‘ILHA DE CACHORROS(2018)’ – QUE BRILHO, QUE MAGIA E QUE ENCANTO!

Por: Vinicius Montano

O diretor Wes Anderson, conhecido pelos filmes ‘Três é Demais’ visto recentemente por mim no mais é um filme água com açúcar que na época não era tão famoso assim, só foi ficar famoso em 2001 com ‘Os Excêntricos Tenembauns’ e trouxe grandes sucessos como ‘Moonrise Kingdom’ e ‘O Grande Hotel Budapeste’. Neste final de semana chega em cartaz mais um filme do diretor. É a animação em stop-motion ‘Ilha de Cachorros’, sendo a segunda animação em stop-motion feita 9 anos depois de ‘O Fantástico Sr. Raposo’ em 2009.

A história da animação fala sobre Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo. A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.

@Divulgação Fox Searchlight

A trama tem um roteiro com uma estrutura excelente da narrativa mostrando a corrupção política no Japão envolvendo preconceito com os animais retratados em metáforas nas quais também citam a guerra de Pearl Harbor e a bomba atômica que caiu em Hiroshima. A trilha sonora consegue retratar o momento de tristeza dos cachorros no meio do lixão a beira da ilha em um tom que as vezes você sente tristeza como uns alívios cômicos. A fotografia é feita de massas mostrando o tom imundo com contrastes clareados num sinal perfeito.

Os personagens são cativantes em forma geral. Atari, o menino de 12 anos é um personagem profundo com sentimentalismo próprio pelos animais, seu figurino de astronauta tem o logotipo da empresa de jogos Atari, homenageia também os vídeo game da empresa japonesa, a relação com o cachorro Chief é muito importante na trama. Outros cachorros tem seus perfis em comum como cachorro militar, time de basquete e citações corporais como gordura.

@Divulgação Fox Searchlight

‘Ilha de Cachorros’  é um filme metafórico de stop motion que traz brilho, magia e encanto. Obra prima tocante do diretor Wes Anderson. Vá ver no cinema porque vale muito o seu ingresso e já quero ver de novo. Recomendo mesmo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: