Lista: 12 Filmes sobre Vícios

Por Brenno Xavier

 

Vício: ato repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Expressão que vem do latim “vitium” e tem como oposto a Virtude. O vicio não é algo novo e não esta relacionada apenas com seres humanos, apesar de que muitos dos vícios existentes se dão por problemas psicológicos.

Lendo certa vez algo que falava que o vício é uma doença em si mesma porque existe um substrato comum em todas as condutas viciadas, quando tentamos encontrar diferenças como, por exemplo, entre o alcoolismo e a ludopatia (vício em jogos) ou o sexo compulsivo, existe uma dificuldade desde o ponto de vista científico, porque na base biológica encontra-se um substrato comum e os mesmos mecanismos, com o qual podemos identificar todas estas condutas como uma patologia (doença).

“A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício é quando se tem o prazer seguido da dor” – Margaret Mead.

O vício é conhecido desde antes do cristianismo, que se listou em 7 principais que são conhecidos como os pais de todos os vícios uma classificação de condições humanas que degeneram, envergonham e trazem sofrimento.

Os pais de todos os vícios são os “7 pecados capitais”, que o catolicismo usou durante sua história como problemas de saúde com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano.

Preparei uma excelente lista de 12 filmes fantásticos que retratam alem dos 7 pecados capitais, outros 5 pecados modernos que acho importante ressaltar. São filmes de dar água na boca para assistir.


images

1 – A Soberba (do latim superbia), é conhecida também como vaidade ou orgulho.

O filme que mostra um pouco sobre esse vicio é “RELAÇÃO EM RISCO” (2012) que conta a história de Judith (Jurnee Smollett-Bell) é uma terapeuta que trabalha em uma agência de casamentos pertencente a Janice (Vanessa L. Williams). Ela é casada com o farmacêutico Brice (Lance Gross), que conhece desde os seis anos. Judith está bastante insatisfeita com o atual trabalho e sonha abrir seu próprio negócio, mas Brice sempre breca sua iniciativa por pensar muito no risco financeiro que uma empreitada do tipo traria. Frustrada por não receber apoio do marido, ela acaba sendo seduzida por Harley (Robbie Jones), um empresário da internet que aparenta estar disposto a investir em sua ideia.

___________________________________________________________________________________

 

Os-Pilares-da-Terra-MTB2 – A Ganância (do latim avaritia), a avareza é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro.

O filme que melhor retrata esse vício é “OS PILARES DA TERRA” (2010) minissérie de 4 episódios que conta a épica história que mistura o bom e o mau, traições, intrigas, violência e beleza. Ambientada em um cenário de guerra, conflitos religiosos e disputas de poder que destruirão famílias e vidas. Enquanto isso, uma magnífica Catedral, em Kingsdridge, começa a crescer, com o sonho de Tom.

 

 

___________________________________________________________________________________

 

21054192_201310301828583823 – A luxúria (do latim luxuria) é o desejo passional e egoísta por todo o prazer corporal e material.

Os filmes que devem ter passado de imediato pela sua cabeça foram “NINFOMANÍACA” ou “50 TONS DE CINZA” que também são excelentes exemplos de luxúria, mas, indico um não tão conhecido mas excelente: “JOVEM E BELA” (2013), a história começa durante uma viagem de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) vive a sua primeira experiência sexual. Ao voltar para casa, ela divide o seu tempo entre a escola e o novo trabalho, como prostituta de luxo. A adolescente explora a sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes, mas um incidente irá fazer com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as suas atividades secretas. Ao longo das quatro estações do ano, Isabelle irá viver diversas experiências, passando por altos e baixos.

___________________________________________________________________________________

filmes_6111_281110.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx4 – A inveja (do latim invidia), é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue.

O filme que melhor retrata esse vício é “GRANDES OLHOS” (2015). O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

 

 

___________________________________________________________________________________

 

a3f7ad7ba4a5d7da726f7aa6e36b4a845 – A Gula (do latim gula), é o desejo insaciável por comida e bebida.

O filme que recomendo assistir é “MAUS HÁBITOS” (2007), Matilde (Ximena Ayala) é uma jovem freira que inicia um jejum místico para impedir uma inundação, que acredita estar por vir. Elena (Elenia de Haro) é uma mulher linda e magra, que tem vergonha do peso de sua filha, Linda (Elisa Vicedo), e pretende fazer de tudo para que ela emagreça até sua 1ª comunhão. Ao mesmo tempo o pai de Linda, Gustavo (Marco Antonio Treviño), redescobre o amor nos braços de uma estudante chamada Gordinha (Milagros Vidal), que também é apaixonada por comida.

___________________________________________________________________________________

 

200px-Halloween20076 – A Ira (do latim ira), conhecido também por cólera, é o sentimento humano de externar raiva e ódio por alguma coisa ou alguém.

O filme que eu recomendo é “HALLOWEEN” (2007) conta a história de Haddonfield. Michael Myers (Daeg Faerch) que aos 10 anos, é atormentado pelos colegas de escola e também por sua família. Para extravasar a raiva o garoto passa a usar uma máscara de palhaço, com a qual tortura e mata animais. Até que, em um Dia das Bruxas, a mãe de Michael é chamada pelo psiquiatra da escola para uma conversa. Um gato morto e fotos exibindo maus tratos com animais são mostrados a ela, sob a alegação de que seriam indícios de que Michael possui distúrbios psicológicos. Um terror que mostra por um ângulo científico o vício da ira.

 

___________________________________________________________________________________

 

o_presente7 – A Preguiça (do latim acedia), a pessoa com este pecado capital é caracterizada pela Igreja Católica como alguém que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada.

O filme que eu indico é “O PRESENTE” (2006) conta a historia de Jason que acabou de perder o avô bilionário que sempre odiou e estava certo de que não herdaria nada. Mas se enganou: Red Stevens (James Garner) deixou 12 tarefas para Jason, ao fim das quais ele será avaliado e, se merecer, terá direito ao que Red chama de o maior de todos os presentes. Cada uma dessas tarefas tem o objetivo de promover alguma mudança em Jason, mas nenhuma terá direito ao que Red chama de o maior de todos os presentes. Cada uma dessas tarefas tem o objetivo de promover alguma mudança em Jason, mas nenhuma terá tanta força quanto o encontro casual com a pequena Emily (Abigail Breslin).

___________________________________________________________________________________

 

seven8 – Saligia – Pegando as iniciais dos pecados capitais em latim na ordem decrescente mais aceita, as letras formariam a palavra saligia. Para obter a palavra é necessário seguir esta ordem:

  1. Soberba, em latim superbia
  2. Avareza, em latim avaritia
  3. Luxúria, em latim luxuria
  4. Inveja, em latim invidia
  5. Gula, em latim gula
  6. Ira, em latim ira
  7. Preguiça, em latim arcidioso

Assim se conseguia o termo saligia, usado para se referir aos pecados capitais como um só.

E o filme que super indico que reúne os 7 pecados de uma só vez é “SEVEN” (1995) mostrando a história de dois policiais, um jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

___________________________________________________________________________________

 

edf223fa4aad9d98d197db9067c89a46_jpg_290x478_upscale_q909 – A Drogadição ou toxicodependência, são termos genéricos que designam toda e qualquer modalidade de vício bioquímico por parte de um ser humano ou a alguma droga (substância química) ou à superveniente interação entre drogas (substâncias químicas), causada ou precipitada por complexo de fatores genéticos, biofarmacológicos e sociais.

Um bom filme com essa temática é “A ILHA” (2007) que mostra um grupo de adolescentes com sérios problemas que é enviado para um programa de reabilitação em uma área distante da ilha de Fiji. Entretanto, o que seus pais tomam por uma excelente instituição é, na verdade, uma prisão onde os jovens são torturados e submetidos aos mais degradantes abusos.

___________________________________________________________________________________


phpThumb.php

10 – O Perfeccionismo, é um distúrbio neurótico no qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho, levando o indivíduo a escrupulosidade, verificações de pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas prejudicando a sua pontualidade e eficiência. É um vício em perfeição, caso seja um traço de personalidade que cause prejuízo significativo a si mesmo e/ou aos outros passa a ser considerado como transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.

O filme que retrata essa temática é o fabuloso “CISNE NEGRO” (2011). Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.

___________________________________________________________________________________


 

capa11-  Egoísmo, é o vício ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.

Um bom filme que retrata esse vicio é “PECADO ORIGINAL” (2001) No exótico mundo de Cuba Luis Antonio Vargas (Antonio Banderas), um rico comerciante de café, acerta os detalhes de seu casamento acertado pelo correio. Porém, pouco após sua futura esposa chegar à sua casa ele descobre que ela na verdade é uma impostora, que não o ama e está apenas interessada em sua fortuna.

 

___________________________________________________________________________________

 

images212 –  Oniomania, é o nome que se da ao vício de fazer compras quando se não precisa dos produtos, quando a compulsão por comprar se apresenta de forma severa, ela se torna uma doença psicológica.

O filme que retrata esse vicio é o fantástico “OS DELIRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM” (2009), que conta a história de Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) uma garota que adora fazer compras e seu vício a leva à falência. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas o máximo que ela consegue é um emprego como colunista na revista de finanças publicada pela mesma editora. Quando enfim seu sonho está prestes a ser realizado, ela repensa suas ambições.

___________________________________________________________________________________

 

*** SUPER BONUS ***

VIRTUDE (do latim virtus) – é uma qualidade moral particular. É uma disposição estável de praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa, trata-se de uma verdadeira inclinação. São todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

Por ser o inverso dos vícios me senti na obrigação de citar nem que fosse pelo menos um filme que retrate universalmente um excelente exemplo de como nós falhos e exagerados pecadores deveríamos ser, ou pelo menos tentar ser.

277077

 

CINDERELLA” (2015) – Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido.

 


 

BRENNO XAVIER
BRENNO XAVIER

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: