Por Renato Alves

 

Lie To Me foi uma fantástica série – em meu ponto de vista – que abordava o tema da verdade e da mentira. Inspirada no caso real do Dr. Paul Elkman, Lie To Me segue a história de Dr. Cal Lightman (Tim Roth – “Pulp Fiction – Tempos de Violência), um polígrafo humano que detecta, a partir dos gestos e das expressões faciais, quando uma pessoa está a mentir. Ele e sua equipe de peritos  prestam assistência  a várias entidades governamentaise policiais nos seus mais dificies  e complicados casos. “A verdade está escrita nas nossas caras”. Em média, uma pessoa diz três mentiras em cada 10 minutos de conversação.

O protagonista da saga é Tim Roth,  um talento nato e um dos melhores de sua geração. Ator excepcional, como poucos. Porém, o seu nome talvez não tenha funcionado, como protagonista, pelo fato da trama necessitar, teoricamente, de um pequeno galã, caracteristisca que não existe em Roth. A parte romantica, entre os protagonistas, talvez, tenha sido o ponto falho de “Lie To Me”. Nem sempre ótimos atores funcionam como pares romanticos. Bobagem que pode explicar porque a série não vingou mais do que três temporadas. Infelizmente.

Sinceramente não etendo o fracasso de algumas séries e Lie To Me foi um insucesso que até hoje não entendi o motivo:

– Trama esperta e ágil;

– Roteiro envolvente e criativo;

– E elenco afiado e com enorme talento.

Ainda assim acredito que a série deveria ter tido melhor sorte. As relações entre a vida real e os casos apontados na trama eram carisma pura e isso, a meu ver, tornava a série uma saborosa viagem entre  a arte e a vida real.

Se Lie To Me tivesse sido descoberta pelo grande público teria, com certeza, feito bom estrago na relação entre verdades e mentiras.

Uma pena. Ainda assim guardo a trama com carinho.

lie-to-me

Sinopse – A série traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo. O grupo é liderado pelo Dr. Cal Lightman, um cientista que dedicou toda a sua vida ao estudo do comportamento humano. Lightman ainda conta com a ajuda da sua parceira e psicóloga Dra. Gillian Foster, além do pesquisador Eli Locker e de Ria Torres, uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões humanas. Juntos eles formam uma equipe de verdadeiros polígrafos humanos.

RENATO ALVES
RENATO ALVES

6 thoughts on “LIE TO ME

  1. Adoreiiiiiiiii seu texto!! Realmente, uma série fantástica que comecei a assistir depois de sua dica.
    Obrigada…. Show parabéns….
    Renata Alves

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: