a-day-8462738-2560-1705

Depois de ser demitida de seu emprego como babá, Miss Pettigrew (Frances McDormand) vai a uma agência de emprego, mas não encontra nenhuma vaga. Por acaso, ela descobre o número de Delysia Lafosse (Amy Adams), uma cantora americana procurando uma assistente, e se apresenta à casa dela. Esta jovem americana e superficial dorme com vários homens na tentativa de conseguir cantar em uma grande casa de shows. Durante 24h, Pettigrew segue Delysia e conhece um mundo de glamour e de sonhos, onde um grande amor a espera.


PLANO B, (Comedia romântica, 2010)

19449858

Zoe (Jennifer Lopez) está cansada de aguardar pelo homem certo. Decidida a ser mãe de qualquer maneira, ela elabora um plano, marca uma consulta e resolve fazer inseminação artificial. Neste mesmo dia conhece Stan (Alex O’Loughlin), que surge como uma possibilidade real de relacionamento. Só que Zoe quer manter o relacionamento no nível da amizade, ao mesmo tempo em que precisa esconder os primeiros sinais da gravidez. Quando enfim revela a verdade, Stan lhe diz que está disposto a encarar a situação.


ELE NÃO ESTA TÃO A FIM DE VOCÊ, (Comedia romântica, 2009)

9a499d40-98bd-0131-af06-526187f275ab

Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma romântica incurável, que um dia resolve sair com Conor (Kevin Connolly). Ela espera que ele ligue no dia seguinte, o que não acontece. Gigi resolve ir até o bar onde se conheceram, na esperança de reencontrá-lo. Lá ela conhece Alex (Justin Long), amigo de Conor. Ele tem uma visão bastante realista sobre os relacionamentos amorosos e tenta apresentá-la a Gigi, através de seu ponto de vista masculino.


A PROPOSTA, (comedia romântica, 2009)

dvd-filme-sandra-bullock-em-a-proposta-original-usado-227501-MLB20344867424_072015-F

Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros, que se vê em apuros ao ser comunicada de sua deportação para o país-natal, o Canadá. Para evitar que isto ocorra ela declara estar noiva de Andrew Paxton (Ryan Reynolds), seu assistente. Perseguido por Margaret há anos, ele aceita participar da farsa mas impõe algumas condições.


LOUCAS PRA CASAR, (comedia romântica, 2015)

468812

Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.


NUNCA MAIS, (suspense, 2002)

enough

Slim (Jennifer Lopez) é uma dedicada garçonete que tem sua vida transformada por completo após se casar com Mitch (Bill Campbell), um empresário milionário. Ela deixa o trabalho e se adequa a uma tranquila vida com as posses do marido, juntamente com Gracie (Tessa Allen), sua filha de 5 anos. Entretanto, logo Slim percebe que seu marido não tem nada de perfeito, abusando dela cada vez mais. Cansada, Slim decide ir embora, juntamente com Gracie, para um lugar onde possa recomeçar sua vida. Porém, Mitch parte em sua busca e volta a ameaçá-la, fazendo com que Slim tenha que se preparar física e mentalmente para confrontá-lo e pôr um fim nas ameaças.


PADRINHOS LTDA. (comedia, 2015)

padrinhos 2

Um homem está preparando a sua cerimônia de casamento, mas ele não tem padrinhos para convidar. Para fingir que tem amigos, ele contrata desconhecidos para se passarem por padrinhos, mas este grupo atrapalhado vai colocar os planos de seu casamento em risco.


EU OS DECLARO MARIDO E LARRY, (comedia, 2007)

chuck-and-larry-wallpaper-i-now-pronounce-you-chuck-and-larry-10344201-1280-1024

Chuck Levine (Adam Sandler) e Larry Valentine (Kevin James) são o orgulho do Corpo de Bombeiros do Brooklyn, sendo também muito amigos e dispostos a ajudar um ao outro. Chuck é agradecido a Larry por ter salvo sua vida no trabalho e só pensa em curtir a vida. Já Larry é preocupado com o futuro e, devido a problemas burocráticos, não consegue colocar seus dois filhos como beneficiários de seu seguro de vida. Devido a isso Larry pede a Chuck que seja seu parceiro em alguns formulários, sendo que ninguém mais saberá disto. Entretanto um burocrata zeloso desconfia do casal, o que faz com que eles tenham que se revelar para a cidade e improvisar como um apaixonado casal, que vive sob o mesmo teto.


10502023_699970550107764_59041432512471661_n-1

Brenno Xavier

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: